A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Jhanislei
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: TANJI, Jéssica, MACHADO, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096
Resumo: O presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental.
id UNICESU -1_512e3f1fc3962bf3dc1756c3a3afdca5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5096
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTALAprendizagemCriança/alunoDinâmica de grupoProfessorO presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental.UniCesumar2020-02-19T17:30:56Z2020-02-19T17:30:56Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096otherSOUZA, JhanisleiTANJI, JéssicaMACHADO, Beatrizreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:59.833Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOUZA, Jhanislei
Aprendizagem
Criança/aluno
Dinâmica de grupo
Professor
title_short A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
author SOUZA, Jhanislei
author_facet SOUZA, Jhanislei
TANJI, Jéssica
MACHADO, Beatriz
author_role author
author2 TANJI, Jéssica
MACHADO, Beatriz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Jhanislei
TANJI, Jéssica
MACHADO, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Criança/aluno
Dinâmica de grupo
Professor
topic Aprendizagem
Criança/aluno
Dinâmica de grupo
Professor
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental.
description O presente trabalho tem como propósito, proporcionar um recurso alternativo para promover a melhoria do processo de ensino- aprendizagem, relacionado á aplicação da dinâmica de grupo no contexto escolar no ensino fundamental. Para fundamentar tal proposta foram utilizados os seguintes teóricos: Jean Piaget;Lev S. Vygotsky; Paulo Freire e Edgar Morin. Estes autores nos forneceram a base de entendimento de que a dinâmica de grupo auxilia no processo de construção da aprendizagem do aluno, promovendo além disso, o desenvolvimento da interação social entre as crianças e crianças/adulto, bem como um aprendizado significativo e ao mesmo tempo a ludicidade. Propomos desta forma uma coletânea de dinâmicas de grupo que foram adaptadas para o ensino fundamental e também um roteiro de aplicação e avaliação das dinâmicas de grupo, onde o professor/aplicador poderá a partir das informações levantadas, criar aulas interativas e lúdicas. Visto que a ludicidade permite que a criança aja espontaneamente, dando impulso ao sujeito conhecedor,aprendendo através da brincadeira, assim o prazer motiva o conhecer. Para atingir o objetivo que a pesquisa se propõe, a pesquisa assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, tendo buscado material bibliográfico em revistas especializadas, livros, sites de internet. O resultado parcial obtido através da elaboração do quadro teórico e da análise permite considerar a dinâmica de grupo como uma proposta viável para a construção do conhecimento em sala de aula no ensino fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-19T17:30:56Z
2020-02-19T17:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5096
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590435336192