NÍVEL ATIVIDADE FÍSICA E MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO OU OBESIDADE PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FASSINA, Henoc
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes, BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3437
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar o impacto de 12 semanas de intervenções interdisciplinares nos parâmetros comportamentais de adolescentes ao longo do processo de tratamento. Trata-se de um estudo longitudinal quase-experimental constituída por uma amostra de 14 adolescentes (16 ± 1 anos) com sobrepeso ou obesidade, através de protocolo de intervenções interdisciplinares: atividades físicas (3x), aconselhamento nutricional (2x), aconselhamento psicológicos (1x), acompanhamento fisioterapia (3x) semanais. Os dados foram gerenciados mediante teste t para amostras pareadas (pré/pós programa) com nível de significância de 5%. Não se observou diferenças em relação as respostas do questionário CAPL-2 quanto nível de motivação para prática de atividade física (p<0,05). Em relação a avaliação do nível de atividade física através do questionário de Crocker et al. (1997), PAQ- C detectaram-se diferenças para o nível de frequência de prática de atividade física nas segundas-feiras, com valores pré-intervenção: 2,2 ± 1,4 e pós-intervenção: 2,8 ± 1,5 (p = 0,014); quartas-feiras pré-intervenção: 2,5 ± 1,7 e pós-intervenção: 2,9 ± 1,5 (p = 0,028). Identificou- se ainda tendências nas sextas-feiras: pré:1,9 ±1,2 e pós 1,9 ±1,5(p=0,07). Outra tendência a ser destacada refere- se a prática de atividades físicas nos finais de semana de forma ativa: pré 1,5 ±0,8 e pós: 1,9 ±1,0 (p=0,07). Os resultados obtidos indicam que o programa multidisciplinar para o tratamento da obesidade (PMTO) contribuíram para uma mudança comportamental dos participantes adolescentes, contudo se faz necessário um acompanhamento longitudinal dos jovens para afirmar que as mudanças observadas foram consolidadas como novos hábitos.
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Educação em saúde
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