ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Emanuela Biazoto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Rogério Aparecido Minini dos
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1864
Resumo: A banana verde cozida, conhecida popularmente como biomassa de banana verde, é um creme de banana não madura. O fruto ainda verde possui ação fisiológica, pois é rico em flavonóides, que são uma classe de metabólitos secundários, abundantemente distribuídos no reino vegetal, sendo formados pela combinação de derivados sintetizados a partir da fenilalanina e ácido acético. Os flavonóides possuem diversas ações farmacológicas, como atividade antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante e entre outras. Como existem poucos estudos nessa área, o objetivo desta pesquisa é analisar a presença do princípio ativo na biomassa da banana verde, relatando a presença do metabólito secundário da classe dos flavonóides, identificando esse princípio, permitindo compreender novas aplicações terapêuticas com o intuito de uma possível formulação nutracêutica para trazer melhorias ou auxiliar no tratamento de doenças. Foram utilizadas como amostras biomassa de banana verde integral embalada à vácuo adquiridas no comércio de Maringá. Foi realizado o método de maceração a frio para a extração do princípio ativo, utilizando os solventes hexano, acetato de etila e metanol. Os extratos foram secos sob pressão reduzida através de rotaevoporação. Os extratos secos foram analisados por cromatografia em camada delgada e a reação de Shinoda, para avaliar se há a presença de flavonóides nessas amostras. Por último foi realizada análise por CL-EM (Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas) para identificação da composição fitoquímica dos extratos. Foi observado no extrato obtido com acetato de etila a presença das moléculas de ácido ferúlico, rutina, ácido sinápico e Kaempferol 3-O-rutinose.
id UNICESU -1_6eb434bd0d4cb5e26619399ed1a78fb5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1864
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDEAmido ResistenteBanana verdeBiomassaFlavonóidesMusa sp.A banana verde cozida, conhecida popularmente como biomassa de banana verde, é um creme de banana não madura. O fruto ainda verde possui ação fisiológica, pois é rico em flavonóides, que são uma classe de metabólitos secundários, abundantemente distribuídos no reino vegetal, sendo formados pela combinação de derivados sintetizados a partir da fenilalanina e ácido acético. Os flavonóides possuem diversas ações farmacológicas, como atividade antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante e entre outras. Como existem poucos estudos nessa área, o objetivo desta pesquisa é analisar a presença do princípio ativo na biomassa da banana verde, relatando a presença do metabólito secundário da classe dos flavonóides, identificando esse princípio, permitindo compreender novas aplicações terapêuticas com o intuito de uma possível formulação nutracêutica para trazer melhorias ou auxiliar no tratamento de doenças. Foram utilizadas como amostras biomassa de banana verde integral embalada à vácuo adquiridas no comércio de Maringá. Foi realizado o método de maceração a frio para a extração do princípio ativo, utilizando os solventes hexano, acetato de etila e metanol. Os extratos foram secos sob pressão reduzida através de rotaevoporação. Os extratos secos foram analisados por cromatografia em camada delgada e a reação de Shinoda, para avaliar se há a presença de flavonóides nessas amostras. Por último foi realizada análise por CL-EM (Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas) para identificação da composição fitoquímica dos extratos. Foi observado no extrato obtido com acetato de etila a presença das moléculas de ácido ferúlico, rutina, ácido sinápico e Kaempferol 3-O-rutinose.Unicesumar2019-08-19T18:44:36Z2019-08-19T18:44:36Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1864otherGarcia, Emanuela BiazotoSantos, Rogério Aparecido Minini dosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:03Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:21.473Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
title ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
spellingShingle ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
Garcia, Emanuela Biazoto
Amido Resistente
Banana verde
Biomassa
Flavonóides
Musa sp.
title_short ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
title_full ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
title_fullStr ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
title_full_unstemmed ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
title_sort ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
author Garcia, Emanuela Biazoto
author_facet Garcia, Emanuela Biazoto
Santos, Rogério Aparecido Minini dos
author_role author
author2 Santos, Rogério Aparecido Minini dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Emanuela Biazoto
Santos, Rogério Aparecido Minini dos
dc.subject.por.fl_str_mv Amido Resistente
Banana verde
Biomassa
Flavonóides
Musa sp.
topic Amido Resistente
Banana verde
Biomassa
Flavonóides
Musa sp.
dc.description.none.fl_txt_mv A banana verde cozida, conhecida popularmente como biomassa de banana verde, é um creme de banana não madura. O fruto ainda verde possui ação fisiológica, pois é rico em flavonóides, que são uma classe de metabólitos secundários, abundantemente distribuídos no reino vegetal, sendo formados pela combinação de derivados sintetizados a partir da fenilalanina e ácido acético. Os flavonóides possuem diversas ações farmacológicas, como atividade antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante e entre outras. Como existem poucos estudos nessa área, o objetivo desta pesquisa é analisar a presença do princípio ativo na biomassa da banana verde, relatando a presença do metabólito secundário da classe dos flavonóides, identificando esse princípio, permitindo compreender novas aplicações terapêuticas com o intuito de uma possível formulação nutracêutica para trazer melhorias ou auxiliar no tratamento de doenças. Foram utilizadas como amostras biomassa de banana verde integral embalada à vácuo adquiridas no comércio de Maringá. Foi realizado o método de maceração a frio para a extração do princípio ativo, utilizando os solventes hexano, acetato de etila e metanol. Os extratos foram secos sob pressão reduzida através de rotaevoporação. Os extratos secos foram analisados por cromatografia em camada delgada e a reação de Shinoda, para avaliar se há a presença de flavonóides nessas amostras. Por último foi realizada análise por CL-EM (Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas) para identificação da composição fitoquímica dos extratos. Foi observado no extrato obtido com acetato de etila a presença das moléculas de ácido ferúlico, rutina, ácido sinápico e Kaempferol 3-O-rutinose.
description A banana verde cozida, conhecida popularmente como biomassa de banana verde, é um creme de banana não madura. O fruto ainda verde possui ação fisiológica, pois é rico em flavonóides, que são uma classe de metabólitos secundários, abundantemente distribuídos no reino vegetal, sendo formados pela combinação de derivados sintetizados a partir da fenilalanina e ácido acético. Os flavonóides possuem diversas ações farmacológicas, como atividade antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante e entre outras. Como existem poucos estudos nessa área, o objetivo desta pesquisa é analisar a presença do princípio ativo na biomassa da banana verde, relatando a presença do metabólito secundário da classe dos flavonóides, identificando esse princípio, permitindo compreender novas aplicações terapêuticas com o intuito de uma possível formulação nutracêutica para trazer melhorias ou auxiliar no tratamento de doenças. Foram utilizadas como amostras biomassa de banana verde integral embalada à vácuo adquiridas no comércio de Maringá. Foi realizado o método de maceração a frio para a extração do princípio ativo, utilizando os solventes hexano, acetato de etila e metanol. Os extratos foram secos sob pressão reduzida através de rotaevoporação. Os extratos secos foram analisados por cromatografia em camada delgada e a reação de Shinoda, para avaliar se há a presença de flavonóides nessas amostras. Por último foi realizada análise por CL-EM (Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas) para identificação da composição fitoquímica dos extratos. Foi observado no extrato obtido com acetato de etila a presença das moléculas de ácido ferúlico, rutina, ácido sinápico e Kaempferol 3-O-rutinose.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T18:44:36Z
2019-08-19T18:44:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1864
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1864
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948634375913472