PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Keila Vilhena de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NAKASUGI, Lydiana Pollis, SILVA, Wanda Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6275
Resumo: Os funcionários do período noturno têm os seus hábitos de vida, trocados, incluindo os alimentares, ocasionando ganho de peso corporal e maior suscetibilidade para desenvolver a obesidade, e consequentemente a ter disfunções metabólicas e alterações no comportamento alimentar, proporcionando risco para doenças crônicas degenerativas. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento alimentar associado ao período de trabalho de técnicos de enfermagem de um pronto atendimento em um hospital público de Maringá. Participaram 21 indivíduos com idade entre 20 e 60 anos de idade, com jornada de trabalho noturno. O estado nutricional foi avaliado através de entrevista semi-estruturada com questões fechadas, observação direta e coleta de dados como: peso corporal, estatura, circunferência da cintura e circunferência do quadril. Quanto aos resultados, houve prevalência na faixa etária entre os 30 aos 40 anos e com 15 anos ou mais de serviço na profissão. O tempo de serviço em plantão noturno variou entre 1 a 15 anos ou mais. As principais queixas citadas foram cansaço, dores musculares/articulares, ganho de peso e cefaléia. No Índice de Massa Corporal (IMC) observou-se que a maioria se encontra dentro dos padrões de normalidade. No padrão dos pontos de corte específicos a maior parte se encontra na classificação considerada como risco elevado. No recordatório alimentar, observou-se um elevado consumo de proteínas, consumo adequado de carboidratos e lipídeos, e baixo consumo de fibras. Conclui-se que o trabalho noturno expõe os profissionais a situações extremamente estressantes e desgastantes, interferindo diretamente na saúde e bem-estar dos profissionais de enfermagem.
id UNICESU -1_72cc2f44509c8cb7f77ee43f662e5b8f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6275
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNOComportamento alimentarPeríodo noturnoTécnicos de enfermagemOs funcionários do período noturno têm os seus hábitos de vida, trocados, incluindo os alimentares, ocasionando ganho de peso corporal e maior suscetibilidade para desenvolver a obesidade, e consequentemente a ter disfunções metabólicas e alterações no comportamento alimentar, proporcionando risco para doenças crônicas degenerativas. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento alimentar associado ao período de trabalho de técnicos de enfermagem de um pronto atendimento em um hospital público de Maringá. Participaram 21 indivíduos com idade entre 20 e 60 anos de idade, com jornada de trabalho noturno. O estado nutricional foi avaliado através de entrevista semi-estruturada com questões fechadas, observação direta e coleta de dados como: peso corporal, estatura, circunferência da cintura e circunferência do quadril. Quanto aos resultados, houve prevalência na faixa etária entre os 30 aos 40 anos e com 15 anos ou mais de serviço na profissão. O tempo de serviço em plantão noturno variou entre 1 a 15 anos ou mais. As principais queixas citadas foram cansaço, dores musculares/articulares, ganho de peso e cefaléia. No Índice de Massa Corporal (IMC) observou-se que a maioria se encontra dentro dos padrões de normalidade. No padrão dos pontos de corte específicos a maior parte se encontra na classificação considerada como risco elevado. No recordatório alimentar, observou-se um elevado consumo de proteínas, consumo adequado de carboidratos e lipídeos, e baixo consumo de fibras. Conclui-se que o trabalho noturno expõe os profissionais a situações extremamente estressantes e desgastantes, interferindo diretamente na saúde e bem-estar dos profissionais de enfermagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T18:58:45Z2020-10-06T18:58:45Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6275porPAIVA, Keila Vilhena deNAKASUGI, Lydiana PollisSILVA, Wanda Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:48ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
title PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
spellingShingle PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
PAIVA, Keila Vilhena de
Comportamento alimentar
Período noturno
Técnicos de enfermagem
title_short PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
title_full PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
title_fullStr PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
title_full_unstemmed PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
title_sort PERFIL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
author PAIVA, Keila Vilhena de
author_facet PAIVA, Keila Vilhena de
NAKASUGI, Lydiana Pollis
SILVA, Wanda Rodrigues da
author_role author
author2 NAKASUGI, Lydiana Pollis
SILVA, Wanda Rodrigues da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Keila Vilhena de
NAKASUGI, Lydiana Pollis
SILVA, Wanda Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento alimentar
Período noturno
Técnicos de enfermagem
topic Comportamento alimentar
Período noturno
Técnicos de enfermagem
description Os funcionários do período noturno têm os seus hábitos de vida, trocados, incluindo os alimentares, ocasionando ganho de peso corporal e maior suscetibilidade para desenvolver a obesidade, e consequentemente a ter disfunções metabólicas e alterações no comportamento alimentar, proporcionando risco para doenças crônicas degenerativas. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento alimentar associado ao período de trabalho de técnicos de enfermagem de um pronto atendimento em um hospital público de Maringá. Participaram 21 indivíduos com idade entre 20 e 60 anos de idade, com jornada de trabalho noturno. O estado nutricional foi avaliado através de entrevista semi-estruturada com questões fechadas, observação direta e coleta de dados como: peso corporal, estatura, circunferência da cintura e circunferência do quadril. Quanto aos resultados, houve prevalência na faixa etária entre os 30 aos 40 anos e com 15 anos ou mais de serviço na profissão. O tempo de serviço em plantão noturno variou entre 1 a 15 anos ou mais. As principais queixas citadas foram cansaço, dores musculares/articulares, ganho de peso e cefaléia. No Índice de Massa Corporal (IMC) observou-se que a maioria se encontra dentro dos padrões de normalidade. No padrão dos pontos de corte específicos a maior parte se encontra na classificação considerada como risco elevado. No recordatório alimentar, observou-se um elevado consumo de proteínas, consumo adequado de carboidratos e lipídeos, e baixo consumo de fibras. Conclui-se que o trabalho noturno expõe os profissionais a situações extremamente estressantes e desgastantes, interferindo diretamente na saúde e bem-estar dos profissionais de enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T18:58:45Z
2020-10-06T18:58:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6275
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943236403200