A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2571 |
Resumo: | A literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança. |
id |
UNICESU -1_6fd6d6a89c7df05bdd5e2a2a99b156fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2571 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇAAprendizagemDesenvolvimento da criançaEva FurnariLiteratura infantilA literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T20:51:41Z2019-11-06T20:51:41Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2571porMORAES, Cláudio Ricardo ChavesMIRANDA, Ariane Camila Tagliacoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:27ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
title |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
spellingShingle |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA MORAES, Cláudio Ricardo Chaves Aprendizagem Desenvolvimento da criança Eva Furnari Literatura infantil |
title_short |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
title_full |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
title_fullStr |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
title_sort |
A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
author |
MORAES, Cláudio Ricardo Chaves |
author_facet |
MORAES, Cláudio Ricardo Chaves MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo |
author_role |
author |
author2 |
MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Cláudio Ricardo Chaves MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Desenvolvimento da criança Eva Furnari Literatura infantil |
topic |
Aprendizagem Desenvolvimento da criança Eva Furnari Literatura infantil |
description |
A literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-06T20:51:41Z 2019-11-06T20:51:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2571 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771961698680832 |