COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Telma Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FORNO, Letícia Fleig Dal, ALMEIDA, Iara Carnevale de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298
Resumo: Entendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados.
id UNICESU -1_23d86edeab5d04b5ad73b082c51df7e7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3298
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDICBrainstormingFormação continuadaTecnologias na educaçãoEntendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados.UniCesumar2019-12-04T20:42:58Z2019-12-04T20:42:58Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298otherRODRIGUES, Telma CristinaFORNO, Letícia Fleig DalALMEIDA, Iara Carnevale dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:09Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:17.218Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
title COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
spellingShingle COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
RODRIGUES, Telma Cristina
Brainstorming
Formação continuada
Tecnologias na educação
title_short COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
title_full COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
title_fullStr COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
title_full_unstemmed COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
title_sort COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
author RODRIGUES, Telma Cristina
author_facet RODRIGUES, Telma Cristina
FORNO, Letícia Fleig Dal
ALMEIDA, Iara Carnevale de
author_role author
author2 FORNO, Letícia Fleig Dal
ALMEIDA, Iara Carnevale de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Telma Cristina
FORNO, Letícia Fleig Dal
ALMEIDA, Iara Carnevale de
dc.subject.por.fl_str_mv Brainstorming
Formação continuada
Tecnologias na educação
topic Brainstorming
Formação continuada
Tecnologias na educação
dc.description.none.fl_txt_mv Entendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados.
description Entendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T20:42:58Z
2019-12-04T20:42:58Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948629989720064