ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COIMBRA, Erica Macário
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ESTEVES, Maria Isabel Tessaro
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5793
Resumo: O fenômeno do absenteísmo refere-se às ausências de trabalhadores ao trabalho e afeta a produtividade em todos os tipos de organizações. O interesse no tema surgiu da preocupação com os auxiliares de enfermagem, sob o ponto de vista da Psicologia Organizacional e do Trabalho, que tem focos na Gestão de Recursos Humanos e na saúde dos trabalhadores. Os auxiliares de enfermagem têm uma probabilidade maior de se desgastarem emocionalmente, devido ao constante contato direto que estabelecem com os pacientes internados ou com as suas famílias preocupadas com a recuperação do ente querido. Uma forma dos trabalhadores lidarem com o sofrimento dos doentes, suas famílias e com o próprio sofrimento é a falta ao trabalho. Sendo assim, a ausência dos profissionais de enfermagem, assume significativa importância, uma vez que a equipe de trabalho fica desfalcada e as necessidades assistenciais precisam ser realizadas e as expectativas dos pacientes precisam ser atendidas. O objetivo desta pesquisa foi o de caracterizar o fenômeno do absenteísmo, referente a trabalhadores hospitalares de enfermagem de um hospital geral público da cidade de Maringá. O Método de pesquisa foi qualitativo. A abordagem psicológica utilizada para a análise das entrevistas, foi a Psicodinâmica do Trabalho. O instrumento de coleta de dados foi um Roteiro de Entrevista Semi-estruturada. 12 sujeitos participaram de uma entrevista individual e trabalhavam em diferentes turnos do hospital. Os resultados obtidos demonstraram que os trabalhadores entrevistados se sentiam sobrecarregados de trabalho devido à falta de pessoal e apresentaram queixas de desgaste físico e emocional.
id UNICESU -1_4aa743113a00ad886083434e5c821fc1
oai_identifier_str oai:CTOS-SRV-WEB24:123456789/5793
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICOAbsenteísmoEnfermagemSaúde ocupacionalO fenômeno do absenteísmo refere-se às ausências de trabalhadores ao trabalho e afeta a produtividade em todos os tipos de organizações. O interesse no tema surgiu da preocupação com os auxiliares de enfermagem, sob o ponto de vista da Psicologia Organizacional e do Trabalho, que tem focos na Gestão de Recursos Humanos e na saúde dos trabalhadores. Os auxiliares de enfermagem têm uma probabilidade maior de se desgastarem emocionalmente, devido ao constante contato direto que estabelecem com os pacientes internados ou com as suas famílias preocupadas com a recuperação do ente querido. Uma forma dos trabalhadores lidarem com o sofrimento dos doentes, suas famílias e com o próprio sofrimento é a falta ao trabalho. Sendo assim, a ausência dos profissionais de enfermagem, assume significativa importância, uma vez que a equipe de trabalho fica desfalcada e as necessidades assistenciais precisam ser realizadas e as expectativas dos pacientes precisam ser atendidas. O objetivo desta pesquisa foi o de caracterizar o fenômeno do absenteísmo, referente a trabalhadores hospitalares de enfermagem de um hospital geral público da cidade de Maringá. O Método de pesquisa foi qualitativo. A abordagem psicológica utilizada para a análise das entrevistas, foi a Psicodinâmica do Trabalho. O instrumento de coleta de dados foi um Roteiro de Entrevista Semi-estruturada. 12 sujeitos participaram de uma entrevista individual e trabalhavam em diferentes turnos do hospital. Os resultados obtidos demonstraram que os trabalhadores entrevistados se sentiam sobrecarregados de trabalho devido à falta de pessoal e apresentaram queixas de desgaste físico e emocional.UniCesumar2020-05-22T14:11:50Z2020-05-22T14:11:50Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5793otherCOIMBRA, Erica MacárioESTEVES, Maria Isabel Tessaroreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T16:59:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-06 16:59:58.493Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
title ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
spellingShingle ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
COIMBRA, Erica Macário
Absenteísmo
Enfermagem
Saúde ocupacional
title_short ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
title_full ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
title_fullStr ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
title_full_unstemmed ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
title_sort ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
author COIMBRA, Erica Macário
author_facet COIMBRA, Erica Macário
ESTEVES, Maria Isabel Tessaro
author_role author
author2 ESTEVES, Maria Isabel Tessaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COIMBRA, Erica Macário
ESTEVES, Maria Isabel Tessaro
dc.subject.por.fl_str_mv Absenteísmo
Enfermagem
Saúde ocupacional
topic Absenteísmo
Enfermagem
Saúde ocupacional
dc.description.none.fl_txt_mv O fenômeno do absenteísmo refere-se às ausências de trabalhadores ao trabalho e afeta a produtividade em todos os tipos de organizações. O interesse no tema surgiu da preocupação com os auxiliares de enfermagem, sob o ponto de vista da Psicologia Organizacional e do Trabalho, que tem focos na Gestão de Recursos Humanos e na saúde dos trabalhadores. Os auxiliares de enfermagem têm uma probabilidade maior de se desgastarem emocionalmente, devido ao constante contato direto que estabelecem com os pacientes internados ou com as suas famílias preocupadas com a recuperação do ente querido. Uma forma dos trabalhadores lidarem com o sofrimento dos doentes, suas famílias e com o próprio sofrimento é a falta ao trabalho. Sendo assim, a ausência dos profissionais de enfermagem, assume significativa importância, uma vez que a equipe de trabalho fica desfalcada e as necessidades assistenciais precisam ser realizadas e as expectativas dos pacientes precisam ser atendidas. O objetivo desta pesquisa foi o de caracterizar o fenômeno do absenteísmo, referente a trabalhadores hospitalares de enfermagem de um hospital geral público da cidade de Maringá. O Método de pesquisa foi qualitativo. A abordagem psicológica utilizada para a análise das entrevistas, foi a Psicodinâmica do Trabalho. O instrumento de coleta de dados foi um Roteiro de Entrevista Semi-estruturada. 12 sujeitos participaram de uma entrevista individual e trabalhavam em diferentes turnos do hospital. Os resultados obtidos demonstraram que os trabalhadores entrevistados se sentiam sobrecarregados de trabalho devido à falta de pessoal e apresentaram queixas de desgaste físico e emocional.
description O fenômeno do absenteísmo refere-se às ausências de trabalhadores ao trabalho e afeta a produtividade em todos os tipos de organizações. O interesse no tema surgiu da preocupação com os auxiliares de enfermagem, sob o ponto de vista da Psicologia Organizacional e do Trabalho, que tem focos na Gestão de Recursos Humanos e na saúde dos trabalhadores. Os auxiliares de enfermagem têm uma probabilidade maior de se desgastarem emocionalmente, devido ao constante contato direto que estabelecem com os pacientes internados ou com as suas famílias preocupadas com a recuperação do ente querido. Uma forma dos trabalhadores lidarem com o sofrimento dos doentes, suas famílias e com o próprio sofrimento é a falta ao trabalho. Sendo assim, a ausência dos profissionais de enfermagem, assume significativa importância, uma vez que a equipe de trabalho fica desfalcada e as necessidades assistenciais precisam ser realizadas e as expectativas dos pacientes precisam ser atendidas. O objetivo desta pesquisa foi o de caracterizar o fenômeno do absenteísmo, referente a trabalhadores hospitalares de enfermagem de um hospital geral público da cidade de Maringá. O Método de pesquisa foi qualitativo. A abordagem psicológica utilizada para a análise das entrevistas, foi a Psicodinâmica do Trabalho. O instrumento de coleta de dados foi um Roteiro de Entrevista Semi-estruturada. 12 sujeitos participaram de uma entrevista individual e trabalhavam em diferentes turnos do hospital. Os resultados obtidos demonstraram que os trabalhadores entrevistados se sentiam sobrecarregados de trabalho devido à falta de pessoal e apresentaram queixas de desgaste físico e emocional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-22T14:11:50Z
2020-05-22T14:11:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5793
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5793
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1668900933026709504