VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Diego Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Otero, Cleber Sanfeleci
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1358
Resumo: O ser humano é dotado de personalidade, e está só se perfaz em razão de uma integridade física e psíquica. Esta integridade possibilitará uma vida digna, contudo o crescente uso de medicamentos psicoativos ameaça esta integridade. Sendo que parcela da sociedade está cada vez mais doente, e mais dependente de fármacos psicoativos, fato que traz consequências devastadoras à integridade do ser humano. Objetivando-se demonstrar que o Estado deve proteger a saúde coletiva e individual, e não permitir que a indústria farmacêutica faça uso de seu poder e influência para submeter a sociedade em prol de interesses econômicos. Partindo assim da compreensão de que as normas positivadas devam ser aplicáveis no mundo fático, e efetivar os princípios fundastes do Estado e da Comunidade Internacional, de forma que os direitos econômicos e a iniciativa privada não prevaleçam sobre o existencial humano. Esperando-se, que os resultados deste estudo demonstrem os principais malefícios dos fármacos psicoativos, e que o Estado possui um dever/ fazer de proteger e efetivar o direito a saúde. Tendo o referido estudo o interesse de demonstrar qual será a resposta do Direito para tais situações, e quais serão as medidas que devem ser tomadas no cenário jurídico. Em razão de que se está saúde e integridade não for tutelada, pode se afetar toda a estrutura humana, o “coisificando”, pois, as pessoas que não possuem um discernimento, uma psique saudável, estarão desta forma à mercê das vontades e interesses de grupos economicamente superiores.
id UNICESU -1_49a3cc09970cf63c575aee2c857e2dc0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1358
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOSDignidade HumanaSaúdeTratamentos FarmacológicosDireitos da PersonalidadeO ser humano é dotado de personalidade, e está só se perfaz em razão de uma integridade física e psíquica. Esta integridade possibilitará uma vida digna, contudo o crescente uso de medicamentos psicoativos ameaça esta integridade. Sendo que parcela da sociedade está cada vez mais doente, e mais dependente de fármacos psicoativos, fato que traz consequências devastadoras à integridade do ser humano. Objetivando-se demonstrar que o Estado deve proteger a saúde coletiva e individual, e não permitir que a indústria farmacêutica faça uso de seu poder e influência para submeter a sociedade em prol de interesses econômicos. Partindo assim da compreensão de que as normas positivadas devam ser aplicáveis no mundo fático, e efetivar os princípios fundastes do Estado e da Comunidade Internacional, de forma que os direitos econômicos e a iniciativa privada não prevaleçam sobre o existencial humano. Esperando-se, que os resultados deste estudo demonstrem os principais malefícios dos fármacos psicoativos, e que o Estado possui um dever/ fazer de proteger e efetivar o direito a saúde. Tendo o referido estudo o interesse de demonstrar qual será a resposta do Direito para tais situações, e quais serão as medidas que devem ser tomadas no cenário jurídico. Em razão de que se está saúde e integridade não for tutelada, pode se afetar toda a estrutura humana, o “coisificando”, pois, as pessoas que não possuem um discernimento, uma psique saudável, estarão desta forma à mercê das vontades e interesses de grupos economicamente superiores.Unicesumar2019-08-12T14:29:57Z2019-08-12T14:29:57Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1358otherVieira, Diego FernandesOtero, Cleber Sanfelecireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:12.109Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
title VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
spellingShingle VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
Vieira, Diego Fernandes
Dignidade Humana
Saúde
Tratamentos Farmacológicos
Direitos da Personalidade
title_short VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
title_full VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
title_fullStr VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
title_full_unstemmed VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
title_sort VIOLAÇÃO DA INTEGRIDADE PSICOFISICA - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS PSICOATIVOS
author Vieira, Diego Fernandes
author_facet Vieira, Diego Fernandes
Otero, Cleber Sanfeleci
author_role author
author2 Otero, Cleber Sanfeleci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Diego Fernandes
Otero, Cleber Sanfeleci
dc.subject.por.fl_str_mv Dignidade Humana
Saúde
Tratamentos Farmacológicos
Direitos da Personalidade
topic Dignidade Humana
Saúde
Tratamentos Farmacológicos
Direitos da Personalidade
dc.description.none.fl_txt_mv O ser humano é dotado de personalidade, e está só se perfaz em razão de uma integridade física e psíquica. Esta integridade possibilitará uma vida digna, contudo o crescente uso de medicamentos psicoativos ameaça esta integridade. Sendo que parcela da sociedade está cada vez mais doente, e mais dependente de fármacos psicoativos, fato que traz consequências devastadoras à integridade do ser humano. Objetivando-se demonstrar que o Estado deve proteger a saúde coletiva e individual, e não permitir que a indústria farmacêutica faça uso de seu poder e influência para submeter a sociedade em prol de interesses econômicos. Partindo assim da compreensão de que as normas positivadas devam ser aplicáveis no mundo fático, e efetivar os princípios fundastes do Estado e da Comunidade Internacional, de forma que os direitos econômicos e a iniciativa privada não prevaleçam sobre o existencial humano. Esperando-se, que os resultados deste estudo demonstrem os principais malefícios dos fármacos psicoativos, e que o Estado possui um dever/ fazer de proteger e efetivar o direito a saúde. Tendo o referido estudo o interesse de demonstrar qual será a resposta do Direito para tais situações, e quais serão as medidas que devem ser tomadas no cenário jurídico. Em razão de que se está saúde e integridade não for tutelada, pode se afetar toda a estrutura humana, o “coisificando”, pois, as pessoas que não possuem um discernimento, uma psique saudável, estarão desta forma à mercê das vontades e interesses de grupos economicamente superiores.
description O ser humano é dotado de personalidade, e está só se perfaz em razão de uma integridade física e psíquica. Esta integridade possibilitará uma vida digna, contudo o crescente uso de medicamentos psicoativos ameaça esta integridade. Sendo que parcela da sociedade está cada vez mais doente, e mais dependente de fármacos psicoativos, fato que traz consequências devastadoras à integridade do ser humano. Objetivando-se demonstrar que o Estado deve proteger a saúde coletiva e individual, e não permitir que a indústria farmacêutica faça uso de seu poder e influência para submeter a sociedade em prol de interesses econômicos. Partindo assim da compreensão de que as normas positivadas devam ser aplicáveis no mundo fático, e efetivar os princípios fundastes do Estado e da Comunidade Internacional, de forma que os direitos econômicos e a iniciativa privada não prevaleçam sobre o existencial humano. Esperando-se, que os resultados deste estudo demonstrem os principais malefícios dos fármacos psicoativos, e que o Estado possui um dever/ fazer de proteger e efetivar o direito a saúde. Tendo o referido estudo o interesse de demonstrar qual será a resposta do Direito para tais situações, e quais serão as medidas que devem ser tomadas no cenário jurídico. Em razão de que se está saúde e integridade não for tutelada, pode se afetar toda a estrutura humana, o “coisificando”, pois, as pessoas que não possuem um discernimento, uma psique saudável, estarão desta forma à mercê das vontades e interesses de grupos economicamente superiores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T14:29:57Z
2019-08-12T14:29:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1358
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1358
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639323095040