A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Euda Márcia Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Ivan Vieira da, DIAS, José Francisco de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores críticos no ensino fundamental das escolas públicas, estabelecendo um caminho adequado para levar o sujeito a ser um leitor crítico através da leitura diversificada. Para tanto, houve pesquisa de campo em uma escola pública de Brasília, bem como pesquisa exploratória e bibliográfica de conteúdos e pesquisas que relatam o ser como leitor desde seus primeiros anos de vida, de sua inicial trajetória escolar até a sua formação. Por meio da análise dos resultados da pesquisa de campo foi possível definir que, embora haja interesse dos docentes em intensificar o trabalho com a literatura, a gramática se sobrepõe substancialmente aos estudos literários. Os estudos bibliográficos demonstraram que há solução para melhorar esse contexto, portanto, serão levantadas estratégias para melhoria da qualidade da prática pedagógica na formação do leitor crítico.
id UNICESU -1_5e70c2bd2a7843e47d6f562baea24b74
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1644
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLARLeitor críticoliteraturaformaçãofamíliaescolaA presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores críticos no ensino fundamental das escolas públicas, estabelecendo um caminho adequado para levar o sujeito a ser um leitor crítico através da leitura diversificada. Para tanto, houve pesquisa de campo em uma escola pública de Brasília, bem como pesquisa exploratória e bibliográfica de conteúdos e pesquisas que relatam o ser como leitor desde seus primeiros anos de vida, de sua inicial trajetória escolar até a sua formação. Por meio da análise dos resultados da pesquisa de campo foi possível definir que, embora haja interesse dos docentes em intensificar o trabalho com a literatura, a gramática se sobrepõe substancialmente aos estudos literários. Os estudos bibliográficos demonstraram que há solução para melhorar esse contexto, portanto, serão levantadas estratégias para melhoria da qualidade da prática pedagógica na formação do leitor crítico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T18:19:43Z2019-08-14T18:19:43Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991978-85-459-0773-2http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644porPAIVA, Euda Márcia DiasSILVA, Ivan Vieira daDIAS, José Francisco de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
title A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
spellingShingle A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
PAIVA, Euda Márcia Dias
Leitor crítico
literatura
formação
família
escola
title_short A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
title_full A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
title_fullStr A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
title_sort A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
author PAIVA, Euda Márcia Dias
author_facet PAIVA, Euda Márcia Dias
SILVA, Ivan Vieira da
DIAS, José Francisco de Assis
author_role author
author2 SILVA, Ivan Vieira da
DIAS, José Francisco de Assis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Euda Márcia Dias
SILVA, Ivan Vieira da
DIAS, José Francisco de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Leitor crítico
literatura
formação
família
escola
topic Leitor crítico
literatura
formação
família
escola
description A presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores críticos no ensino fundamental das escolas públicas, estabelecendo um caminho adequado para levar o sujeito a ser um leitor crítico através da leitura diversificada. Para tanto, houve pesquisa de campo em uma escola pública de Brasília, bem como pesquisa exploratória e bibliográfica de conteúdos e pesquisas que relatam o ser como leitor desde seus primeiros anos de vida, de sua inicial trajetória escolar até a sua formação. Por meio da análise dos resultados da pesquisa de campo foi possível definir que, embora haja interesse dos docentes em intensificar o trabalho com a literatura, a gramática se sobrepõe substancialmente aos estudos literários. Os estudos bibliográficos demonstraram que há solução para melhorar esse contexto, portanto, serão levantadas estratégias para melhoria da qualidade da prática pedagógica na formação do leitor crítico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T18:19:43Z
2019-08-14T18:19:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
978-85-459-0773-2
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644
identifier_str_mv 2594-4991
978-85-459-0773-2
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966816780288