A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Eliane da Rocha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FRIZZARINI, Silvia Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2939
Resumo: Nesta proposta de pesquisa tem-se por objetivo investigar as potencialidades da Etnomatemática como recurso metodológico no contexto da Educação a Distância. Para tanto, será utilizado o Painel de Sensibilização proposto por Teresa Vergani. Cada fase do Painel será embasada de acordo com os pressupostos defendidos por pesquisadores renomados da área. O objeto da pesquisa são os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Unicesumar. Inicialmente, será realizado um mapeamento dos alunos do curso quanto à região geográfica para que possam ser realizadas análises sobre as principais culturas de cada uma delas. Estas análises serão nortes para as atividades etnomatemáticas a serem desenvolvidas e propostas para o curso e serão propostas ao curso para que possam ser utilizadas em projetos futuros. Com esta pesquisa espera-se contribuir para a formação inicial do acadêmico envolvido e, também, investigar os enfrentamentos da Etnomatemática na Educação a Distância.
id UNICESU -1_5cf570630884e411188c7a63aafec516
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2939
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMARCurso de licenciatura em matemática da UnicesumarEducação matemáticaEnsino de matemática a distânciaEtnomatemáticaNesta proposta de pesquisa tem-se por objetivo investigar as potencialidades da Etnomatemática como recurso metodológico no contexto da Educação a Distância. Para tanto, será utilizado o Painel de Sensibilização proposto por Teresa Vergani. Cada fase do Painel será embasada de acordo com os pressupostos defendidos por pesquisadores renomados da área. O objeto da pesquisa são os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Unicesumar. Inicialmente, será realizado um mapeamento dos alunos do curso quanto à região geográfica para que possam ser realizadas análises sobre as principais culturas de cada uma delas. Estas análises serão nortes para as atividades etnomatemáticas a serem desenvolvidas e propostas para o curso e serão propostas ao curso para que possam ser utilizadas em projetos futuros. Com esta pesquisa espera-se contribuir para a formação inicial do acadêmico envolvido e, também, investigar os enfrentamentos da Etnomatemática na Educação a Distância.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-20T19:45:54Z2019-11-20T19:45:54Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2939porRODRIGUES, Eliane da RochaFRIZZARINI, Silvia Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:52:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
title A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
spellingShingle A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
RODRIGUES, Eliane da Rocha
Curso de licenciatura em matemática da Unicesumar
Educação matemática
Ensino de matemática a distância
Etnomatemática
title_short A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
title_full A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
title_fullStr A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
title_full_unstemmed A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
title_sort A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICESUMAR
author RODRIGUES, Eliane da Rocha
author_facet RODRIGUES, Eliane da Rocha
FRIZZARINI, Silvia Teresinha
author_role author
author2 FRIZZARINI, Silvia Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Eliane da Rocha
FRIZZARINI, Silvia Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de licenciatura em matemática da Unicesumar
Educação matemática
Ensino de matemática a distância
Etnomatemática
topic Curso de licenciatura em matemática da Unicesumar
Educação matemática
Ensino de matemática a distância
Etnomatemática
description Nesta proposta de pesquisa tem-se por objetivo investigar as potencialidades da Etnomatemática como recurso metodológico no contexto da Educação a Distância. Para tanto, será utilizado o Painel de Sensibilização proposto por Teresa Vergani. Cada fase do Painel será embasada de acordo com os pressupostos defendidos por pesquisadores renomados da área. O objeto da pesquisa são os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Unicesumar. Inicialmente, será realizado um mapeamento dos alunos do curso quanto à região geográfica para que possam ser realizadas análises sobre as principais culturas de cada uma delas. Estas análises serão nortes para as atividades etnomatemáticas a serem desenvolvidas e propostas para o curso e serão propostas ao curso para que possam ser utilizadas em projetos futuros. Com esta pesquisa espera-se contribuir para a formação inicial do acadêmico envolvido e, também, investigar os enfrentamentos da Etnomatemática na Educação a Distância.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-20T19:45:54Z
2019-11-20T19:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2939
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771957576728576