ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Laís Dri da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LOVATTO, Guilherme Gasparini, BORTOLETTO, Diovanna, CIANI, Andréia Büttner, MARQUES, Edevaldo das Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3585
Resumo: O artigo se propõe a analisar as produções escritas de 42 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de um curso de Engenharia em uma questão. O objetivo é identificar a maneira que este grupo de alunos ingressantes em um curso de Ciências Exatas na universidade lidam com o cálculo do valor numérico de uma função regida por duas leis. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo pautada nas premissas da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica se pauta na produção científica referente à Avaliação da Aprendizagem em Matemática, que considera a análise da produção escrita como um caminho para se efetivar a avaliação da aprendizagem em Matemática. As produções escritas dos estudantes foram analisadas e houve identificação de quais conhecimentos eles utilizaram em suas resoluções e de que forma os utilizaram, por meio da descrição, interpretação, identificação e agrupamento das semelhanças entre as resoluções. O resultado apontou para a identificação de quatro categorias. Estas apontaram que os estudantes utilizaram de maneira correta a definição e o domínio de função, em sua maioria. Os erros apontaram para a utilização de uma estratégia que pode ter sido aprendida no Ensino Médio.
id UNICESU -1_4540824fad5d9ee315c90214e16d0389
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3585
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIAEducação matemáticaAnálise de conteúdoAvaliação de aprendizagemAnálise da produção escritaO artigo se propõe a analisar as produções escritas de 42 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de um curso de Engenharia em uma questão. O objetivo é identificar a maneira que este grupo de alunos ingressantes em um curso de Ciências Exatas na universidade lidam com o cálculo do valor numérico de uma função regida por duas leis. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo pautada nas premissas da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica se pauta na produção científica referente à Avaliação da Aprendizagem em Matemática, que considera a análise da produção escrita como um caminho para se efetivar a avaliação da aprendizagem em Matemática. As produções escritas dos estudantes foram analisadas e houve identificação de quais conhecimentos eles utilizaram em suas resoluções e de que forma os utilizaram, por meio da descrição, interpretação, identificação e agrupamento das semelhanças entre as resoluções. O resultado apontou para a identificação de quatro categorias. Estas apontaram que os estudantes utilizaram de maneira correta a definição e o domínio de função, em sua maioria. Os erros apontaram para a utilização de uma estratégia que pode ter sido aprendida no Ensino Médio.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-12T13:57:24Z2019-12-12T13:57:24Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3585porROSA, Laís Dri daLOVATTO, Guilherme GaspariniBORTOLETTO, DiovannaCIANI, Andréia BüttnerMARQUES, Edevaldo das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:18:18ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
title ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
spellingShingle ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
ROSA, Laís Dri da
Educação matemática
Análise de conteúdo
Avaliação de aprendizagem
Análise da produção escrita
title_short ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
title_full ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
title_fullStr ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
title_full_unstemmed ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
title_sort ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
author ROSA, Laís Dri da
author_facet ROSA, Laís Dri da
LOVATTO, Guilherme Gasparini
BORTOLETTO, Diovanna
CIANI, Andréia Büttner
MARQUES, Edevaldo das Neves
author_role author
author2 LOVATTO, Guilherme Gasparini
BORTOLETTO, Diovanna
CIANI, Andréia Büttner
MARQUES, Edevaldo das Neves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Laís Dri da
LOVATTO, Guilherme Gasparini
BORTOLETTO, Diovanna
CIANI, Andréia Büttner
MARQUES, Edevaldo das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Análise de conteúdo
Avaliação de aprendizagem
Análise da produção escrita
topic Educação matemática
Análise de conteúdo
Avaliação de aprendizagem
Análise da produção escrita
description O artigo se propõe a analisar as produções escritas de 42 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de um curso de Engenharia em uma questão. O objetivo é identificar a maneira que este grupo de alunos ingressantes em um curso de Ciências Exatas na universidade lidam com o cálculo do valor numérico de uma função regida por duas leis. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo pautada nas premissas da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica se pauta na produção científica referente à Avaliação da Aprendizagem em Matemática, que considera a análise da produção escrita como um caminho para se efetivar a avaliação da aprendizagem em Matemática. As produções escritas dos estudantes foram analisadas e houve identificação de quais conhecimentos eles utilizaram em suas resoluções e de que forma os utilizaram, por meio da descrição, interpretação, identificação e agrupamento das semelhanças entre as resoluções. O resultado apontou para a identificação de quatro categorias. Estas apontaram que os estudantes utilizaram de maneira correta a definição e o domínio de função, em sua maioria. Os erros apontaram para a utilização de uma estratégia que pode ter sido aprendida no Ensino Médio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T13:57:24Z
2019-12-12T13:57:24Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3585
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959051026432