PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Vieira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias Junior, Jonson Rodrigues, Milaneze-Guitierre, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1152
Resumo: As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos.
id UNICESU -1_6c364c4a7ff26b3b4d26145e8197f2c5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1152
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROSMaterial didáticoaprendizagemdispositivos pedagógicosdinâmicaAs espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos.Unicesumar2019-08-06T13:16:10Z2019-08-06T13:16:10Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1152otherSilva, Matheus Vieira daFarias Junior, Jonson RodriguesMilaneze-Guitierre, Maria Auxiliadorareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:22.788Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
title PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
spellingShingle PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
Silva, Matheus Vieira da
Material didático
aprendizagem
dispositivos pedagógicos
dinâmica
title_short PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
title_full PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
title_fullStr PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
title_full_unstemmed PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
title_sort PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
author Silva, Matheus Vieira da
author_facet Silva, Matheus Vieira da
Farias Junior, Jonson Rodrigues
Milaneze-Guitierre, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Farias Junior, Jonson Rodrigues
Milaneze-Guitierre, Maria Auxiliadora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Vieira da
Farias Junior, Jonson Rodrigues
Milaneze-Guitierre, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
aprendizagem
dispositivos pedagógicos
dinâmica
topic Material didático
aprendizagem
dispositivos pedagógicos
dinâmica
dc.description.none.fl_txt_mv As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos.
description As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T13:16:10Z
2019-08-06T13:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1152
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1152
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948597809971200