FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Rôsaliny Nazário
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6379
Resumo: As micro e pequenas empresas (MPEs) desempenham uma função importante no crescimento socioeconômico do país, entretanto os pequenos empreendimentos possuem um elevado índice de mortalidade precoce, o que chama a atenção de muitos pesquisadores. O objetivo desta pesquisa centra-se em demonstrar as principais causas da mortalidade das MPEs nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Triângulo Crajubar) no Estado do Ceará. Para tanto, os dados foram obtidos a partir de um questionário elaborado para uma amostra com 66 microempresários que encerraram as suas atividades. Após o levantamento dos dados utilizou-se de análise tabular, gráfica e descritiva para identificar quais os fatores relacionados aos empresários são relevantes para a descontinuidade de suas MPEs. Os resultados apontam a falta de conhecimentos gerenciais, ocasionado pela inexperiência do empresário bem como a ausência de auxílio profissional, como responsável pelo insucesso dessas empresas. A falta de capital de giro também foi apontada como uma das causas da mortalidade, já que os empresários enfrentaram dificuldades para administrar o fluxo de caixa. Foi possível observar que a maioria dos empreendedores iniciou suas atividades sem sequer conhecer o mercado que pretendia atuar, e, portanto, tomam decisões baseadas apenas no senso comum.
id UNICESU -1_6510fadcb1fe1417c4da4c99718a0344
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6379
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSEMicro e pequenas empresasMortalidade empresarialTriângulo crajubarAs micro e pequenas empresas (MPEs) desempenham uma função importante no crescimento socioeconômico do país, entretanto os pequenos empreendimentos possuem um elevado índice de mortalidade precoce, o que chama a atenção de muitos pesquisadores. O objetivo desta pesquisa centra-se em demonstrar as principais causas da mortalidade das MPEs nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Triângulo Crajubar) no Estado do Ceará. Para tanto, os dados foram obtidos a partir de um questionário elaborado para uma amostra com 66 microempresários que encerraram as suas atividades. Após o levantamento dos dados utilizou-se de análise tabular, gráfica e descritiva para identificar quais os fatores relacionados aos empresários são relevantes para a descontinuidade de suas MPEs. Os resultados apontam a falta de conhecimentos gerenciais, ocasionado pela inexperiência do empresário bem como a ausência de auxílio profissional, como responsável pelo insucesso dessas empresas. A falta de capital de giro também foi apontada como uma das causas da mortalidade, já que os empresários enfrentaram dificuldades para administrar o fluxo de caixa. Foi possível observar que a maioria dos empreendedores iniciou suas atividades sem sequer conhecer o mercado que pretendia atuar, e, portanto, tomam decisões baseadas apenas no senso comum.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-10T18:15:07Z2011-10-252020-12-10T18:15:07Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6379porPEREIRA, Rôsaliny NazárioPAIVA, Maria Jeanne Gonzaga deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-11T06:02:05ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
title FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
spellingShingle FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
PEREIRA, Rôsaliny Nazário
Micro e pequenas empresas
Mortalidade empresarial
Triângulo crajubar
title_short FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
title_full FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
title_fullStr FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
title_full_unstemmed FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
title_sort FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
author PEREIRA, Rôsaliny Nazário
author_facet PEREIRA, Rôsaliny Nazário
PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
author_role author
author2 PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Rôsaliny Nazário
PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
dc.subject.por.fl_str_mv Micro e pequenas empresas
Mortalidade empresarial
Triângulo crajubar
topic Micro e pequenas empresas
Mortalidade empresarial
Triângulo crajubar
description As micro e pequenas empresas (MPEs) desempenham uma função importante no crescimento socioeconômico do país, entretanto os pequenos empreendimentos possuem um elevado índice de mortalidade precoce, o que chama a atenção de muitos pesquisadores. O objetivo desta pesquisa centra-se em demonstrar as principais causas da mortalidade das MPEs nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Triângulo Crajubar) no Estado do Ceará. Para tanto, os dados foram obtidos a partir de um questionário elaborado para uma amostra com 66 microempresários que encerraram as suas atividades. Após o levantamento dos dados utilizou-se de análise tabular, gráfica e descritiva para identificar quais os fatores relacionados aos empresários são relevantes para a descontinuidade de suas MPEs. Os resultados apontam a falta de conhecimentos gerenciais, ocasionado pela inexperiência do empresário bem como a ausência de auxílio profissional, como responsável pelo insucesso dessas empresas. A falta de capital de giro também foi apontada como uma das causas da mortalidade, já que os empresários enfrentaram dificuldades para administrar o fluxo de caixa. Foi possível observar que a maioria dos empreendedores iniciou suas atividades sem sequer conhecer o mercado que pretendia atuar, e, portanto, tomam decisões baseadas apenas no senso comum.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-10T18:15:07Z
2020-12-10T18:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6379
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771936138592256