COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298 |
Resumo: | Entendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados. |
id |
UNICESU -1_23d86edeab5d04b5ad73b082c51df7e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3298 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDICBrainstormingFormação continuadaTecnologias na educaçãoEntendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados.UniCesumar2019-12-04T20:42:58Z2019-12-04T20:42:58Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298otherRODRIGUES, Telma CristinaFORNO, Letícia Fleig DalALMEIDA, Iara Carnevale dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:09Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:17.218Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC |
title |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC |
spellingShingle |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC RODRIGUES, Telma Cristina Brainstorming Formação continuada Tecnologias na educação |
title_short |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC |
title_full |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC |
title_fullStr |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC |
title_full_unstemmed |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC |
title_sort |
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DAS TDIC |
author |
RODRIGUES, Telma Cristina |
author_facet |
RODRIGUES, Telma Cristina FORNO, Letícia Fleig Dal ALMEIDA, Iara Carnevale de |
author_role |
author |
author2 |
FORNO, Letícia Fleig Dal ALMEIDA, Iara Carnevale de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Telma Cristina FORNO, Letícia Fleig Dal ALMEIDA, Iara Carnevale de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brainstorming Formação continuada Tecnologias na educação |
topic |
Brainstorming Formação continuada Tecnologias na educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Entendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados. |
description |
Entendendo a necessidade de compartilhar o conhecimento e as práticas docentes no processo de formação dos professores da Educação Básica, essa pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades dos mesmos quanto ao uso das TDIC em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma oficina com dezoito professores que atuam em diversas modalidades e disciplinas da Rede Estadual de Ensino do Núcleo Regional de Maringá, onde aplicou- se a técnica do brainstorming que permitiu detectar as reais dificuldades e/ou necessidades que os mesmos se deparam no dia a dia de sua prática docente. Os resultados atingidos permitem promover a estes maior autonomia para integrar as TDIC como meios auxiliares no processo ensino e aprendizagem, compreendendo que a tecnologia não veio substituir ou salvar a educação, mas sim, como um suporte que, quando bem utilizada adequadamente, surte efeitos significativos no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, bem como ter uma percepção das ansiedades destes educadores, permitindo uma construção e disseminação do conhecimento de um nível muito enriquecedor, permitindo que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias sem serem discriminados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04T20:42:58Z 2019-12-04T20:42:58Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948629989720064 |