PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1152 |
Resumo: | As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos. |
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As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos. |
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