AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MANIN, Luciana Pelissari
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PIZZO, Jessica Santos, RYDLEWSKI, Adriela Albino, GALUCH, Marília Bellanda, SANTOS, Oscar Oliveira, VISENTAINER, Jesui Vergilio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3720
Resumo: Os cosméticos a base de óleos vegetais são benéficos para a pele humana. Eles formam uma camada protetora sobre a epiderme, evitando assim o ressecamento, além de ativar a regeneração lipídica, dentre outros benefícios. Um exemplo de óleo vegetal utilizado em cosméticos é o óleo de girassol, que possui um ótimo custo-benefício para esta formulação. Porém, devido ao custo do óleo de girassol ser mais elevado, quando comparado ao óleo de soja, algumas indústrias realizam adulterações intencionais, para aumentarem seus lucros. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar seis marcas de cosméticos a base de óleo de girassol, verificando se houve adulteração com óleo de soja, através da análise da composição em ácidos graxos, por cromatografia em fase gasosa. Como resultado foi possível observar que apenas uma marca continha somente óleo de girassol em sua composição, quatro marcas possuía uma mistura de óleo de girassol com óleo de soja, e uma marca continha exclusivamente óleo de soja em sua composição, mostrando assim, a importância de uma fiscalização mais eficaz desses cosméticos.
id UNICESU -1_4b5a64da0943b29083c635286a742d32
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3720
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DICÁcidos graxosÓleo de sojaCromatografia em fase gasosaOs cosméticos a base de óleos vegetais são benéficos para a pele humana. Eles formam uma camada protetora sobre a epiderme, evitando assim o ressecamento, além de ativar a regeneração lipídica, dentre outros benefícios. Um exemplo de óleo vegetal utilizado em cosméticos é o óleo de girassol, que possui um ótimo custo-benefício para esta formulação. Porém, devido ao custo do óleo de girassol ser mais elevado, quando comparado ao óleo de soja, algumas indústrias realizam adulterações intencionais, para aumentarem seus lucros. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar seis marcas de cosméticos a base de óleo de girassol, verificando se houve adulteração com óleo de soja, através da análise da composição em ácidos graxos, por cromatografia em fase gasosa. Como resultado foi possível observar que apenas uma marca continha somente óleo de girassol em sua composição, quatro marcas possuía uma mistura de óleo de girassol com óleo de soja, e uma marca continha exclusivamente óleo de soja em sua composição, mostrando assim, a importância de uma fiscalização mais eficaz desses cosméticos.UniCesumar2020-01-02T13:48:13Z2020-01-02T13:48:13Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3720otherMANIN, Luciana PelissariPIZZO, Jessica SantosRYDLEWSKI, Adriela AlbinoGALUCH, Marília BellandaSANTOS, Oscar OliveiraVISENTAINER, Jesui Vergilioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:44.988Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
title AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
spellingShingle AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
MANIN, Luciana Pelissari
Ácidos graxos
Óleo de soja
Cromatografia em fase gasosa
title_short AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
title_full AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
title_fullStr AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
title_sort AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
author MANIN, Luciana Pelissari
author_facet MANIN, Luciana Pelissari
PIZZO, Jessica Santos
RYDLEWSKI, Adriela Albino
GALUCH, Marília Bellanda
SANTOS, Oscar Oliveira
VISENTAINER, Jesui Vergilio
author_role author
author2 PIZZO, Jessica Santos
RYDLEWSKI, Adriela Albino
GALUCH, Marília Bellanda
SANTOS, Oscar Oliveira
VISENTAINER, Jesui Vergilio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MANIN, Luciana Pelissari
PIZZO, Jessica Santos
RYDLEWSKI, Adriela Albino
GALUCH, Marília Bellanda
SANTOS, Oscar Oliveira
VISENTAINER, Jesui Vergilio
dc.subject.por.fl_str_mv Ácidos graxos
Óleo de soja
Cromatografia em fase gasosa
topic Ácidos graxos
Óleo de soja
Cromatografia em fase gasosa
dc.description.none.fl_txt_mv Os cosméticos a base de óleos vegetais são benéficos para a pele humana. Eles formam uma camada protetora sobre a epiderme, evitando assim o ressecamento, além de ativar a regeneração lipídica, dentre outros benefícios. Um exemplo de óleo vegetal utilizado em cosméticos é o óleo de girassol, que possui um ótimo custo-benefício para esta formulação. Porém, devido ao custo do óleo de girassol ser mais elevado, quando comparado ao óleo de soja, algumas indústrias realizam adulterações intencionais, para aumentarem seus lucros. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar seis marcas de cosméticos a base de óleo de girassol, verificando se houve adulteração com óleo de soja, através da análise da composição em ácidos graxos, por cromatografia em fase gasosa. Como resultado foi possível observar que apenas uma marca continha somente óleo de girassol em sua composição, quatro marcas possuía uma mistura de óleo de girassol com óleo de soja, e uma marca continha exclusivamente óleo de soja em sua composição, mostrando assim, a importância de uma fiscalização mais eficaz desses cosméticos.
description Os cosméticos a base de óleos vegetais são benéficos para a pele humana. Eles formam uma camada protetora sobre a epiderme, evitando assim o ressecamento, além de ativar a regeneração lipídica, dentre outros benefícios. Um exemplo de óleo vegetal utilizado em cosméticos é o óleo de girassol, que possui um ótimo custo-benefício para esta formulação. Porém, devido ao custo do óleo de girassol ser mais elevado, quando comparado ao óleo de soja, algumas indústrias realizam adulterações intencionais, para aumentarem seus lucros. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar seis marcas de cosméticos a base de óleo de girassol, verificando se houve adulteração com óleo de soja, através da análise da composição em ácidos graxos, por cromatografia em fase gasosa. Como resultado foi possível observar que apenas uma marca continha somente óleo de girassol em sua composição, quatro marcas possuía uma mistura de óleo de girassol com óleo de soja, e uma marca continha exclusivamente óleo de soja em sua composição, mostrando assim, a importância de uma fiscalização mais eficaz desses cosméticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T13:48:13Z
2020-01-02T13:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3720
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3720
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948626018762752