DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2206
Resumo: O objetivo deste artigo é averiguar o uso de mashups literários na série norte-americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário enquanto uma das faces da literatura pós-moderna, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta em um mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, além de lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada em um único produto literário-audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com as histórias de seus personagens no mundo real, em uma pequena cidade fictícia chamada Storybrooke. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, amparada especialmente na concepção de cultura pós-moderna de Stuart Hall; nos conceitos sobre contos de fada de Nelly Novaes Coelho; em pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e Marcelo El Khouri Buzato, dentre outros; utilizando os capítulos da primeira temporada da série OUAT, este trabalho perfaz inicialmente o caminho da compreensão da literatura pós-moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também da identidade que tem formado para si neste processo, suas características e singularidades. E neste contexto histórico-cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, utilizado inicialmente em outros ambientes culturais que não o da literatura, promovendo nela releituras e adaptações, e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos este artigo é possível observar de forma mais crítica, por exemplo, o conflito entre o bem e o mal em OUAT, que não ocorre de forma estática, personagens “maus” podem mudar de lado, assim como personagens “bons” não o são integralmente, realçando o uso de elementos da contemporaneidade na série, assim como o uso de mashups literários ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.
id UNICESU -1_52252c942d01e710d6dd6ded2071a1b3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2206
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”Literatura pós-modernaContos de fadasMashup literárioProduções audiovisuaisO objetivo deste artigo é averiguar o uso de mashups literários na série norte-americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário enquanto uma das faces da literatura pós-moderna, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta em um mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, além de lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada em um único produto literário-audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com as histórias de seus personagens no mundo real, em uma pequena cidade fictícia chamada Storybrooke. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, amparada especialmente na concepção de cultura pós-moderna de Stuart Hall; nos conceitos sobre contos de fada de Nelly Novaes Coelho; em pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e Marcelo El Khouri Buzato, dentre outros; utilizando os capítulos da primeira temporada da série OUAT, este trabalho perfaz inicialmente o caminho da compreensão da literatura pós-moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também da identidade que tem formado para si neste processo, suas características e singularidades. E neste contexto histórico-cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, utilizado inicialmente em outros ambientes culturais que não o da literatura, promovendo nela releituras e adaptações, e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos este artigo é possível observar de forma mais crítica, por exemplo, o conflito entre o bem e o mal em OUAT, que não ocorre de forma estática, personagens “maus” podem mudar de lado, assim como personagens “bons” não o são integralmente, realçando o uso de elementos da contemporaneidade na série, assim como o uso de mashups literários ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T17:59:19Z2019-08-26T17:59:19Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2206porARRUDA, Tatiana de Jesus Santos deROSSINI, Tayza Cristina Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:37ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
title DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
spellingShingle DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
Literatura pós-moderna
Contos de fadas
Mashup literário
Produções audiovisuais
title_short DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
title_full DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
title_fullStr DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
title_full_unstemmed DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
title_sort DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUPS NA SÉRIE “ONCE UPON A TIME”
author ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
author_facet ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
author_role author
author2 ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura pós-moderna
Contos de fadas
Mashup literário
Produções audiovisuais
topic Literatura pós-moderna
Contos de fadas
Mashup literário
Produções audiovisuais
description O objetivo deste artigo é averiguar o uso de mashups literários na série norte-americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário enquanto uma das faces da literatura pós-moderna, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta em um mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, além de lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada em um único produto literário-audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com as histórias de seus personagens no mundo real, em uma pequena cidade fictícia chamada Storybrooke. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, amparada especialmente na concepção de cultura pós-moderna de Stuart Hall; nos conceitos sobre contos de fada de Nelly Novaes Coelho; em pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e Marcelo El Khouri Buzato, dentre outros; utilizando os capítulos da primeira temporada da série OUAT, este trabalho perfaz inicialmente o caminho da compreensão da literatura pós-moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também da identidade que tem formado para si neste processo, suas características e singularidades. E neste contexto histórico-cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, utilizado inicialmente em outros ambientes culturais que não o da literatura, promovendo nela releituras e adaptações, e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos este artigo é possível observar de forma mais crítica, por exemplo, o conflito entre o bem e o mal em OUAT, que não ocorre de forma estática, personagens “maus” podem mudar de lado, assim como personagens “bons” não o são integralmente, realçando o uso de elementos da contemporaneidade na série, assim como o uso de mashups literários ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T17:59:19Z
2019-08-26T17:59:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2206
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771930861109248