DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THOMAZINI, Maria Clara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CARDIN, Valéria Silva Galdino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3321
Resumo: Este projeto teve por objetivo analisar a responsabilidade estatal frente ao abandono afetivo do idoso, uma vez que a sociedade, inúmeras vezes, ainda ignora a importância social deste cidadão. As famílias possuem um grande papel nesse reconhecimento, porém, o Estado é o responsável por garantir que estes cidadãos tenham a sua dignidade humana respeitada. Para tanto, a presente pesquisa fundamentou- se no método teórico e realizou a revisão bibliográfica de livros, artigos científicos, legislação e doutrina aplicável ao caso. Ainda, com o fim de conhecer a fundo a realidade vivenciada pelos idosos e conhecer os danos causados pelo abandono afetivo, realizou- se uma entrevista com a psicóloga responsável pelo Lar dos Velhinhos, localizado no município de Maringá/PR. Como resultado, verificou- se que o Estado, assim como a família e a sociedade, são responsáveis por garantir a dignidade da pessoa humana, de forma que é fundamental que este crie políticas públicas que coíbam tal prática e que venham a amparar a pessoa idosa vítima de abandono familiar.
id UNICESU -1_678b4da2c73c610eef0844627c263775
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3321
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSAAbandono afetivoPolíticas públicasResponsabilidade estatalEste projeto teve por objetivo analisar a responsabilidade estatal frente ao abandono afetivo do idoso, uma vez que a sociedade, inúmeras vezes, ainda ignora a importância social deste cidadão. As famílias possuem um grande papel nesse reconhecimento, porém, o Estado é o responsável por garantir que estes cidadãos tenham a sua dignidade humana respeitada. Para tanto, a presente pesquisa fundamentou- se no método teórico e realizou a revisão bibliográfica de livros, artigos científicos, legislação e doutrina aplicável ao caso. Ainda, com o fim de conhecer a fundo a realidade vivenciada pelos idosos e conhecer os danos causados pelo abandono afetivo, realizou- se uma entrevista com a psicóloga responsável pelo Lar dos Velhinhos, localizado no município de Maringá/PR. Como resultado, verificou- se que o Estado, assim como a família e a sociedade, são responsáveis por garantir a dignidade da pessoa humana, de forma que é fundamental que este crie políticas públicas que coíbam tal prática e que venham a amparar a pessoa idosa vítima de abandono familiar.UniCesumar2019-12-06T12:06:34Z2019-12-06T12:06:34Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3321otherTHOMAZINI, Maria ClaraCARDIN, Valéria Silva Galdinoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:11:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:11:13.377Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
title DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
spellingShingle DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
THOMAZINI, Maria Clara
Abandono afetivo
Políticas públicas
Responsabilidade estatal
title_short DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
title_full DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
title_fullStr DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
title_full_unstemmed DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
title_sort DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA
author THOMAZINI, Maria Clara
author_facet THOMAZINI, Maria Clara
CARDIN, Valéria Silva Galdino
author_role author
author2 CARDIN, Valéria Silva Galdino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv THOMAZINI, Maria Clara
CARDIN, Valéria Silva Galdino
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono afetivo
Políticas públicas
Responsabilidade estatal
topic Abandono afetivo
Políticas públicas
Responsabilidade estatal
dc.description.none.fl_txt_mv Este projeto teve por objetivo analisar a responsabilidade estatal frente ao abandono afetivo do idoso, uma vez que a sociedade, inúmeras vezes, ainda ignora a importância social deste cidadão. As famílias possuem um grande papel nesse reconhecimento, porém, o Estado é o responsável por garantir que estes cidadãos tenham a sua dignidade humana respeitada. Para tanto, a presente pesquisa fundamentou- se no método teórico e realizou a revisão bibliográfica de livros, artigos científicos, legislação e doutrina aplicável ao caso. Ainda, com o fim de conhecer a fundo a realidade vivenciada pelos idosos e conhecer os danos causados pelo abandono afetivo, realizou- se uma entrevista com a psicóloga responsável pelo Lar dos Velhinhos, localizado no município de Maringá/PR. Como resultado, verificou- se que o Estado, assim como a família e a sociedade, são responsáveis por garantir a dignidade da pessoa humana, de forma que é fundamental que este crie políticas públicas que coíbam tal prática e que venham a amparar a pessoa idosa vítima de abandono familiar.
description Este projeto teve por objetivo analisar a responsabilidade estatal frente ao abandono afetivo do idoso, uma vez que a sociedade, inúmeras vezes, ainda ignora a importância social deste cidadão. As famílias possuem um grande papel nesse reconhecimento, porém, o Estado é o responsável por garantir que estes cidadãos tenham a sua dignidade humana respeitada. Para tanto, a presente pesquisa fundamentou- se no método teórico e realizou a revisão bibliográfica de livros, artigos científicos, legislação e doutrina aplicável ao caso. Ainda, com o fim de conhecer a fundo a realidade vivenciada pelos idosos e conhecer os danos causados pelo abandono afetivo, realizou- se uma entrevista com a psicóloga responsável pelo Lar dos Velhinhos, localizado no município de Maringá/PR. Como resultado, verificou- se que o Estado, assim como a família e a sociedade, são responsáveis por garantir a dignidade da pessoa humana, de forma que é fundamental que este crie políticas públicas que coíbam tal prática e que venham a amparar a pessoa idosa vítima de abandono familiar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T12:06:34Z
2019-12-06T12:06:34Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3321
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3321
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948642564243456