INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMPLICIO, Gabriela de Andrade
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FERRARI, Ariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1846
Resumo: RNAs não codificadores ou micro-RNAs (miRNAs) são moléculas simples, capazes de regular a expressão gênica em seus níveis proteicos, e estão relacionados com a modulação do epigenoma no câncer. São também biomarcadores patológicos, pois estão expressos em diferentes tipos de doenças e em diferentes tipos de câncer. Alguns compostos como os flavonoides, por exemplo, podem atuar sobre diversos estágios do metabolismo da doença, devido suas propriedades características. Desta forma, este trabalho tem por finalidade investigar a associação entre os flavonoides e miRNAs no câncer, demonstrando a relação dos polifenóis flavonoides advindos da dieta à modulação da carcinogênese, através de um estudo de revisão bibliográfica a partir de artigos encontrados nas bases de dados online PubMed, Scielo, NCBI, Science Direct e BVS que abrangem o período de 2000 a 2017. Foram encontrados estudos atuais que corroboram com os achados na literatura a respeito da associação benéfica dos flavonoides ao câncer. Concluiu-se então que os polifenóis flavonoides advindos da dieta e miRNAs possuem relação com o processo carcinogênico, como também para o seu tratamento. Os flavonoides também são capazes de influenciar na expressão de miRNAs e em genes tumorais, além de auxiliar no combate ao surgimento do câncer e também de seu controle, devido suas propriedades quimiopreventiva, antioxidante, antitumoral e antiproliferativa.
id UNICESU -1_6d48e3e484d37faf528cb6d30d14a144
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1846
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESEProcessos epigenéticoscarcinogêneseflavonoidesmicro-RNAsRNAs não codificadores ou micro-RNAs (miRNAs) são moléculas simples, capazes de regular a expressão gênica em seus níveis proteicos, e estão relacionados com a modulação do epigenoma no câncer. São também biomarcadores patológicos, pois estão expressos em diferentes tipos de doenças e em diferentes tipos de câncer. Alguns compostos como os flavonoides, por exemplo, podem atuar sobre diversos estágios do metabolismo da doença, devido suas propriedades características. Desta forma, este trabalho tem por finalidade investigar a associação entre os flavonoides e miRNAs no câncer, demonstrando a relação dos polifenóis flavonoides advindos da dieta à modulação da carcinogênese, através de um estudo de revisão bibliográfica a partir de artigos encontrados nas bases de dados online PubMed, Scielo, NCBI, Science Direct e BVS que abrangem o período de 2000 a 2017. Foram encontrados estudos atuais que corroboram com os achados na literatura a respeito da associação benéfica dos flavonoides ao câncer. Concluiu-se então que os polifenóis flavonoides advindos da dieta e miRNAs possuem relação com o processo carcinogênico, como também para o seu tratamento. Os flavonoides também são capazes de influenciar na expressão de miRNAs e em genes tumorais, além de auxiliar no combate ao surgimento do câncer e também de seu controle, devido suas propriedades quimiopreventiva, antioxidante, antitumoral e antiproliferativa.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T17:19:28Z2019-08-19T17:19:28Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1846porSIMPLICIO, Gabriela de AndradeFERRARI, Arianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:30:29ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
title INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
spellingShingle INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
SIMPLICIO, Gabriela de Andrade
Processos epigenéticos
carcinogênese
flavonoides
micro-RNAs
title_short INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
title_full INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
title_fullStr INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
title_sort INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
author SIMPLICIO, Gabriela de Andrade
author_facet SIMPLICIO, Gabriela de Andrade
FERRARI, Ariana
author_role author
author2 FERRARI, Ariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMPLICIO, Gabriela de Andrade
FERRARI, Ariana
dc.subject.por.fl_str_mv Processos epigenéticos
carcinogênese
flavonoides
micro-RNAs
topic Processos epigenéticos
carcinogênese
flavonoides
micro-RNAs
description RNAs não codificadores ou micro-RNAs (miRNAs) são moléculas simples, capazes de regular a expressão gênica em seus níveis proteicos, e estão relacionados com a modulação do epigenoma no câncer. São também biomarcadores patológicos, pois estão expressos em diferentes tipos de doenças e em diferentes tipos de câncer. Alguns compostos como os flavonoides, por exemplo, podem atuar sobre diversos estágios do metabolismo da doença, devido suas propriedades características. Desta forma, este trabalho tem por finalidade investigar a associação entre os flavonoides e miRNAs no câncer, demonstrando a relação dos polifenóis flavonoides advindos da dieta à modulação da carcinogênese, através de um estudo de revisão bibliográfica a partir de artigos encontrados nas bases de dados online PubMed, Scielo, NCBI, Science Direct e BVS que abrangem o período de 2000 a 2017. Foram encontrados estudos atuais que corroboram com os achados na literatura a respeito da associação benéfica dos flavonoides ao câncer. Concluiu-se então que os polifenóis flavonoides advindos da dieta e miRNAs possuem relação com o processo carcinogênico, como também para o seu tratamento. Os flavonoides também são capazes de influenciar na expressão de miRNAs e em genes tumorais, além de auxiliar no combate ao surgimento do câncer e também de seu controle, devido suas propriedades quimiopreventiva, antioxidante, antitumoral e antiproliferativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T17:19:28Z
2019-08-19T17:19:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1846
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928966332416