ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KLEINSCHMIDT, Fernanda Luisa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ROSA, Luíza Merigo Santa, AMARAL, Valéria do, CARDOSO, Bruna Muller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3797
Resumo: Tendo como justificativa que as feridas crônicas têm alta recorrência, afetando a qualidade de vida o projeto foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficácia do óleo de avestruz na nadadeira do Danio rerio durante a regeneração, comparando o tecido lesado tratado e não tratado. Dada a baixa capacidade regenerativa dos humanos,estudos realizam- se em organismos com maior capacidade regenerativa, reprodutora e que tenham homologia com os mamíferos, por exemplo o Danio rerio.Para o tratamento foram feitas duas rações, uma com óleo de avestruz e outra com óleo de soja (inerte), sendo balanceadas pelo Método de Goldfish. Os animais serão divididos em 2 grupos de 28 animais e receberão o tratamento, assim como a ração inerte, duas semanas antes do início experimental. Após esse período, serão subdividido em 8 aquários, onde terão suas nadadeiras caudais seccionadas e permanecerão nos aquários para ocorrer a regeneração. Em seguida, a coleta das caudas será realizada em intervalos de 1, 3, 6 e 9 dias após a secção, embebidas em parafina,cortadas a 5 μm de espessura com micrótomo, coradas com Hematoxilina- Eosina, observadas em um microscópio óptico e terão suas imagens analisadas pelo programa Image- Pro Plus 6; utilizando o software GraphPad Prism 5 (San Diego, CA, EUA). Espera- se, proporcionar uma alternativa barata com eficácia no tratamento de feridas, através de investigações sobre os mecanismos do óleo de avestruz.
id UNICESU -1_71dc5c2f1850a012b255af4b3a096aa5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3797
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?Ácido linoleicoÁcido oleicoCicatrizaçãoPeixe - zebraTratamento de feridasTendo como justificativa que as feridas crônicas têm alta recorrência, afetando a qualidade de vida o projeto foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficácia do óleo de avestruz na nadadeira do Danio rerio durante a regeneração, comparando o tecido lesado tratado e não tratado. Dada a baixa capacidade regenerativa dos humanos,estudos realizam- se em organismos com maior capacidade regenerativa, reprodutora e que tenham homologia com os mamíferos, por exemplo o Danio rerio.Para o tratamento foram feitas duas rações, uma com óleo de avestruz e outra com óleo de soja (inerte), sendo balanceadas pelo Método de Goldfish. Os animais serão divididos em 2 grupos de 28 animais e receberão o tratamento, assim como a ração inerte, duas semanas antes do início experimental. Após esse período, serão subdividido em 8 aquários, onde terão suas nadadeiras caudais seccionadas e permanecerão nos aquários para ocorrer a regeneração. Em seguida, a coleta das caudas será realizada em intervalos de 1, 3, 6 e 9 dias após a secção, embebidas em parafina,cortadas a 5 μm de espessura com micrótomo, coradas com Hematoxilina- Eosina, observadas em um microscópio óptico e terão suas imagens analisadas pelo programa Image- Pro Plus 6; utilizando o software GraphPad Prism 5 (San Diego, CA, EUA). Espera- se, proporcionar uma alternativa barata com eficácia no tratamento de feridas, através de investigações sobre os mecanismos do óleo de avestruz.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-06T12:44:27Z2020-01-06T12:44:27Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3797porKLEINSCHMIDT, Fernanda LuisaROSA, Luíza Merigo SantaAMARAL, Valéria doCARDOSO, Bruna Mullerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:23:18ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
title ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
spellingShingle ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
KLEINSCHMIDT, Fernanda Luisa
Ácido linoleico
Ácido oleico
Cicatrização
Peixe - zebra
Tratamento de feridas
title_short ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
title_full ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
title_fullStr ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
title_full_unstemmed ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
title_sort ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
author KLEINSCHMIDT, Fernanda Luisa
author_facet KLEINSCHMIDT, Fernanda Luisa
ROSA, Luíza Merigo Santa
AMARAL, Valéria do
CARDOSO, Bruna Muller
author_role author
author2 ROSA, Luíza Merigo Santa
AMARAL, Valéria do
CARDOSO, Bruna Muller
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KLEINSCHMIDT, Fernanda Luisa
ROSA, Luíza Merigo Santa
AMARAL, Valéria do
CARDOSO, Bruna Muller
dc.subject.por.fl_str_mv Ácido linoleico
Ácido oleico
Cicatrização
Peixe - zebra
Tratamento de feridas
topic Ácido linoleico
Ácido oleico
Cicatrização
Peixe - zebra
Tratamento de feridas
description Tendo como justificativa que as feridas crônicas têm alta recorrência, afetando a qualidade de vida o projeto foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficácia do óleo de avestruz na nadadeira do Danio rerio durante a regeneração, comparando o tecido lesado tratado e não tratado. Dada a baixa capacidade regenerativa dos humanos,estudos realizam- se em organismos com maior capacidade regenerativa, reprodutora e que tenham homologia com os mamíferos, por exemplo o Danio rerio.Para o tratamento foram feitas duas rações, uma com óleo de avestruz e outra com óleo de soja (inerte), sendo balanceadas pelo Método de Goldfish. Os animais serão divididos em 2 grupos de 28 animais e receberão o tratamento, assim como a ração inerte, duas semanas antes do início experimental. Após esse período, serão subdividido em 8 aquários, onde terão suas nadadeiras caudais seccionadas e permanecerão nos aquários para ocorrer a regeneração. Em seguida, a coleta das caudas será realizada em intervalos de 1, 3, 6 e 9 dias após a secção, embebidas em parafina,cortadas a 5 μm de espessura com micrótomo, coradas com Hematoxilina- Eosina, observadas em um microscópio óptico e terão suas imagens analisadas pelo programa Image- Pro Plus 6; utilizando o software GraphPad Prism 5 (San Diego, CA, EUA). Espera- se, proporcionar uma alternativa barata com eficácia no tratamento de feridas, através de investigações sobre os mecanismos do óleo de avestruz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T12:44:27Z
2020-01-06T12:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3797
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963625963520