Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8936 |
Resumo: | Nesta dissertação considera-se que as transformações ocorridas na era contemporânea nos mais diversos campos: sócio-econômico-cultural e principalmente tecnológico, repercutiram na escola, enquanto uma organização educativa que não pode ficar alheia a essas mudanças. Isto porque a escola precisa acompanhar e adequar suas práticas metodológicas a fim de atender as necessidades do alunado já inserido nas mudanças tecnológicas. Assim, esta dissertação teve como objetivo propor estratégias para formação de professores da Educação Básica em TDIC para educação com a coparticipação/participação colaborativa entre os próprios professores de forma a possibilitar um melhor compartilhamento do conhecimento. A fundamentação teórica se fortaleceu na revisão sistemática da literatura sobre Educação, Tecnologias Digitais e Formação de Professores, com um recorte temporal compreendido entre 2005 a 2018. A metodologia estruturou-se em uma abordagem mista – quantitativa e qualitativa – resultantes de informações coletadas por meio de dados quantitativos, como documentos e questionário, e qualitativa por realizar uma revisão de literatura e uma análise dos registros em um diário de campo. Com o desenvolvimento desta dissertação, os resultados indicaram que é possível promover aos professores maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não substitui ou salva a educação, mas serve como um suporte que, quando utilizado adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. No entanto, faz-se necessário que os professores se sintam preparados em trabalhar com TDIC e, isto só é possível, quando lhes são oportunizados momentos de serem coparticipantes e participantes da ação, onde passam a experienciar as funções das ferramentas, aplicativos, softwares ou plataformas, reconhecendo suas possibilidades de inserção aos planos de ensino e as estratégias de ensino na sala de aula. |
id |
UNICESU -1_60121b71364dbcedb8c987bcdcd5e7f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8936 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDICCompartilhamento do conhecimentoEducação básicaFormação de professoresTecnologias digitaisNesta dissertação considera-se que as transformações ocorridas na era contemporânea nos mais diversos campos: sócio-econômico-cultural e principalmente tecnológico, repercutiram na escola, enquanto uma organização educativa que não pode ficar alheia a essas mudanças. Isto porque a escola precisa acompanhar e adequar suas práticas metodológicas a fim de atender as necessidades do alunado já inserido nas mudanças tecnológicas. Assim, esta dissertação teve como objetivo propor estratégias para formação de professores da Educação Básica em TDIC para educação com a coparticipação/participação colaborativa entre os próprios professores de forma a possibilitar um melhor compartilhamento do conhecimento. A fundamentação teórica se fortaleceu na revisão sistemática da literatura sobre Educação, Tecnologias Digitais e Formação de Professores, com um recorte temporal compreendido entre 2005 a 2018. A metodologia estruturou-se em uma abordagem mista – quantitativa e qualitativa – resultantes de informações coletadas por meio de dados quantitativos, como documentos e questionário, e qualitativa por realizar uma revisão de literatura e uma análise dos registros em um diário de campo. Com o desenvolvimento desta dissertação, os resultados indicaram que é possível promover aos professores maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não substitui ou salva a educação, mas serve como um suporte que, quando utilizado adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. No entanto, faz-se necessário que os professores se sintam preparados em trabalhar com TDIC e, isto só é possível, quando lhes são oportunizados momentos de serem coparticipantes e participantes da ação, onde passam a experienciar as funções das ferramentas, aplicativos, softwares ou plataformas, reconhecendo suas possibilidades de inserção aos planos de ensino e as estratégias de ensino na sala de aula.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARFORNO, Letícia Fleig DalALMEIDA, Iara Carnevale deRODRIGUES , Telma Cristina2021-03-18T18:05:12Z2021-03-18T18:05:12Z2019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-19T17:13:46ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC |
title |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC |
spellingShingle |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC RODRIGUES , Telma Cristina Compartilhamento do conhecimento Educação básica Formação de professores Tecnologias digitais |
title_short |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC |
title_full |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC |
title_fullStr |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC |
title_full_unstemmed |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC |
title_sort |
Compartilhamento de informações no processo de Formação de professores da educação básica sobre o uso das TDIC |
author |
RODRIGUES , Telma Cristina |
author_facet |
RODRIGUES , Telma Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FORNO, Letícia Fleig Dal ALMEIDA, Iara Carnevale de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES , Telma Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compartilhamento do conhecimento Educação básica Formação de professores Tecnologias digitais |
topic |
Compartilhamento do conhecimento Educação básica Formação de professores Tecnologias digitais |
description |
Nesta dissertação considera-se que as transformações ocorridas na era contemporânea nos mais diversos campos: sócio-econômico-cultural e principalmente tecnológico, repercutiram na escola, enquanto uma organização educativa que não pode ficar alheia a essas mudanças. Isto porque a escola precisa acompanhar e adequar suas práticas metodológicas a fim de atender as necessidades do alunado já inserido nas mudanças tecnológicas. Assim, esta dissertação teve como objetivo propor estratégias para formação de professores da Educação Básica em TDIC para educação com a coparticipação/participação colaborativa entre os próprios professores de forma a possibilitar um melhor compartilhamento do conhecimento. A fundamentação teórica se fortaleceu na revisão sistemática da literatura sobre Educação, Tecnologias Digitais e Formação de Professores, com um recorte temporal compreendido entre 2005 a 2018. A metodologia estruturou-se em uma abordagem mista – quantitativa e qualitativa – resultantes de informações coletadas por meio de dados quantitativos, como documentos e questionário, e qualitativa por realizar uma revisão de literatura e uma análise dos registros em um diário de campo. Com o desenvolvimento desta dissertação, os resultados indicaram que é possível promover aos professores maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não substitui ou salva a educação, mas serve como um suporte que, quando utilizado adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. No entanto, faz-se necessário que os professores se sintam preparados em trabalhar com TDIC e, isto só é possível, quando lhes são oportunizados momentos de serem coparticipantes e participantes da ação, onde passam a experienciar as funções das ferramentas, aplicativos, softwares ou plataformas, reconhecendo suas possibilidades de inserção aos planos de ensino e as estratégias de ensino na sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 2021-03-18T18:05:12Z 2021-03-18T18:05:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8936 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771939466772480 |