EMBATES E CIRCULARIDADE CULTURAL EM CORINTO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES CRISTÃS NO SÉCULO I D.C.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1653 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da formação do cristianismo primitivo na comunidade de Corinto (século I d.C), correlacionando a alguns conceitos e métodos discutidos na disciplina Tópicos Especiais em História: História, Linguagens e Historiografia, ministrada pela professora doutora Silvia Martins. Utilizaremos a reflexão estabelecida durante as aulas, principalmente aos textos ligados ao conceito de cultura e relações socioculturais. Debatemos algumas visões acerca História Cultural e História Social na historiografia contemporânea, a partir da bibliografia proposta. Analisamos aqui as religiões e religiosidades como sistemas socioculturais de valores, práticas, significados e ressignificações, elementos ao mesmo tempo circulares e conflitivos. O cristianismo em seus anos inicias surgiu como uma religião nova que abriu espaço para novas práticas religiosas e ressignificações de papeis de indivíduos e grupos sociais dentro do sagrado. Assim, trabalhamos sobre as práticas culturais dos fiéis de Corinto, suas relações dentro e fora da comunidade cristã e os embates e diálogos entre os modos de pensar e agir que fizeram parte da construção das identidades cristãs no Mundo Antigo. |
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EMBATES E CIRCULARIDADE CULTURAL EM CORINTO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES CRISTÃS NO SÉCULO I D.C.Cristianismo primitivoHistória AntigaPráticas culturaisEsse trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da formação do cristianismo primitivo na comunidade de Corinto (século I d.C), correlacionando a alguns conceitos e métodos discutidos na disciplina Tópicos Especiais em História: História, Linguagens e Historiografia, ministrada pela professora doutora Silvia Martins. Utilizaremos a reflexão estabelecida durante as aulas, principalmente aos textos ligados ao conceito de cultura e relações socioculturais. Debatemos algumas visões acerca História Cultural e História Social na historiografia contemporânea, a partir da bibliografia proposta. Analisamos aqui as religiões e religiosidades como sistemas socioculturais de valores, práticas, significados e ressignificações, elementos ao mesmo tempo circulares e conflitivos. O cristianismo em seus anos inicias surgiu como uma religião nova que abriu espaço para novas práticas religiosas e ressignificações de papeis de indivíduos e grupos sociais dentro do sagrado. Assim, trabalhamos sobre as práticas culturais dos fiéis de Corinto, suas relações dentro e fora da comunidade cristã e os embates e diálogos entre os modos de pensar e agir que fizeram parte da construção das identidades cristãs no Mundo Antigo.Unicesumar2019-08-14T19:38:56Z2019-08-14T19:38:56Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1653otherNascimento, Amanda Cristina Martins doSelvatici, Monicareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:22Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:41.617Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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Esse trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da formação do cristianismo primitivo na comunidade de Corinto (século I d.C), correlacionando a alguns conceitos e métodos discutidos na disciplina Tópicos Especiais em História: História, Linguagens e Historiografia, ministrada pela professora doutora Silvia Martins. Utilizaremos a reflexão estabelecida durante as aulas, principalmente aos textos ligados ao conceito de cultura e relações socioculturais. Debatemos algumas visões acerca História Cultural e História Social na historiografia contemporânea, a partir da bibliografia proposta. Analisamos aqui as religiões e religiosidades como sistemas socioculturais de valores, práticas, significados e ressignificações, elementos ao mesmo tempo circulares e conflitivos. O cristianismo em seus anos inicias surgiu como uma religião nova que abriu espaço para novas práticas religiosas e ressignificações de papeis de indivíduos e grupos sociais dentro do sagrado. Assim, trabalhamos sobre as práticas culturais dos fiéis de Corinto, suas relações dentro e fora da comunidade cristã e os embates e diálogos entre os modos de pensar e agir que fizeram parte da construção das identidades cristãs no Mundo Antigo. |
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