CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sandra Jouris
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Enisweler, Kely Cristina, Pires, Elocir Aparecida Corrêa, Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1555
Resumo: Vinculado ao processo formativo do Licenciando em Pedagogia está a prática docente do professor formador, uma vez que este desempenha a importante tarefa de, durante a formação inicial, fornece noções bases do conhecimento profissional e promover a construção de saberes sobre a educação. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi identificar e compreender quais são os principais desafios vivenciados pelos professores formadores que atuam na área de Ciências Naturais no curso de Pedagogia. A pesquisa de cunho qualitativo levantou dados em quatro Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia presencial localizados na cidade de Cascavel/PR. As técnicas de coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisou-se alguns planos de ensino das disciplinas de Ciências de determinados cursos de Pedagogia e o depoimento de três docentes formadores. Os resultados da investigação evidenciam que os desafios enfrentados residem, sobretudo na falta de conhecimentos advindos desde a formação básica, mas de modo geral, procuram desenvolver um trabalho consistente em sala de aula.
id UNICESU -1_3f9f213aa0974f20f73c25052b87aec2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1555
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIASFormação inicial de professoresProfessor formadorEnsino de CiênciasVinculado ao processo formativo do Licenciando em Pedagogia está a prática docente do professor formador, uma vez que este desempenha a importante tarefa de, durante a formação inicial, fornece noções bases do conhecimento profissional e promover a construção de saberes sobre a educação. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi identificar e compreender quais são os principais desafios vivenciados pelos professores formadores que atuam na área de Ciências Naturais no curso de Pedagogia. A pesquisa de cunho qualitativo levantou dados em quatro Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia presencial localizados na cidade de Cascavel/PR. As técnicas de coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisou-se alguns planos de ensino das disciplinas de Ciências de determinados cursos de Pedagogia e o depoimento de três docentes formadores. Os resultados da investigação evidenciam que os desafios enfrentados residem, sobretudo na falta de conhecimentos advindos desde a formação básica, mas de modo geral, procuram desenvolver um trabalho consistente em sala de aula.Unicesumar2019-08-13T20:30:48Z2019-08-13T20:30:48Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1555otherDias, Sandra JourisEnisweler, Kely CristinaPires, Elocir Aparecida CorrêaMalacarne, Vilmarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:24.129Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
title CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Dias, Sandra Jouris
Formação inicial de professores
Professor formador
Ensino de Ciências
title_short CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
author Dias, Sandra Jouris
author_facet Dias, Sandra Jouris
Enisweler, Kely Cristina
Pires, Elocir Aparecida Corrêa
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Enisweler, Kely Cristina
Pires, Elocir Aparecida Corrêa
Malacarne, Vilmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sandra Jouris
Enisweler, Kely Cristina
Pires, Elocir Aparecida Corrêa
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Professor formador
Ensino de Ciências
topic Formação inicial de professores
Professor formador
Ensino de Ciências
dc.description.none.fl_txt_mv Vinculado ao processo formativo do Licenciando em Pedagogia está a prática docente do professor formador, uma vez que este desempenha a importante tarefa de, durante a formação inicial, fornece noções bases do conhecimento profissional e promover a construção de saberes sobre a educação. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi identificar e compreender quais são os principais desafios vivenciados pelos professores formadores que atuam na área de Ciências Naturais no curso de Pedagogia. A pesquisa de cunho qualitativo levantou dados em quatro Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia presencial localizados na cidade de Cascavel/PR. As técnicas de coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisou-se alguns planos de ensino das disciplinas de Ciências de determinados cursos de Pedagogia e o depoimento de três docentes formadores. Os resultados da investigação evidenciam que os desafios enfrentados residem, sobretudo na falta de conhecimentos advindos desde a formação básica, mas de modo geral, procuram desenvolver um trabalho consistente em sala de aula.
description Vinculado ao processo formativo do Licenciando em Pedagogia está a prática docente do professor formador, uma vez que este desempenha a importante tarefa de, durante a formação inicial, fornece noções bases do conhecimento profissional e promover a construção de saberes sobre a educação. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi identificar e compreender quais são os principais desafios vivenciados pelos professores formadores que atuam na área de Ciências Naturais no curso de Pedagogia. A pesquisa de cunho qualitativo levantou dados em quatro Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia presencial localizados na cidade de Cascavel/PR. As técnicas de coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisou-se alguns planos de ensino das disciplinas de Ciências de determinados cursos de Pedagogia e o depoimento de três docentes formadores. Os resultados da investigação evidenciam que os desafios enfrentados residem, sobretudo na falta de conhecimentos advindos desde a formação básica, mas de modo geral, procuram desenvolver um trabalho consistente em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T20:30:48Z
2019-08-13T20:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1555
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1555
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619490328576