A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096 |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental. |
id |
UNICESU -1_512e3f1fc3962bf3dc1756c3a3afdca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5096 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTALAprendizagemCriança/alunoDinâmica de grupoProfessorO presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental.UniCesumar2020-02-19T17:30:56Z2020-02-19T17:30:56Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096otherSOUZA, JhanisleiTANJI, JéssicaMACHADO, Beatrizreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:59.833Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL SOUZA, Jhanislei Aprendizagem Criança/aluno Dinâmica de grupo Professor |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
SOUZA, Jhanislei |
author_facet |
SOUZA, Jhanislei TANJI, Jéssica MACHADO, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
TANJI, Jéssica MACHADO, Beatriz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Jhanislei TANJI, Jéssica MACHADO, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Criança/aluno Dinâmica de grupo Professor |
topic |
Aprendizagem Criança/aluno Dinâmica de grupo Professor |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental. |
description |
O presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-19T17:30:56Z 2020-02-19T17:30:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948590435336192 |