A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAN, Sara Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GREGOLETI, Anelisa Mota, ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de, SILVA, Heloísa Raquel da, MORO, Nathália, DANTAS, Rodrigo Perles
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4099
Resumo: Antes do desenvolvimento de uma área obstétrica e ginecológica a saúde da mulher era cuidada por profissionais da conhecida vulgarmente como medicina “popular”. O ofício da parturição e suas atuantes, as parteiras, estudavam e gerenciavam o campo da saúde feminina sendo as protagonistas no acompanhamento das mulheres gestantes. O presente trabalho adentrará, brevemente, no campo do ofício da parturição, tratando das incumbências das parteiras - que auxiliavam nos atendimentos e tratamentos de patologias referentes ao gênero – e a atuação delas em determinadas camadas da sociedade. Isto posto, através do documento serão brevemente citadas as possíveis patologias durante a prenhez, e as interferências destas na saúde da mulher. Não obstante, serão expostos a visão acerca do funcionamento do corpo da mulher durante a gestação e porque esta também era chamada de “doença dos nove meses”. Tendo em vista o recorte temporal estudado como de transição, serão perceptíveis alterações e incorporações de conhecimentos vindos do exterior, principalmente da medicina francesa, e também a permanência de teorias médicas tradicionais.
id UNICESU -1_5ff37e83270f400cf3f5b0576e472fe3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4099
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIXGinecologiaHistória das ciências da saúdeParteirasAntes do desenvolvimento de uma área obstétrica e ginecológica a saúde da mulher era cuidada por profissionais da conhecida vulgarmente como medicina “popular”. O ofício da parturição e suas atuantes, as parteiras, estudavam e gerenciavam o campo da saúde feminina sendo as protagonistas no acompanhamento das mulheres gestantes. O presente trabalho adentrará, brevemente, no campo do ofício da parturição, tratando das incumbências das parteiras - que auxiliavam nos atendimentos e tratamentos de patologias referentes ao gênero – e a atuação delas em determinadas camadas da sociedade. Isto posto, através do documento serão brevemente citadas as possíveis patologias durante a prenhez, e as interferências destas na saúde da mulher. Não obstante, serão expostos a visão acerca do funcionamento do corpo da mulher durante a gestação e porque esta também era chamada de “doença dos nove meses”. Tendo em vista o recorte temporal estudado como de transição, serão perceptíveis alterações e incorporações de conhecimentos vindos do exterior, principalmente da medicina francesa, e também a permanência de teorias médicas tradicionais.UniCesumar2020-01-10T17:18:11Z2020-01-10T17:18:11Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4099otherZAN, Sara FernandaGREGOLETI, Anelisa MotaALMEIDA, Gabrielle Legnaghi deSILVA, Heloísa Raquel daMORO, NatháliaDANTAS, Rodrigo Perlesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:52.9Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
title A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
spellingShingle A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
ZAN, Sara Fernanda
Ginecologia
História das ciências da saúde
Parteiras
title_short A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
title_full A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
title_fullStr A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
title_full_unstemmed A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
title_sort A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
author ZAN, Sara Fernanda
author_facet ZAN, Sara Fernanda
GREGOLETI, Anelisa Mota
ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de
SILVA, Heloísa Raquel da
MORO, Nathália
DANTAS, Rodrigo Perles
author_role author
author2 GREGOLETI, Anelisa Mota
ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de
SILVA, Heloísa Raquel da
MORO, Nathália
DANTAS, Rodrigo Perles
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZAN, Sara Fernanda
GREGOLETI, Anelisa Mota
ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de
SILVA, Heloísa Raquel da
MORO, Nathália
DANTAS, Rodrigo Perles
dc.subject.por.fl_str_mv Ginecologia
História das ciências da saúde
Parteiras
topic Ginecologia
História das ciências da saúde
Parteiras
dc.description.none.fl_txt_mv Antes do desenvolvimento de uma área obstétrica e ginecológica a saúde da mulher era cuidada por profissionais da conhecida vulgarmente como medicina “popular”. O ofício da parturição e suas atuantes, as parteiras, estudavam e gerenciavam o campo da saúde feminina sendo as protagonistas no acompanhamento das mulheres gestantes. O presente trabalho adentrará, brevemente, no campo do ofício da parturição, tratando das incumbências das parteiras - que auxiliavam nos atendimentos e tratamentos de patologias referentes ao gênero – e a atuação delas em determinadas camadas da sociedade. Isto posto, através do documento serão brevemente citadas as possíveis patologias durante a prenhez, e as interferências destas na saúde da mulher. Não obstante, serão expostos a visão acerca do funcionamento do corpo da mulher durante a gestação e porque esta também era chamada de “doença dos nove meses”. Tendo em vista o recorte temporal estudado como de transição, serão perceptíveis alterações e incorporações de conhecimentos vindos do exterior, principalmente da medicina francesa, e também a permanência de teorias médicas tradicionais.
description Antes do desenvolvimento de uma área obstétrica e ginecológica a saúde da mulher era cuidada por profissionais da conhecida vulgarmente como medicina “popular”. O ofício da parturição e suas atuantes, as parteiras, estudavam e gerenciavam o campo da saúde feminina sendo as protagonistas no acompanhamento das mulheres gestantes. O presente trabalho adentrará, brevemente, no campo do ofício da parturição, tratando das incumbências das parteiras - que auxiliavam nos atendimentos e tratamentos de patologias referentes ao gênero – e a atuação delas em determinadas camadas da sociedade. Isto posto, através do documento serão brevemente citadas as possíveis patologias durante a prenhez, e as interferências destas na saúde da mulher. Não obstante, serão expostos a visão acerca do funcionamento do corpo da mulher durante a gestação e porque esta também era chamada de “doença dos nove meses”. Tendo em vista o recorte temporal estudado como de transição, serão perceptíveis alterações e incorporações de conhecimentos vindos do exterior, principalmente da medicina francesa, e também a permanência de teorias médicas tradicionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-10T17:18:11Z
2020-01-10T17:18:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4099
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4099
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948584431190016