POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Leonardo Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Valentim, Lucas Mateus Rebussi, Oliveira, Jussara Ricardo de, Bido, Graciene de Souza
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1283
Resumo: O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito alelopatico do extrato aquoso da crotalária sobre a germinação e crescimento inicial de milho e soja, verificando a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e raízes, além das respectivas biomassas, fresca e seca. Os experimentos serão conduzidos no laboratório de botânica do Centro Universitário Cesumar – Unicesumar, utilizando câmara de incubação à 25ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos serão constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso (0, 25, 50, 75 e 100%). Espera-se que a fração reduza a germinação e o crescimento inicial das plantas daninhas, constituindo-se em uma alternativa viável para diminuir o uso excessivo de herbicidas e impacto ambiental. Considerando a relevância da produção agrícola brasileira de milho e soja, e a necessidade de verificar possíveis interações em sistemas rotacionais, será investigada a atividade alelopática do extrato aquoso das folhas de Crotalaria spectabilis sobre estas culturas. Com o objetivo de interagir as culturas, faremos uma análise para saber se essa interação poderá caracterizar um meio alternativo de combate a plantas invasoras, e se os restos culturais melhoram solo.
id UNICESU -1_6f1f4985f9050ca5cb3112134f28f0d6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1283
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHOAlelopatiaCrotalaria spectabilisculturas agrícolasO objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito alelopatico do extrato aquoso da crotalária sobre a germinação e crescimento inicial de milho e soja, verificando a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e raízes, além das respectivas biomassas, fresca e seca. Os experimentos serão conduzidos no laboratório de botânica do Centro Universitário Cesumar – Unicesumar, utilizando câmara de incubação à 25ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos serão constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso (0, 25, 50, 75 e 100%). Espera-se que a fração reduza a germinação e o crescimento inicial das plantas daninhas, constituindo-se em uma alternativa viável para diminuir o uso excessivo de herbicidas e impacto ambiental. Considerando a relevância da produção agrícola brasileira de milho e soja, e a necessidade de verificar possíveis interações em sistemas rotacionais, será investigada a atividade alelopática do extrato aquoso das folhas de Crotalaria spectabilis sobre estas culturas. Com o objetivo de interagir as culturas, faremos uma análise para saber se essa interação poderá caracterizar um meio alternativo de combate a plantas invasoras, e se os restos culturais melhoram solo.Unicesumar2019-08-09T19:37:01Z2019-08-09T19:37:01Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1283otherMello, Leonardo Ferreira deValentim, Lucas Mateus RebussiOliveira, Jussara Ricardo deBido, Graciene de Souzareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:07.765Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
title POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
spellingShingle POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
Mello, Leonardo Ferreira de
Alelopatia
Crotalaria spectabilis
culturas agrícolas
title_short POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
title_full POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
title_fullStr POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
title_full_unstemmed POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
title_sort POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
author Mello, Leonardo Ferreira de
author_facet Mello, Leonardo Ferreira de
Valentim, Lucas Mateus Rebussi
Oliveira, Jussara Ricardo de
Bido, Graciene de Souza
author_role author
author2 Valentim, Lucas Mateus Rebussi
Oliveira, Jussara Ricardo de
Bido, Graciene de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Leonardo Ferreira de
Valentim, Lucas Mateus Rebussi
Oliveira, Jussara Ricardo de
Bido, Graciene de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Alelopatia
Crotalaria spectabilis
culturas agrícolas
topic Alelopatia
Crotalaria spectabilis
culturas agrícolas
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito alelopatico do extrato aquoso da crotalária sobre a germinação e crescimento inicial de milho e soja, verificando a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e raízes, além das respectivas biomassas, fresca e seca. Os experimentos serão conduzidos no laboratório de botânica do Centro Universitário Cesumar – Unicesumar, utilizando câmara de incubação à 25ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos serão constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso (0, 25, 50, 75 e 100%). Espera-se que a fração reduza a germinação e o crescimento inicial das plantas daninhas, constituindo-se em uma alternativa viável para diminuir o uso excessivo de herbicidas e impacto ambiental. Considerando a relevância da produção agrícola brasileira de milho e soja, e a necessidade de verificar possíveis interações em sistemas rotacionais, será investigada a atividade alelopática do extrato aquoso das folhas de Crotalaria spectabilis sobre estas culturas. Com o objetivo de interagir as culturas, faremos uma análise para saber se essa interação poderá caracterizar um meio alternativo de combate a plantas invasoras, e se os restos culturais melhoram solo.
description O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito alelopatico do extrato aquoso da crotalária sobre a germinação e crescimento inicial de milho e soja, verificando a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e raízes, além das respectivas biomassas, fresca e seca. Os experimentos serão conduzidos no laboratório de botânica do Centro Universitário Cesumar – Unicesumar, utilizando câmara de incubação à 25ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos serão constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso (0, 25, 50, 75 e 100%). Espera-se que a fração reduza a germinação e o crescimento inicial das plantas daninhas, constituindo-se em uma alternativa viável para diminuir o uso excessivo de herbicidas e impacto ambiental. Considerando a relevância da produção agrícola brasileira de milho e soja, e a necessidade de verificar possíveis interações em sistemas rotacionais, será investigada a atividade alelopática do extrato aquoso das folhas de Crotalaria spectabilis sobre estas culturas. Com o objetivo de interagir as culturas, faremos uma análise para saber se essa interação poderá caracterizar um meio alternativo de combate a plantas invasoras, e se os restos culturais melhoram solo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-09T19:37:01Z
2019-08-09T19:37:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1283
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1283
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948631909662720