PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1152 |
Resumo: | As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos. |
id |
UNICESU-1_c32ed9c784e0251fd0288a5df5b27b2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1152 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROSMaterial didáticoaprendizagemdispositivos pedagógicosdinâmicaAs espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-06T13:16:10Z2019-08-06T13:16:10Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1152porSILVA, Matheus Vieira daFARIAS JUNIOR, Jonson RodriguesGUITIERRE, Maria Auxiliadora Milanezeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:13:44Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1152Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:13:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS |
title |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS |
spellingShingle |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS SILVA, Matheus Vieira da Material didático aprendizagem dispositivos pedagógicos dinâmica |
title_short |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS |
title_full |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS |
title_fullStr |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS |
title_sort |
PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS |
author |
SILVA, Matheus Vieira da |
author_facet |
SILVA, Matheus Vieira da FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze |
author_role |
author |
author2 |
FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Matheus Vieira da FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático aprendizagem dispositivos pedagógicos dinâmica |
topic |
Material didático aprendizagem dispositivos pedagógicos dinâmica |
description |
As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-06T13:16:10Z 2019-08-06T13:16:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1152 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822705475077013504 |