PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Márcio Eleotério
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MARCH, Marcelo Birello, BANDARTCHUC, Gabriel, CAMILLO, Beatriz Farinacio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3722
Resumo: O ensino de Física tem como desafio atrair a atenção dos estudantes. Muitos conteúdos necessitam transcender as teorias em sala de aula, de modo a visualizar os fenômenos para sua melhor compreensão. Neste trabalho utilizou-se as metodologias ativas (MA) de ensino aprendizagem, com objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da Física, e, incentivar o estudante a apropriar-se desta ferramenta e promover sólida formação tecnológica, especificamente nos conteúdos de termodinâmica e cinemática: velocidade; movimento uniforme; movimento uniformemente variado; movimento vertical; vetores e movimento oblíquo, por meio da construção experimental de um protótipo de canhão a explosão. Tal projeto justifica-se por facilitar a aplicação da teoria com a prática, onde estudantes do ensino fundamental II antecipam o contato dos conteúdos de Física de forma criativa, interativa, didática e lúdica. Na construção do projeto foram utilizados os materiais de baixo custo como madeira reutilizada, fio de telefone, clique de isqueiro, tubo de filme de máquina fotográfica, parafusos de rosca, argolas de metais, álcool de carro(combustível) e parafuso borboleta. Após a construção do experimento, verificou-se que a explosão do projétil (tubo de filme de máquina fotográfica) descreva um arco de parábola, que permita estudar algumas variáveis, dentre elas, a velocidade e alcance máximo devido ao ângulo de lançamento, bem como a ignição da explosão. De acordo com o cronograma haverá estudo dos conceitos de termodinâmica e cinemática, uma vez que no ensino fundamental II ainda não tem em sua grade curricular esses conteúdos, e quando os tem, são vistos superficialmente.
id UNICESU -1_4f708cbad3b490b8b2957c3cfb143691
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3722
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃOEnsino de físicaEnsino de químicaInterdisciplinaridadeMetodologia ativaO ensino de Física tem como desafio atrair a atenção dos estudantes. Muitos conteúdos necessitam transcender as teorias em sala de aula, de modo a visualizar os fenômenos para sua melhor compreensão. Neste trabalho utilizou-se as metodologias ativas (MA) de ensino aprendizagem, com objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da Física, e, incentivar o estudante a apropriar-se desta ferramenta e promover sólida formação tecnológica, especificamente nos conteúdos de termodinâmica e cinemática: velocidade; movimento uniforme; movimento uniformemente variado; movimento vertical; vetores e movimento oblíquo, por meio da construção experimental de um protótipo de canhão a explosão. Tal projeto justifica-se por facilitar a aplicação da teoria com a prática, onde estudantes do ensino fundamental II antecipam o contato dos conteúdos de Física de forma criativa, interativa, didática e lúdica. Na construção do projeto foram utilizados os materiais de baixo custo como madeira reutilizada, fio de telefone, clique de isqueiro, tubo de filme de máquina fotográfica, parafusos de rosca, argolas de metais, álcool de carro(combustível) e parafuso borboleta. Após a construção do experimento, verificou-se que a explosão do projétil (tubo de filme de máquina fotográfica) descreva um arco de parábola, que permita estudar algumas variáveis, dentre elas, a velocidade e alcance máximo devido ao ângulo de lançamento, bem como a ignição da explosão. De acordo com o cronograma haverá estudo dos conceitos de termodinâmica e cinemática, uma vez que no ensino fundamental II ainda não tem em sua grade curricular esses conteúdos, e quando os tem, são vistos superficialmente.UniCesumar2020-01-02T14:07:37Z2020-01-02T14:07:37Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3722otherCUNHA, Márcio EleotérioMARCH, Marcelo BirelloBANDARTCHUC, GabrielCAMILLO, Beatriz Farinacioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:20Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:44.756Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
title PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
spellingShingle PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
CUNHA, Márcio Eleotério
Ensino de física
Ensino de química
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
title_short PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
title_full PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
title_fullStr PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
title_full_unstemmed PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
title_sort PROTÓTIPO DE CANHÃO A EXPLOSÃO
author CUNHA, Márcio Eleotério
author_facet CUNHA, Márcio Eleotério
MARCH, Marcelo Birello
BANDARTCHUC, Gabriel
CAMILLO, Beatriz Farinacio
author_role author
author2 MARCH, Marcelo Birello
BANDARTCHUC, Gabriel
CAMILLO, Beatriz Farinacio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Márcio Eleotério
MARCH, Marcelo Birello
BANDARTCHUC, Gabriel
CAMILLO, Beatriz Farinacio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino de química
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
topic Ensino de física
Ensino de química
Interdisciplinaridade
Metodologia ativa
dc.description.none.fl_txt_mv O ensino de Física tem como desafio atrair a atenção dos estudantes. Muitos conteúdos necessitam transcender as teorias em sala de aula, de modo a visualizar os fenômenos para sua melhor compreensão. Neste trabalho utilizou-se as metodologias ativas (MA) de ensino aprendizagem, com objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da Física, e, incentivar o estudante a apropriar-se desta ferramenta e promover sólida formação tecnológica, especificamente nos conteúdos de termodinâmica e cinemática: velocidade; movimento uniforme; movimento uniformemente variado; movimento vertical; vetores e movimento oblíquo, por meio da construção experimental de um protótipo de canhão a explosão. Tal projeto justifica-se por facilitar a aplicação da teoria com a prática, onde estudantes do ensino fundamental II antecipam o contato dos conteúdos de Física de forma criativa, interativa, didática e lúdica. Na construção do projeto foram utilizados os materiais de baixo custo como madeira reutilizada, fio de telefone, clique de isqueiro, tubo de filme de máquina fotográfica, parafusos de rosca, argolas de metais, álcool de carro(combustível) e parafuso borboleta. Após a construção do experimento, verificou-se que a explosão do projétil (tubo de filme de máquina fotográfica) descreva um arco de parábola, que permita estudar algumas variáveis, dentre elas, a velocidade e alcance máximo devido ao ângulo de lançamento, bem como a ignição da explosão. De acordo com o cronograma haverá estudo dos conceitos de termodinâmica e cinemática, uma vez que no ensino fundamental II ainda não tem em sua grade curricular esses conteúdos, e quando os tem, são vistos superficialmente.
description O ensino de Física tem como desafio atrair a atenção dos estudantes. Muitos conteúdos necessitam transcender as teorias em sala de aula, de modo a visualizar os fenômenos para sua melhor compreensão. Neste trabalho utilizou-se as metodologias ativas (MA) de ensino aprendizagem, com objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da Física, e, incentivar o estudante a apropriar-se desta ferramenta e promover sólida formação tecnológica, especificamente nos conteúdos de termodinâmica e cinemática: velocidade; movimento uniforme; movimento uniformemente variado; movimento vertical; vetores e movimento oblíquo, por meio da construção experimental de um protótipo de canhão a explosão. Tal projeto justifica-se por facilitar a aplicação da teoria com a prática, onde estudantes do ensino fundamental II antecipam o contato dos conteúdos de Física de forma criativa, interativa, didática e lúdica. Na construção do projeto foram utilizados os materiais de baixo custo como madeira reutilizada, fio de telefone, clique de isqueiro, tubo de filme de máquina fotográfica, parafusos de rosca, argolas de metais, álcool de carro(combustível) e parafuso borboleta. Após a construção do experimento, verificou-se que a explosão do projétil (tubo de filme de máquina fotográfica) descreva um arco de parábola, que permita estudar algumas variáveis, dentre elas, a velocidade e alcance máximo devido ao ângulo de lançamento, bem como a ignição da explosão. De acordo com o cronograma haverá estudo dos conceitos de termodinâmica e cinemática, uma vez que no ensino fundamental II ainda não tem em sua grade curricular esses conteúdos, e quando os tem, são vistos superficialmente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T14:07:37Z
2020-01-02T14:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3722
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3722
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948638238867456