O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590 |
Resumo: | As doenças ocupacionais são muito frequentes, e entre os trabalhadores da enfermagem as patologias que acometem a coluna vertebral são as maiores causas de afastamento do trabalho. Estudos têm mostrado ser elevada a ocorrência de sintomas musculoesqueléticos em múltiplas regiões corporais entre a equipe de enfermagem. Este estudo surgiu da inquietação de uma professora do curso de Enfermagem que durante sua trajetória profissional verificou que entre os colegas de profissão, uma grande quantidade destes já haviam adoecidos com processos degenerativos, na coluna vertebral, e alguns já afastados de suas atividades. Com esse panorama da profissão questionou por que não consta na grade curricular da formação de técnicos e enfermeiros uma disciplina que prepare o estudante para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas a suas atividades laborais. Este estudo trata-se de um relato de experiência de 6 docentes do curso técnico em enfermagem e massoterapia do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, ao utilizar Metodologias Ativas (MA) no processo ensino aprendizagem do componente curricular de Fundamentos em enfermagem. A experiência ocorreu nos anos de 2014 a 2019, com participação de 117 estudantes. A metodologia usada estimulou o pensamento crítico e reflexivo, em relação as questões que envolvem a ergonomia, conseguiram contextualizar com situações vivenciadas em ambiente de trabalho. |
id |
UNICESU -1_548895aeb101bf9f19327f530797f1f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3590 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINAEnfermagemEnsinoErgonomiaAs doenças ocupacionais são muito frequentes, e entre os trabalhadores da enfermagem as patologias que acometem a coluna vertebral são as maiores causas de afastamento do trabalho. Estudos têm mostrado ser elevada a ocorrência de sintomas musculoesqueléticos em múltiplas regiões corporais entre a equipe de enfermagem. Este estudo surgiu da inquietação de uma professora do curso de Enfermagem que durante sua trajetória profissional verificou que entre os colegas de profissão, uma grande quantidade destes já haviam adoecidos com processos degenerativos, na coluna vertebral, e alguns já afastados de suas atividades. Com esse panorama da profissão questionou por que não consta na grade curricular da formação de técnicos e enfermeiros uma disciplina que prepare o estudante para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas a suas atividades laborais. Este estudo trata-se de um relato de experiência de 6 docentes do curso técnico em enfermagem e massoterapia do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, ao utilizar Metodologias Ativas (MA) no processo ensino aprendizagem do componente curricular de Fundamentos em enfermagem. A experiência ocorreu nos anos de 2014 a 2019, com participação de 117 estudantes. A metodologia usada estimulou o pensamento crítico e reflexivo, em relação as questões que envolvem a ergonomia, conseguiram contextualizar com situações vivenciadas em ambiente de trabalho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-12T14:28:25Z2019-12-12T14:28:25Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590porASSUNÇÃO, Rosana Claudia deCARDEAL, Adriane de LimaELER, Gabrielle JacklinFERREIRA, Tatiane Romanini RodriguesROECKER, SimoneFERNANDES, Juliana Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:18:28ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA |
title |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA |
spellingShingle |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de Enfermagem Ensino Ergonomia |
title_short |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA |
title_full |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA |
title_fullStr |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA |
title_full_unstemmed |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA |
title_sort |
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA |
author |
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de |
author_facet |
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de CARDEAL, Adriane de Lima ELER, Gabrielle Jacklin FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues ROECKER, Simone FERNANDES, Juliana Gomes |
author_role |
author |
author2 |
CARDEAL, Adriane de Lima ELER, Gabrielle Jacklin FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues ROECKER, Simone FERNANDES, Juliana Gomes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de CARDEAL, Adriane de Lima ELER, Gabrielle Jacklin FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues ROECKER, Simone FERNANDES, Juliana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino Ergonomia |
topic |
Enfermagem Ensino Ergonomia |
description |
As doenças ocupacionais são muito frequentes, e entre os trabalhadores da enfermagem as patologias que acometem a coluna vertebral são as maiores causas de afastamento do trabalho. Estudos têm mostrado ser elevada a ocorrência de sintomas musculoesqueléticos em múltiplas regiões corporais entre a equipe de enfermagem. Este estudo surgiu da inquietação de uma professora do curso de Enfermagem que durante sua trajetória profissional verificou que entre os colegas de profissão, uma grande quantidade destes já haviam adoecidos com processos degenerativos, na coluna vertebral, e alguns já afastados de suas atividades. Com esse panorama da profissão questionou por que não consta na grade curricular da formação de técnicos e enfermeiros uma disciplina que prepare o estudante para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas a suas atividades laborais. Este estudo trata-se de um relato de experiência de 6 docentes do curso técnico em enfermagem e massoterapia do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, ao utilizar Metodologias Ativas (MA) no processo ensino aprendizagem do componente curricular de Fundamentos em enfermagem. A experiência ocorreu nos anos de 2014 a 2019, com participação de 117 estudantes. A metodologia usada estimulou o pensamento crítico e reflexivo, em relação as questões que envolvem a ergonomia, conseguiram contextualizar com situações vivenciadas em ambiente de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T14:28:25Z 2019-12-12T14:28:25Z 2019-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771936608354304 |