A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores críticos no ensino fundamental das escolas públicas, estabelecendo um caminho adequado para levar o sujeito a ser um leitor crítico através da leitura diversificada. Para tanto, houve pesquisa de campo em uma escola pública de Brasília, bem como pesquisa exploratória e bibliográfica de conteúdos e pesquisas que relatam o ser como leitor desde seus primeiros anos de vida, de sua inicial trajetória escolar até a sua formação. Por meio da análise dos resultados da pesquisa de campo foi possível definir que, embora haja interesse dos docentes em intensificar o trabalho com a literatura, a gramática se sobrepõe substancialmente aos estudos literários. Os estudos bibliográficos demonstraram que há solução para melhorar esse contexto, portanto, serão levantadas estratégias para melhoria da qualidade da prática pedagógica na formação do leitor crítico. |
id |
UNICESU -1_5e70c2bd2a7843e47d6f562baea24b74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1644 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLARLeitor críticoliteraturaformaçãofamíliaescolaA presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores críticos no ensino fundamental das escolas públicas, estabelecendo um caminho adequado para levar o sujeito a ser um leitor crítico através da leitura diversificada. Para tanto, houve pesquisa de campo em uma escola pública de Brasília, bem como pesquisa exploratória e bibliográfica de conteúdos e pesquisas que relatam o ser como leitor desde seus primeiros anos de vida, de sua inicial trajetória escolar até a sua formação. Por meio da análise dos resultados da pesquisa de campo foi possível definir que, embora haja interesse dos docentes em intensificar o trabalho com a literatura, a gramática se sobrepõe substancialmente aos estudos literários. Os estudos bibliográficos demonstraram que há solução para melhorar esse contexto, portanto, serão levantadas estratégias para melhoria da qualidade da prática pedagógica na formação do leitor crítico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T18:19:43Z2019-08-14T18:19:43Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991978-85-459-0773-2http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644porPAIVA, Euda Márcia DiasSILVA, Ivan Vieira daDIAS, José Francisco de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:52ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR |
title |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR PAIVA, Euda Márcia Dias Leitor crítico literatura formação família escola |
title_short |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR |
title_full |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR |
author |
PAIVA, Euda Márcia Dias |
author_facet |
PAIVA, Euda Márcia Dias SILVA, Ivan Vieira da DIAS, José Francisco de Assis |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Ivan Vieira da DIAS, José Francisco de Assis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAIVA, Euda Márcia Dias SILVA, Ivan Vieira da DIAS, José Francisco de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitor crítico literatura formação família escola |
topic |
Leitor crítico literatura formação família escola |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores críticos no ensino fundamental das escolas públicas, estabelecendo um caminho adequado para levar o sujeito a ser um leitor crítico através da leitura diversificada. Para tanto, houve pesquisa de campo em uma escola pública de Brasília, bem como pesquisa exploratória e bibliográfica de conteúdos e pesquisas que relatam o ser como leitor desde seus primeiros anos de vida, de sua inicial trajetória escolar até a sua formação. Por meio da análise dos resultados da pesquisa de campo foi possível definir que, embora haja interesse dos docentes em intensificar o trabalho com a literatura, a gramática se sobrepõe substancialmente aos estudos literários. Os estudos bibliográficos demonstraram que há solução para melhorar esse contexto, portanto, serão levantadas estratégias para melhoria da qualidade da prática pedagógica na formação do leitor crítico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T18:19:43Z 2019-08-14T18:19:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2594-4991 978-85-459-0773-2 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644 |
identifier_str_mv |
2594-4991 978-85-459-0773-2 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771966816780288 |