EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herbst, Marcelo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1128
Resumo: Um estudo piloto de aprendizagem baseada em problemas foi desenvolvido e aplicado com sucesso numa turma de Química Inorgânica para Engenharias de uma universidade pública brasileira. Foram escolhidos temas ligados à química descritiva dos elementos, com um enfoque nos conceitos de sustentabilidade e de economia circular. Em meio à conjuntura adversa da pandemia de Covid-19 que tornou o ensino remoto, a participação dos estudantes foi positiva, com os grupos de estudantes propondo saídas interessantes e economicamente sustentáveis aos problemas apresentados; as respostas a um questionário demonstram ganhos de aprendizagem.
id URI-5_13cf6a9ef30dd3b5bcb3a28215ed3560
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1128
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMASABPEnsino de química inorgânicaMetodologias ativas de ensinoUm estudo piloto de aprendizagem baseada em problemas foi desenvolvido e aplicado com sucesso numa turma de Química Inorgânica para Engenharias de uma universidade pública brasileira. Foram escolhidos temas ligados à química descritiva dos elementos, com um enfoque nos conceitos de sustentabilidade e de economia circular. Em meio à conjuntura adversa da pandemia de Covid-19 que tornou o ensino remoto, a participação dos estudantes foi positiva, com os grupos de estudantes propondo saídas interessantes e economicamente sustentáveis aos problemas apresentados; as respostas a um questionário demonstram ganhos de aprendizagem.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/112810.31512/encitec.v13i2.1128Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 221-2302237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1128/618Copyright (c) 2023 Marcelo Herbst, Leonardo Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHerbst, MarceloFerreira, Leonardo2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1128Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
title EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
spellingShingle EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Herbst, Marcelo
ABP
Ensino de química inorgânica
Metodologias ativas de ensino
title_short EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
title_full EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
title_fullStr EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
title_full_unstemmed EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
title_sort EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
author Herbst, Marcelo
author_facet Herbst, Marcelo
Ferreira, Leonardo
author_role author
author2 Ferreira, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herbst, Marcelo
Ferreira, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv ABP
Ensino de química inorgânica
Metodologias ativas de ensino
topic ABP
Ensino de química inorgânica
Metodologias ativas de ensino
description Um estudo piloto de aprendizagem baseada em problemas foi desenvolvido e aplicado com sucesso numa turma de Química Inorgânica para Engenharias de uma universidade pública brasileira. Foram escolhidos temas ligados à química descritiva dos elementos, com um enfoque nos conceitos de sustentabilidade e de economia circular. Em meio à conjuntura adversa da pandemia de Covid-19 que tornou o ensino remoto, a participação dos estudantes foi positiva, com os grupos de estudantes propondo saídas interessantes e economicamente sustentáveis aos problemas apresentados; as respostas a um questionário demonstram ganhos de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1128
10.31512/encitec.v13i2.1128
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1128
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.1128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1128/618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Marcelo Herbst, Leonardo Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Marcelo Herbst, Leonardo Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 221-230
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333217824768