APLICAÇÃO DE VÍDEO GAME EM IDOSOS SEDENTÁRIOS PARA GANHO DE FORÇA MUSCULAR
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1790 |
Resumo: | De acordo com os dados do IBGE, a população idosa no Brasil aumentará em torno de 20% da sua população entre os anos de 2010 à 2050. Isso se dá pelo aumento da expectativa de vida da população, porém com o passar dos anos as mesmas vão apresentando alterações celulares, moleculares, funcionais e consequentemente diminui a sua capacidade funcional. De acordo com a OMS, para se ter um envelhecimento saudável é necessário um estilo de vida ativo, com práticas de exercícios e mais uma alimentação balanceada. Devido as alterações neuromusculares, a força muscular é fator que tem um importante decréscimo principalmente das fibras musculares do tipo II e diminuição da sua área transversa. Visto que nos dias atuais há um grande número de adeptos idosos com tecnologia, o projeto será realizado com a amostra de 20 idosos com mais de 60 anos e sedentários. Será realizado uma avaliação nesses indivíduos e posteriormente os vídeo-games (Nintendo WI) serão instalados nas casas dessa população por 2 meses para que eles realizem exercícios físicos todos os dias através desta aplicação. Após o término deste prazo os idosos irão passar por uma reavaliação para analisar se houve um aumento de força muscular. Portanto, o projeto tem em vista realizar uma aproximação do idoso com a tecnologia, estimular a prática de exercícios físicos para que tenha uma melhora na qualidade funcional, força muscular, coordenação e equilíbrio do idoso, logo uma melhora na qualidade de vida. |
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De acordo com os dados do IBGE, a população idosa no Brasil aumentará em torno de 20% da sua população entre os anos de 2010 à 2050. Isso se dá pelo aumento da expectativa de vida da população, porém com o passar dos anos as mesmas vão apresentando alterações celulares, moleculares, funcionais e consequentemente diminui a sua capacidade funcional. De acordo com a OMS, para se ter um envelhecimento saudável é necessário um estilo de vida ativo, com práticas de exercícios e mais uma alimentação balanceada. Devido as alterações neuromusculares, a força muscular é fator que tem um importante decréscimo principalmente das fibras musculares do tipo II e diminuição da sua área transversa. Visto que nos dias atuais há um grande número de adeptos idosos com tecnologia, o projeto será realizado com a amostra de 20 idosos com mais de 60 anos e sedentários. Será realizado uma avaliação nesses indivíduos e posteriormente os vídeo-games (Nintendo WI) serão instalados nas casas dessa população por 2 meses para que eles realizem exercícios físicos todos os dias através desta aplicação. Após o término deste prazo os idosos irão passar por uma reavaliação para analisar se houve um aumento de força muscular. Portanto, o projeto tem em vista realizar uma aproximação do idoso com a tecnologia, estimular a prática de exercícios físicos para que tenha uma melhora na qualidade funcional, força muscular, coordenação e equilíbrio do idoso, logo uma melhora na qualidade de vida. |
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De acordo com os dados do IBGE, a população idosa no Brasil aumentará em torno de 20% da sua população entre os anos de 2010 à 2050. Isso se dá pelo aumento da expectativa de vida da população, porém com o passar dos anos as mesmas vão apresentando alterações celulares, moleculares, funcionais e consequentemente diminui a sua capacidade funcional. De acordo com a OMS, para se ter um envelhecimento saudável é necessário um estilo de vida ativo, com práticas de exercícios e mais uma alimentação balanceada. Devido as alterações neuromusculares, a força muscular é fator que tem um importante decréscimo principalmente das fibras musculares do tipo II e diminuição da sua área transversa. Visto que nos dias atuais há um grande número de adeptos idosos com tecnologia, o projeto será realizado com a amostra de 20 idosos com mais de 60 anos e sedentários. Será realizado uma avaliação nesses indivíduos e posteriormente os vídeo-games (Nintendo WI) serão instalados nas casas dessa população por 2 meses para que eles realizem exercícios físicos todos os dias através desta aplicação. Após o término deste prazo os idosos irão passar por uma reavaliação para analisar se houve um aumento de força muscular. Portanto, o projeto tem em vista realizar uma aproximação do idoso com a tecnologia, estimular a prática de exercícios físicos para que tenha uma melhora na qualidade funcional, força muscular, coordenação e equilíbrio do idoso, logo uma melhora na qualidade de vida. |
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