INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Juliana Santos Batista
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SOLINO, Antônio Jussiê da Silva, ALENCAR, Marianna dos Santos Rodrigues, ESTRADA, Kátia Regina Freitas Schwan, PASCHOLATI, Sérgio Florentino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4465
Resumo: O uso de extratos e filtrados fúngicos na agricultura tem apresentado resultados promissores no controle de doenças e na promoção de crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de filtrados dos fúngos sapróbios Choloridium viresccens var. virescens (CHVV), Sarcopodim circinatum(SAC), Dictiocheta heteroderae (DIH), Phialomyces macrosporus (PHM) e Stachybotrys chartarum (STC) sobre a produção de massa e no controle da pinta- preta do tomateiro. Discos de micélio das 6 espécies foram transferidos para erlemayers com meio de batata e dextrose (BD). Após 20 dias o filtrado obtido foi diluído a 20% e aspergido nas plantas, os controles foram água destilada, BD a 20%, e ácido acetil salicílico. Três dias após o tratamento foi realizada inoculação de Alternaria solani e avaliados a severidade e análises biométricas. Os tratamentos SAC,DIH, CHVV e STC promoveram aumento de 17, 52, 31 e 45%, respectivamente da AACPD na 3ª folha. A AACPD na 4ª folha aumentou com aplicação do PHM e STC (130 e 96%, respectivamente). CHVV, DIH e PHM incrementaram a massa fresca da parte aérea em 38, 42 e 39% respectivamente. A massa seca da parte aérea foi incrementada por CVV, DIH, CHVV chegando a 38% por CHVV. Os tratamentos CVV, DIH, CHVV e PHM incrementaram a massa fresca em 72, 24, 24 e 43% respectivamente. Nas condições de estudo os filtrados SAC, DIH, CHVV, STC e PHM sensibilizaram o tomateiro e promoveram aumento na severidade de A. solani. Contudo promoveram aumentos significativos sobre a produção de massa das plantas.
id UNICESU -1_3e03dbd6938a7c80a428f2b21b6b27c4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4465
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIROControle alternativoSapróbiosCrescimento vegetativoAlternaria solaniO uso de extratos e filtrados fúngicos na agricultura tem apresentado resultados promissores no controle de doenças e na promoção de crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de filtrados dos fúngos sapróbios Choloridium viresccens var. virescens (CHVV), Sarcopodim circinatum(SAC), Dictiocheta heteroderae (DIH), Phialomyces macrosporus (PHM) e Stachybotrys chartarum (STC) sobre a produção de massa e no controle da pinta- preta do tomateiro. Discos de micélio das 6 espécies foram transferidos para erlemayers com meio de batata e dextrose (BD). Após 20 dias o filtrado obtido foi diluído a 20% e aspergido nas plantas, os controles foram água destilada, BD a 20%, e ácido acetil salicílico. Três dias após o tratamento foi realizada inoculação de Alternaria solani e avaliados a severidade e análises biométricas. Os tratamentos SAC,DIH, CHVV e STC promoveram aumento de 17, 52, 31 e 45%, respectivamente da AACPD na 3ª folha. A AACPD na 4ª folha aumentou com aplicação do PHM e STC (130 e 96%, respectivamente). CHVV, DIH e PHM incrementaram a massa fresca da parte aérea em 38, 42 e 39% respectivamente. A massa seca da parte aérea foi incrementada por CVV, DIH, CHVV chegando a 38% por CHVV. Os tratamentos CVV, DIH, CHVV e PHM incrementaram a massa fresca em 72, 24, 24 e 43% respectivamente. Nas condições de estudo os filtrados SAC, DIH, CHVV, STC e PHM sensibilizaram o tomateiro e promoveram aumento na severidade de A. solani. Contudo promoveram aumentos significativos sobre a produção de massa das plantas.UniCesumar2020-01-21T18:45:48Z2020-01-21T18:45:48Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4465otherOLIVEIRA, Juliana Santos BatistaSOLINO, Antônio Jussiê da SilvaALENCAR, Marianna dos Santos RodriguesESTRADA, Kátia Regina Freitas SchwanPASCHOLATI, Sérgio Florentinoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:01.358Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
title INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
spellingShingle INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
OLIVEIRA, Juliana Santos Batista
Controle alternativo
Sapróbios
Crescimento vegetativo
Alternaria solani
title_short INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
title_full INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
title_fullStr INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
title_full_unstemmed INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
title_sort INDUÇÃO DE CRESCIMENTO E CONTROLE DA PINTA PRETA EM TOMATEIRO
author OLIVEIRA, Juliana Santos Batista
author_facet OLIVEIRA, Juliana Santos Batista
SOLINO, Antônio Jussiê da Silva
ALENCAR, Marianna dos Santos Rodrigues
ESTRADA, Kátia Regina Freitas Schwan
PASCHOLATI, Sérgio Florentino
author_role author
author2 SOLINO, Antônio Jussiê da Silva
ALENCAR, Marianna dos Santos Rodrigues
ESTRADA, Kátia Regina Freitas Schwan
PASCHOLATI, Sérgio Florentino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Juliana Santos Batista
SOLINO, Antônio Jussiê da Silva
ALENCAR, Marianna dos Santos Rodrigues
ESTRADA, Kátia Regina Freitas Schwan
PASCHOLATI, Sérgio Florentino
dc.subject.por.fl_str_mv Controle alternativo
Sapróbios
Crescimento vegetativo
Alternaria solani
topic Controle alternativo
Sapróbios
Crescimento vegetativo
Alternaria solani
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de extratos e filtrados fúngicos na agricultura tem apresentado resultados promissores no controle de doenças e na promoção de crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de filtrados dos fúngos sapróbios Choloridium viresccens var. virescens (CHVV), Sarcopodim circinatum(SAC), Dictiocheta heteroderae (DIH), Phialomyces macrosporus (PHM) e Stachybotrys chartarum (STC) sobre a produção de massa e no controle da pinta- preta do tomateiro. Discos de micélio das 6 espécies foram transferidos para erlemayers com meio de batata e dextrose (BD). Após 20 dias o filtrado obtido foi diluído a 20% e aspergido nas plantas, os controles foram água destilada, BD a 20%, e ácido acetil salicílico. Três dias após o tratamento foi realizada inoculação de Alternaria solani e avaliados a severidade e análises biométricas. Os tratamentos SAC,DIH, CHVV e STC promoveram aumento de 17, 52, 31 e 45%, respectivamente da AACPD na 3ª folha. A AACPD na 4ª folha aumentou com aplicação do PHM e STC (130 e 96%, respectivamente). CHVV, DIH e PHM incrementaram a massa fresca da parte aérea em 38, 42 e 39% respectivamente. A massa seca da parte aérea foi incrementada por CVV, DIH, CHVV chegando a 38% por CHVV. Os tratamentos CVV, DIH, CHVV e PHM incrementaram a massa fresca em 72, 24, 24 e 43% respectivamente. Nas condições de estudo os filtrados SAC, DIH, CHVV, STC e PHM sensibilizaram o tomateiro e promoveram aumento na severidade de A. solani. Contudo promoveram aumentos significativos sobre a produção de massa das plantas.
description O uso de extratos e filtrados fúngicos na agricultura tem apresentado resultados promissores no controle de doenças e na promoção de crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de filtrados dos fúngos sapróbios Choloridium viresccens var. virescens (CHVV), Sarcopodim circinatum(SAC), Dictiocheta heteroderae (DIH), Phialomyces macrosporus (PHM) e Stachybotrys chartarum (STC) sobre a produção de massa e no controle da pinta- preta do tomateiro. Discos de micélio das 6 espécies foram transferidos para erlemayers com meio de batata e dextrose (BD). Após 20 dias o filtrado obtido foi diluído a 20% e aspergido nas plantas, os controles foram água destilada, BD a 20%, e ácido acetil salicílico. Três dias após o tratamento foi realizada inoculação de Alternaria solani e avaliados a severidade e análises biométricas. Os tratamentos SAC,DIH, CHVV e STC promoveram aumento de 17, 52, 31 e 45%, respectivamente da AACPD na 3ª folha. A AACPD na 4ª folha aumentou com aplicação do PHM e STC (130 e 96%, respectivamente). CHVV, DIH e PHM incrementaram a massa fresca da parte aérea em 38, 42 e 39% respectivamente. A massa seca da parte aérea foi incrementada por CVV, DIH, CHVV chegando a 38% por CHVV. Os tratamentos CVV, DIH, CHVV e PHM incrementaram a massa fresca em 72, 24, 24 e 43% respectivamente. Nas condições de estudo os filtrados SAC, DIH, CHVV, STC e PHM sensibilizaram o tomateiro e promoveram aumento na severidade de A. solani. Contudo promoveram aumentos significativos sobre a produção de massa das plantas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-21T18:45:48Z
2020-01-21T18:45:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4465
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4465
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948580058628096