FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTARDO, Ana Paula Borges
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALMEIDA, Iara Carnevale de, DAL FORNO, Leticia Fleig
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3743
Resumo: O Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018 dispõe que as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil podem oferecer o percentual de 20% à 40% de disciplinas com metodologia à distância em cursos de graduação presencial. O estudo tem por objetivo identificar as práticas e as ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) que podem ser melhor utilizadas em cursos presenciais que ofertam disciplinas na modalidade à distância. Sendo um estudo de caso, a metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, pesquisa exploratória bibliográfica e documental para compreensão da temática, buscando trabalhos relacionados através do protocolo de Revisão Sistemática de Literatura. O estudo será aplicado em uma IES e a coleta de dados será através de aplicação de questionário com gestores e professores de curso de graduação que utiliza a metodologia à distância. Este estudo pretende detectar práticas e ferramentas da GC que são utilizadas com sucesso em cursos de graduação, de uma IES estudo de caso, na modalidade presencial que tenham disciplinas à distância. Pretende-se, com este estudo, contribuir com IES de cursos presenciais que pretendam implementar práticas e ferramentas em 40% das disciplinas à distância.
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