A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IORI, Daltro Moreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SIQUEIRA, Valéria Maria Carvalho, ALMEIDA, Caroline Rodrigues de, LABEGALINI, Célia Maria Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3672
Resumo: A saúde materno-infantil é uma das primeiras áreas de atenção à saúde no país, e suas ações como a imunização e a amamentação ainda precisam ser fortalecidas. A adesão a essas ações, usualmente, dependem da mãe, e é sabido que ambas impactam positivamente no crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Diante desse contexto, compreender os fatores que levam a não adesão das mães pode contribuir para alterar a realidade, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), devido a proximidade desse ponto de atenção a mulher e sua família desde a gestação. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os fatores extrínsecos e intrínsecos que influenciam na adesão vacinal e no aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa a ser realizada com gestantes e as puérperas que frequentam uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Maringá-PR. O estudo seguirá todos os preceitos éticos da resolução 466/2012 e será realizado por meio de uma entrevista individual utilizando um roteiro semi-estruturado, composto por questões de caracterização e sobre os conhecimentos acerca da vacinação e do aleitamento materno. Os dados serão coletados e analisados por análise temática de conteúdo, organizado em três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Espera-se identificar os fatores influentes na adesão ao aleitamento e a vacinação na perspectiva das mães, os quais poderão subsidiar as ações dos profissionais de saúde da APS.
id UNICESU -1_588c8ed6bb785da780a719a1feede933
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3672
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNOVacinaçãoAmamentaçãoAtenção Primária à SaúdeA saúde materno-infantil é uma das primeiras áreas de atenção à saúde no país, e suas ações como a imunização e a amamentação ainda precisam ser fortalecidas. A adesão a essas ações, usualmente, dependem da mãe, e é sabido que ambas impactam positivamente no crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Diante desse contexto, compreender os fatores que levam a não adesão das mães pode contribuir para alterar a realidade, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), devido a proximidade desse ponto de atenção a mulher e sua família desde a gestação. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os fatores extrínsecos e intrínsecos que influenciam na adesão vacinal e no aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa a ser realizada com gestantes e as puérperas que frequentam uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Maringá-PR. O estudo seguirá todos os preceitos éticos da resolução 466/2012 e será realizado por meio de uma entrevista individual utilizando um roteiro semi-estruturado, composto por questões de caracterização e sobre os conhecimentos acerca da vacinação e do aleitamento materno. Os dados serão coletados e analisados por análise temática de conteúdo, organizado em três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Espera-se identificar os fatores influentes na adesão ao aleitamento e a vacinação na perspectiva das mães, os quais poderão subsidiar as ações dos profissionais de saúde da APS.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-17T20:41:18Z2019-12-17T20:41:18Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3672porIORI, Daltro MoreiraSIQUEIRA, Valéria Maria CarvalhoALMEIDA, Caroline Rodrigues deLABEGALINI, Célia Maria Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:20:40ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
title A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
IORI, Daltro Moreira
Vacinação
Amamentação
Atenção Primária à Saúde
title_short A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
title_full A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
title_sort A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
author IORI, Daltro Moreira
author_facet IORI, Daltro Moreira
SIQUEIRA, Valéria Maria Carvalho
ALMEIDA, Caroline Rodrigues de
LABEGALINI, Célia Maria Gomes
author_role author
author2 SIQUEIRA, Valéria Maria Carvalho
ALMEIDA, Caroline Rodrigues de
LABEGALINI, Célia Maria Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv IORI, Daltro Moreira
SIQUEIRA, Valéria Maria Carvalho
ALMEIDA, Caroline Rodrigues de
LABEGALINI, Célia Maria Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Vacinação
Amamentação
Atenção Primária à Saúde
topic Vacinação
Amamentação
Atenção Primária à Saúde
description A saúde materno-infantil é uma das primeiras áreas de atenção à saúde no país, e suas ações como a imunização e a amamentação ainda precisam ser fortalecidas. A adesão a essas ações, usualmente, dependem da mãe, e é sabido que ambas impactam positivamente no crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Diante desse contexto, compreender os fatores que levam a não adesão das mães pode contribuir para alterar a realidade, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), devido a proximidade desse ponto de atenção a mulher e sua família desde a gestação. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os fatores extrínsecos e intrínsecos que influenciam na adesão vacinal e no aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa a ser realizada com gestantes e as puérperas que frequentam uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Maringá-PR. O estudo seguirá todos os preceitos éticos da resolução 466/2012 e será realizado por meio de uma entrevista individual utilizando um roteiro semi-estruturado, composto por questões de caracterização e sobre os conhecimentos acerca da vacinação e do aleitamento materno. Os dados serão coletados e analisados por análise temática de conteúdo, organizado em três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Espera-se identificar os fatores influentes na adesão ao aleitamento e a vacinação na perspectiva das mães, os quais poderão subsidiar as ações dos profissionais de saúde da APS.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T20:41:18Z
2019-12-17T20:41:18Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3672
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771946615963648