INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULY, Tatiane
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832
Resumo: O computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática.
id UNICESU -1_4ac7563379cc80e39b3cc27eeb5aa54d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7832
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃOInformáticaEducaçãoMetodologiaO computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T14:44:48Z2021-02-18T14:44:48Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832porPAULY, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:23ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
title INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
spellingShingle INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
PAULY, Tatiane
Informática
Educação
Metodologia
title_short INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
title_full INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
title_fullStr INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
title_sort INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
author PAULY, Tatiane
author_facet PAULY, Tatiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULY, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Educação
Metodologia
topic Informática
Educação
Metodologia
description O computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-18T14:44:48Z
2021-02-18T14:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771927558094848