APLICAÇÃO DE VÍDEO GAME EM IDOSOS SEDENTÁRIOS PARA GANHO DE FORÇA MUSCULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONTRERAS, Karoline Assis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: UDAGAWA, Manami, NONINO, Fabiana, BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1790
Resumo: De acordo com os dados do IBGE, a população idosa no Brasil aumentará em torno de 20% da sua população entre os anos de 2010 à 2050. Isso se dá pelo aumento da expectativa de vida da população, porém com o passar dos anos as mesmas vão apresentando alterações celulares, moleculares, funcionais e consequentemente diminui a sua capacidade funcional. De acordo com a OMS, para se ter um envelhecimento saudável é necessário um estilo de vida ativo, com práticas de exercícios e mais uma alimentação balanceada. Devido as alterações neuromusculares, a força muscular é fator que tem um importante decréscimo principalmente das fibras musculares do tipo II e diminuição da sua área transversa. Visto que nos dias atuais há um grande número de adeptos idosos com tecnologia, o projeto será realizado com a amostra de 20 idosos com mais de 60 anos e sedentários. Será realizado uma avaliação nesses indivíduos e posteriormente os vídeo-games (Nintendo WI) serão instalados nas casas dessa população por 2 meses para que eles realizem exercícios físicos todos os dias através desta aplicação. Após o término deste prazo os idosos irão passar por uma reavaliação para analisar se houve um aumento de força muscular. Portanto, o projeto tem em vista realizar uma aproximação do idoso com a tecnologia, estimular a prática de exercícios físicos para que tenha uma melhora na qualidade funcional, força muscular, coordenação e equilíbrio do idoso, logo uma melhora na qualidade de vida.
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