IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Raelly Beatriz Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Inada, Jaqueline Feltrin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2117
Resumo: A presente pesquisa tomou como objetivo investigar de que maneiras o abandono paterno na infância repercute nos relacionamentos amorosos da mulher na vida adulta. Para a compreensão desse fenômeno foi realizado levantamento bibliográfico acerca do papel do pai no desenvolvimento infantil segundo a psicanálise de Freud e Winnicott, bem como as definições de trauma para esses autores, a fim de reconhecer a deserção como evento traumático para a criança, a qual produz consequências em suas relações através da transferência, termo também revisado neste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de livre estruturação com duas mulheres adultas, as quais sofreram abandono paterno na infância, e os discursos foram analisados segundo o método psicanalítico. Com isso, verificou-se a relação entre o sentimento de rejeição ocasionado pelo abandono e processos inconscientes que se fazem presentes nos relacionamentos amorosos.
id UNICESU -1_4ba689bd8ce4c26e28f84dc33692f763
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2117
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICODeserçãoFreudTransferênciaTraumaWinnicottA presente pesquisa tomou como objetivo investigar de que maneiras o abandono paterno na infância repercute nos relacionamentos amorosos da mulher na vida adulta. Para a compreensão desse fenômeno foi realizado levantamento bibliográfico acerca do papel do pai no desenvolvimento infantil segundo a psicanálise de Freud e Winnicott, bem como as definições de trauma para esses autores, a fim de reconhecer a deserção como evento traumático para a criança, a qual produz consequências em suas relações através da transferência, termo também revisado neste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de livre estruturação com duas mulheres adultas, as quais sofreram abandono paterno na infância, e os discursos foram analisados segundo o método psicanalítico. Com isso, verificou-se a relação entre o sentimento de rejeição ocasionado pelo abandono e processos inconscientes que se fazem presentes nos relacionamentos amorosos.Unicesumar2019-08-22T20:50:53Z2019-08-22T20:50:53Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2117otherBenetti, Raelly Beatriz GomesInada, Jaqueline Feltrinreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:25.931Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
title IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
spellingShingle IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
Benetti, Raelly Beatriz Gomes
Deserção
Freud
Transferência
Trauma
Winnicott
title_short IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
title_full IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
title_fullStr IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
title_full_unstemmed IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
title_sort IMPACTOS DO ABANDONO PATERNO INFANTIL NO ÂMBITO AMOROSO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO
author Benetti, Raelly Beatriz Gomes
author_facet Benetti, Raelly Beatriz Gomes
Inada, Jaqueline Feltrin
author_role author
author2 Inada, Jaqueline Feltrin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Raelly Beatriz Gomes
Inada, Jaqueline Feltrin
dc.subject.por.fl_str_mv Deserção
Freud
Transferência
Trauma
Winnicott
topic Deserção
Freud
Transferência
Trauma
Winnicott
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa tomou como objetivo investigar de que maneiras o abandono paterno na infância repercute nos relacionamentos amorosos da mulher na vida adulta. Para a compreensão desse fenômeno foi realizado levantamento bibliográfico acerca do papel do pai no desenvolvimento infantil segundo a psicanálise de Freud e Winnicott, bem como as definições de trauma para esses autores, a fim de reconhecer a deserção como evento traumático para a criança, a qual produz consequências em suas relações através da transferência, termo também revisado neste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de livre estruturação com duas mulheres adultas, as quais sofreram abandono paterno na infância, e os discursos foram analisados segundo o método psicanalítico. Com isso, verificou-se a relação entre o sentimento de rejeição ocasionado pelo abandono e processos inconscientes que se fazem presentes nos relacionamentos amorosos.
description A presente pesquisa tomou como objetivo investigar de que maneiras o abandono paterno na infância repercute nos relacionamentos amorosos da mulher na vida adulta. Para a compreensão desse fenômeno foi realizado levantamento bibliográfico acerca do papel do pai no desenvolvimento infantil segundo a psicanálise de Freud e Winnicott, bem como as definições de trauma para esses autores, a fim de reconhecer a deserção como evento traumático para a criança, a qual produz consequências em suas relações através da transferência, termo também revisado neste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de livre estruturação com duas mulheres adultas, as quais sofreram abandono paterno na infância, e os discursos foram analisados segundo o método psicanalítico. Com isso, verificou-se a relação entre o sentimento de rejeição ocasionado pelo abandono e processos inconscientes que se fazem presentes nos relacionamentos amorosos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-22T20:50:53Z
2019-08-22T20:50:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2117
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2117
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605329309696