Práticas de gestão do conhecimento como variáveis intervenientes nos resultados do IDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Evelyn Damasceno Silva de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5997
Resumo: O Ministério da Educação tem buscado desenvolver estratégias para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no Brasil. Para tanto, o governo federal implementou ações de fiscalização, regulamentação e avaliação do sistema educacional. Para avaliar a eficácia da educação brasileira foi elaborado um sistema de avaliações em larga escala (SAEB), com o objetivo de conhecer o nível de aprendizagem dos alunos, a situação socioeconômica, as práticas pedagógicas e de gestão das escolas e sua infraestrutura. Os dados coletados nas avaliações, transformam-se no índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, e revelam a realidade educacional dos estados e municípios. Tornando-se a base para a criação de políticas públicas que visam garantir mais equidade na educação do país. Sobral, no estado do Ceará, município onde localiza-se a Escola Municipal Emílio Sendim, objeto desse estudo, possui resultados positivos no IDEB em toda a rede escolar, resultado da implementação e manutenção de uma mudança na política educacional, iniciada há mais de 20 anos e que se mostrou eficiente, a partir do crescimento progressivo nos resultados das avaliações e do IDEB, levando a referida escola a alcançar a nota mais alta no IDEB 2015, com média 9,8. O objetivo principal desta pesquisa é diagnosticar e analisar as práticas pedagógicas e de gestão da Escola Emílio Sendim, que impactam nos resultados do IDEB, sob a ótica das práticas de gestão do conhecimento. Para tal, foi realizado um estudo de caso, exploratório descritivo, seguindo uma abordagem qualitativa, e utilizando dados secundários quantitativos oriundos dos resultados das avaliações do IDEB e da secretaria de educação do município. A fundamentação teórica realizou-se com base na leitura, análise e interpretação dos textos que discutem sobre o tema em estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Inicialmente, foi feita a validação do instrumento de pesquisa em uma escola do interior do Paraná, e, após as devidas adequações, a entrevista foi aplicada na Escola analisada, direcionada à equipe gestora e às professoras das turmas que realizam as avaliações do IDEB. Após a análise dos dados, os resultados demonstraram quais as práticas pedagógicas e de gestão da escola Emílio Sendim e possibilitaram a identificação de práticas de gestão do conhecimento que impactam positivamente nos resultados do IDEB da escola analisada. Esses resultados foram satisfatórios e permitiram uma compreensão das ações que podem ser fundamentais para garantir bons resultados nas avaliações em larga escala e, consequentemente, garantir uma educação com mais qualidade e uma aprendizagem mais significativa.
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