INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832 |
Resumo: | O computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática. |
id |
UNICESU -1_4ac7563379cc80e39b3cc27eeb5aa54d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7832 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃOInformáticaEducaçãoMetodologiaO computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T14:44:48Z2021-02-18T14:44:48Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832porPAULY, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:23ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
title |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO PAULY, Tatiane Informática Educação Metodologia |
title_short |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
title_full |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO ALIADA NA EDUCAÇÃO |
author |
PAULY, Tatiane |
author_facet |
PAULY, Tatiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULY, Tatiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Educação Metodologia |
topic |
Informática Educação Metodologia |
description |
O computador constitui-se em uma ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha amplitude que passa a se tornar inconcebível uma área sequer em que ele não seja utilizado. A escola, como espaço que deveria absorver qualquer meio que favoreça a aquisição de novos saberes, não tem ficado fora desse processo. As vantagens proporcionadas pelo uso de ambientes de ensino aprendizagem informatizados nas escolas seriam um dos causadores da transformação e do enriquecimento das maneiras de armazenar, comunicar e representar a informação que se presencia na atualidade. Desta forma, seria possível obter um melhor desenvolvimento ou a aquisição de novas habilidades cognitivas, afetivas e sociais por parte de alunos e professores. Todavia, deve-se ressaltar que a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se ainda mais com a capacidade do aluno aprender. A partir destas considerações, justifica-se a pesquisa pela necessidade de obter respostas sobre a real situação da utilização da informática como aliada na educação nas escolas da rede pública municipal na cidade de Cascavel – Paraná e qual a real absorção de informações que o aluno adquire e passa a aplicar tanto para as disciplinas curriculares como para seu cotidiano. Serão tratados conceitos voltados à educação como o Construcionismo de Seymour Papert e a teoria Construtivista de Jean Piaget e assuntos relacionados à informática na escola. A pesquisa terá como universo os professores e alunos ligados ao projeto Informática na Educação implantado em 43 escolas urbanas no município. Com os resultados, espera-se averiguar se a metodologia está empregada adequadamente, fornecendo subsídios para o trabalho dos instrutores ligados à disciplina de informática. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2021-02-18T14:44:48Z 2021-02-18T14:44:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771927558094848 |