AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5631 |
Resumo: | A Educação Permanente é conceituada por Tavares (2006) como um processo educativo contínuo, de revitalização e superação pessoal e profissional, de modo individual e coletivo, com objetivo de qualificação, reafirmação ou reformulação de valores. A educação permanente é importante para os profissionais de enfermagem, pois ela tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde (Pease; Morais; Crivellaro, 2009). No entanto, Ricaldoni e Sena (2006) ressalta que a insuficiente capacitação para realizar ações assistenciais faz com que os enfermeiros centralizem o processo de trabalho de maneira pouco sistematizada, o que gera fragmentação na organização do processo. Objetivo: Identificar as necessidades de educação permanente na equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 51 profissionais da enfermagem entre auxiliares e técnicos de enfermagem de uma Instituição de Assistência ao portador de transtornos mentais de um município da região noroeste do Paraná. Os dados foram coletados durante o período de outubro de 2008 a abril de 2009. O instrumento semi-estruturado foi composto por 6 questões fechadas e 10 questões abertas, a primeira parte composta por dados de identificação e a segunda parte por dados referentes às necessidades de educação permanente em cinco temáticas: 1) necessidade de educação permanente referente às técnicas de enfermagem; 2) necessidade de educação permanente referente à trabalho em equipe; 3) necessidade de educação permanente referente à relação interpessoal; 4) necessidade de educação permanente a motivação no ambiente de trabalho; 5) necessidade de educação permanente em ampliar conhecimentos em outras áreas. Resultados: Dentre as necessidades de educação permanente identificadas entre a equipe de enfermagem está: Categorias -1) Dificuldade de trabalho em equipe. 2) dificuldade de relacionamento com o cliente. 3) desvalorização politico-institucional. 4) necessidade de conhecimento técnico sobre a farmacologia dos medicamentos para transtornos mentais, sondagem, urgência e emergência. Conclusão: Frente às necessidades de educação permanente identificadas, sugere-se a implantação da educação permanente no contexto dos Serviços de Saúde como ferramenta apropriada para melhorar o processo de trabalho com vistas à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. |
id |
UNICESU -1_6ad7e8580bb227566dbe8c3a6d2b07e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5631 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEMAções educativasEducação permanenteEquipe de enfermagemA Educação Permanente é conceituada por Tavares (2006) como um processo educativo contínuo, de revitalização e superação pessoal e profissional, de modo individual e coletivo, com objetivo de qualificação, reafirmação ou reformulação de valores. A educação permanente é importante para os profissionais de enfermagem, pois ela tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde (Pease; Morais; Crivellaro, 2009). No entanto, Ricaldoni e Sena (2006) ressalta que a insuficiente capacitação para realizar ações assistenciais faz com que os enfermeiros centralizem o processo de trabalho de maneira pouco sistematizada, o que gera fragmentação na organização do processo. Objetivo: Identificar as necessidades de educação permanente na equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 51 profissionais da enfermagem entre auxiliares e técnicos de enfermagem de uma Instituição de Assistência ao portador de transtornos mentais de um município da região noroeste do Paraná. Os dados foram coletados durante o período de outubro de 2008 a abril de 2009. O instrumento semi-estruturado foi composto por 6 questões fechadas e 10 questões abertas, a primeira parte composta por dados de identificação e a segunda parte por dados referentes às necessidades de educação permanente em cinco temáticas: 1) necessidade de educação permanente referente às técnicas de enfermagem; 2) necessidade de educação permanente referente à trabalho em equipe; 3) necessidade de educação permanente referente à relação interpessoal; 4) necessidade de educação permanente a motivação no ambiente de trabalho; 5) necessidade de educação permanente em ampliar conhecimentos em outras áreas. Resultados: Dentre as necessidades de educação permanente identificadas entre a equipe de enfermagem está: Categorias -1) Dificuldade de trabalho em equipe. 2) dificuldade de relacionamento com o cliente. 3) desvalorização politico-institucional. 4) necessidade de conhecimento técnico sobre a farmacologia dos medicamentos para transtornos mentais, sondagem, urgência e emergência. Conclusão: Frente às necessidades de educação permanente identificadas, sugere-se a implantação da educação permanente no contexto dos Serviços de Saúde como ferramenta apropriada para melhorar o processo de trabalho com vistas à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem.UniCesumar2020-04-14T20:23:01Z2020-04-14T20:23:01Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5631otherFERREIRA, Daiane de OliveiraBRITO, Jacqueline Patrícia Barboza dePRADO, Maria Fernanda doreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:59Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:28.427Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
title |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FERREIRA, Daiane de Oliveira Ações educativas Educação permanente Equipe de enfermagem |
title_short |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
title_full |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
title_sort |
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EFEITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
author |
FERREIRA, Daiane de Oliveira |
author_facet |
FERREIRA, Daiane de Oliveira BRITO, Jacqueline Patrícia Barboza de PRADO, Maria Fernanda do |
author_role |
author |
author2 |
BRITO, Jacqueline Patrícia Barboza de PRADO, Maria Fernanda do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Daiane de Oliveira BRITO, Jacqueline Patrícia Barboza de PRADO, Maria Fernanda do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações educativas Educação permanente Equipe de enfermagem |
topic |
Ações educativas Educação permanente Equipe de enfermagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Educação Permanente é conceituada por Tavares (2006) como um processo educativo contínuo, de revitalização e superação pessoal e profissional, de modo individual e coletivo, com objetivo de qualificação, reafirmação ou reformulação de valores. A educação permanente é importante para os profissionais de enfermagem, pois ela tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde (Pease; Morais; Crivellaro, 2009). No entanto, Ricaldoni e Sena (2006) ressalta que a insuficiente capacitação para realizar ações assistenciais faz com que os enfermeiros centralizem o processo de trabalho de maneira pouco sistematizada, o que gera fragmentação na organização do processo. Objetivo: Identificar as necessidades de educação permanente na equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 51 profissionais da enfermagem entre auxiliares e técnicos de enfermagem de uma Instituição de Assistência ao portador de transtornos mentais de um município da região noroeste do Paraná. Os dados foram coletados durante o período de outubro de 2008 a abril de 2009. O instrumento semi-estruturado foi composto por 6 questões fechadas e 10 questões abertas, a primeira parte composta por dados de identificação e a segunda parte por dados referentes às necessidades de educação permanente em cinco temáticas: 1) necessidade de educação permanente referente às técnicas de enfermagem; 2) necessidade de educação permanente referente à trabalho em equipe; 3) necessidade de educação permanente referente à relação interpessoal; 4) necessidade de educação permanente a motivação no ambiente de trabalho; 5) necessidade de educação permanente em ampliar conhecimentos em outras áreas. Resultados: Dentre as necessidades de educação permanente identificadas entre a equipe de enfermagem está: Categorias -1) Dificuldade de trabalho em equipe. 2) dificuldade de relacionamento com o cliente. 3) desvalorização politico-institucional. 4) necessidade de conhecimento técnico sobre a farmacologia dos medicamentos para transtornos mentais, sondagem, urgência e emergência. Conclusão: Frente às necessidades de educação permanente identificadas, sugere-se a implantação da educação permanente no contexto dos Serviços de Saúde como ferramenta apropriada para melhorar o processo de trabalho com vistas à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. |
description |
A Educação Permanente é conceituada por Tavares (2006) como um processo educativo contínuo, de revitalização e superação pessoal e profissional, de modo individual e coletivo, com objetivo de qualificação, reafirmação ou reformulação de valores. A educação permanente é importante para os profissionais de enfermagem, pois ela tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde (Pease; Morais; Crivellaro, 2009). No entanto, Ricaldoni e Sena (2006) ressalta que a insuficiente capacitação para realizar ações assistenciais faz com que os enfermeiros centralizem o processo de trabalho de maneira pouco sistematizada, o que gera fragmentação na organização do processo. Objetivo: Identificar as necessidades de educação permanente na equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 51 profissionais da enfermagem entre auxiliares e técnicos de enfermagem de uma Instituição de Assistência ao portador de transtornos mentais de um município da região noroeste do Paraná. Os dados foram coletados durante o período de outubro de 2008 a abril de 2009. O instrumento semi-estruturado foi composto por 6 questões fechadas e 10 questões abertas, a primeira parte composta por dados de identificação e a segunda parte por dados referentes às necessidades de educação permanente em cinco temáticas: 1) necessidade de educação permanente referente às técnicas de enfermagem; 2) necessidade de educação permanente referente à trabalho em equipe; 3) necessidade de educação permanente referente à relação interpessoal; 4) necessidade de educação permanente a motivação no ambiente de trabalho; 5) necessidade de educação permanente em ampliar conhecimentos em outras áreas. Resultados: Dentre as necessidades de educação permanente identificadas entre a equipe de enfermagem está: Categorias -1) Dificuldade de trabalho em equipe. 2) dificuldade de relacionamento com o cliente. 3) desvalorização politico-institucional. 4) necessidade de conhecimento técnico sobre a farmacologia dos medicamentos para transtornos mentais, sondagem, urgência e emergência. Conclusão: Frente às necessidades de educação permanente identificadas, sugere-se a implantação da educação permanente no contexto dos Serviços de Saúde como ferramenta apropriada para melhorar o processo de trabalho com vistas à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-04-14T20:23:01Z 2020-04-14T20:23:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-61091-05-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5631 |
identifier_str_mv |
978-85-61091-05-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948632002985984 |