FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTARDO, Ana Paula Borges
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALMEIDA, Iara Carnevale de, DAL FORNO, Leticia Fleig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3743
Resumo: O Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018 dispõe que as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil podem oferecer o percentual de 20% à 40% de disciplinas com metodologia à distância em cursos de graduação presencial. O estudo tem por objetivo identificar as práticas e as ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) que podem ser melhor utilizadas em cursos presenciais que ofertam disciplinas na modalidade à distância. Sendo um estudo de caso, a metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, pesquisa exploratória bibliográfica e documental para compreensão da temática, buscando trabalhos relacionados através do protocolo de Revisão Sistemática de Literatura. O estudo será aplicado em uma IES e a coleta de dados será através de aplicação de questionário com gestores e professores de curso de graduação que utiliza a metodologia à distância. Este estudo pretende detectar práticas e ferramentas da GC que são utilizadas com sucesso em cursos de graduação, de uma IES estudo de caso, na modalidade presencial que tenham disciplinas à distância. Pretende-se, com este estudo, contribuir com IES de cursos presenciais que pretendam implementar práticas e ferramentas em 40% das disciplinas à distância.
id UNICESU -1_e8b2f3a953e7c2c4109a8c489447c486
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3743
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASOEADModalidade de ensinoGestão do conhecimentoO Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018 dispõe que as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil podem oferecer o percentual de 20% à 40% de disciplinas com metodologia à distância em cursos de graduação presencial. O estudo tem por objetivo identificar as práticas e as ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) que podem ser melhor utilizadas em cursos presenciais que ofertam disciplinas na modalidade à distância. Sendo um estudo de caso, a metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, pesquisa exploratória bibliográfica e documental para compreensão da temática, buscando trabalhos relacionados através do protocolo de Revisão Sistemática de Literatura. O estudo será aplicado em uma IES e a coleta de dados será através de aplicação de questionário com gestores e professores de curso de graduação que utiliza a metodologia à distância. Este estudo pretende detectar práticas e ferramentas da GC que são utilizadas com sucesso em cursos de graduação, de uma IES estudo de caso, na modalidade presencial que tenham disciplinas à distância. Pretende-se, com este estudo, contribuir com IES de cursos presenciais que pretendam implementar práticas e ferramentas em 40% das disciplinas à distância.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-02T18:13:33Z2020-01-02T18:13:33Z2019-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3743porCASTARDO, Ana Paula BorgesALMEIDA, Iara Carnevale deDAL FORNO, Leticia Fleiginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:22:14ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
title FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
CASTARDO, Ana Paula Borges
EAD
Modalidade de ensino
Gestão do conhecimento
title_short FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
title_full FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
title_sort FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
author CASTARDO, Ana Paula Borges
author_facet CASTARDO, Ana Paula Borges
ALMEIDA, Iara Carnevale de
DAL FORNO, Leticia Fleig
author_role author
author2 ALMEIDA, Iara Carnevale de
DAL FORNO, Leticia Fleig
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTARDO, Ana Paula Borges
ALMEIDA, Iara Carnevale de
DAL FORNO, Leticia Fleig
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
Modalidade de ensino
Gestão do conhecimento
topic EAD
Modalidade de ensino
Gestão do conhecimento
description O Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018 dispõe que as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil podem oferecer o percentual de 20% à 40% de disciplinas com metodologia à distância em cursos de graduação presencial. O estudo tem por objetivo identificar as práticas e as ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) que podem ser melhor utilizadas em cursos presenciais que ofertam disciplinas na modalidade à distância. Sendo um estudo de caso, a metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, pesquisa exploratória bibliográfica e documental para compreensão da temática, buscando trabalhos relacionados através do protocolo de Revisão Sistemática de Literatura. O estudo será aplicado em uma IES e a coleta de dados será através de aplicação de questionário com gestores e professores de curso de graduação que utiliza a metodologia à distância. Este estudo pretende detectar práticas e ferramentas da GC que são utilizadas com sucesso em cursos de graduação, de uma IES estudo de caso, na modalidade presencial que tenham disciplinas à distância. Pretende-se, com este estudo, contribuir com IES de cursos presenciais que pretendam implementar práticas e ferramentas em 40% das disciplinas à distância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-29
2020-01-02T18:13:33Z
2020-01-02T18:13:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3743
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933350428672