O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3309 |
Resumo: | A internacionalização de empresas pode gerar benefícios ao mesmo tempo em que pode trazer incertezas e complexidades. Tais questões são tratadas nas teorias de estratégias de internacionalização como a do modelo de Upssala e fenômeno Born Global. A primeira afirma que as empresas se internacionalizam em etapas e para países de menor distância psíquica. A segunda representa empresas que se internacionalizam rapidamente, logo após a sua fundação. Um levantamento bibliográfico sobre tais abordagens mostrou uma carência de estudos sobre empresas não americanas e de países emergentes. Dessa forma, analisar a internacionalização de empresas brasileiras se mostra relevante. No Brasil, um dos setores de maior importância econômica é o cafeeiro o qual, em 2018, ocupou a primeira colocação mundial tanto na produção quanto na exportação de café. Diante o exposto, a presente pesquisa do tipo qualitativa e descritiva consiste em um estudo de caso que busca analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira exportadora de cafés especiais. A partir de entrevista semi estruturada com um dos fundadores da empresa identificou- se que a exportadora apresenta internacionalização tipicamente de uma Born Global. |
id |
UNICESU-1_0d1b1631c4d43c29a8569dbd81bb7172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3309 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAISBorn globalExportaçãoModelo de UppsalaA internacionalização de empresas pode gerar benefícios ao mesmo tempo em que pode trazer incertezas e complexidades. Tais questões são tratadas nas teorias de estratégias de internacionalização como a do modelo de Upssala e fenômeno Born Global. A primeira afirma que as empresas se internacionalizam em etapas e para países de menor distância psíquica. A segunda representa empresas que se internacionalizam rapidamente, logo após a sua fundação. Um levantamento bibliográfico sobre tais abordagens mostrou uma carência de estudos sobre empresas não americanas e de países emergentes. Dessa forma, analisar a internacionalização de empresas brasileiras se mostra relevante. No Brasil, um dos setores de maior importância econômica é o cafeeiro o qual, em 2018, ocupou a primeira colocação mundial tanto na produção quanto na exportação de café. Diante o exposto, a presente pesquisa do tipo qualitativa e descritiva consiste em um estudo de caso que busca analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira exportadora de cafés especiais. A partir de entrevista semi estruturada com um dos fundadores da empresa identificou- se que a exportadora apresenta internacionalização tipicamente de uma Born Global.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-05T12:30:21Z2019-12-05T12:30:21Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3309porSOUZA, Mariana Augusta deVERDU, Fabiane Cortezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T11:49:44Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3309Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T11:49:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS |
title |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS |
spellingShingle |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS SOUZA, Mariana Augusta de Born global Exportação Modelo de Uppsala |
title_short |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS |
title_full |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS |
title_fullStr |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS |
title_sort |
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS |
author |
SOUZA, Mariana Augusta de |
author_facet |
SOUZA, Mariana Augusta de VERDU, Fabiane Cortez |
author_role |
author |
author2 |
VERDU, Fabiane Cortez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Mariana Augusta de VERDU, Fabiane Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Born global Exportação Modelo de Uppsala |
topic |
Born global Exportação Modelo de Uppsala |
description |
A internacionalização de empresas pode gerar benefícios ao mesmo tempo em que pode trazer incertezas e complexidades. Tais questões são tratadas nas teorias de estratégias de internacionalização como a do modelo de Upssala e fenômeno Born Global. A primeira afirma que as empresas se internacionalizam em etapas e para países de menor distância psíquica. A segunda representa empresas que se internacionalizam rapidamente, logo após a sua fundação. Um levantamento bibliográfico sobre tais abordagens mostrou uma carência de estudos sobre empresas não americanas e de países emergentes. Dessa forma, analisar a internacionalização de empresas brasileiras se mostra relevante. No Brasil, um dos setores de maior importância econômica é o cafeeiro o qual, em 2018, ocupou a primeira colocação mundial tanto na produção quanto na exportação de café. Diante o exposto, a presente pesquisa do tipo qualitativa e descritiva consiste em um estudo de caso que busca analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira exportadora de cafés especiais. A partir de entrevista semi estruturada com um dos fundadores da empresa identificou- se que a exportadora apresenta internacionalização tipicamente de uma Born Global. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05T12:30:21Z 2019-12-05T12:30:21Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3309 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098719213518848 |