PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Simone Cristina de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5715
Resumo: Alguns estudos desenvolvidos em nosso período de graduação nos permitiram constatar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao contrário do ensino regular, possui um número restrito de obras didáticas produzidas por editoras de grande porte circulando na sala de aula. Diante dessa constatação, decidimos investigar os motivos que levaram à ausência desse tipo de material no espaço escolar de modalidades de ensino aceleradas. Para tanto, traçamos um percurso histórico da EJA no país, destacando seus momentos significativos, buscamos as origens e o desenvolvimento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e, por fim, analisamos os custos anuais da manutenção do PNLD. Concluído o processo reflexivo, pudemos verificar que os livros didáticos produzidos por grandes editoras são raros nas salas de aula de EJA uma vez que, até o ano de 2010, não havia nenhuma política governamental de distribuição de obras didáticas voltadas a esse público que, normalmente, não tem poder aquisitivo para adquirir esse tipo de material, assim, diante da incerteza de um comprador para as obras, as editoras optaram por não produzi-lo. Hoje, com a criação do PNLD EJA, essa realidade está começando a mudar, visto que o Estado assumiu o papel de cliente fixo das editoras. Isto posto, constatamos que as políticas de distribuição de obras didáticas no Brasil assumiram um caráter mercadológico muito forte, e o PNLD EJA, além de uma forma de promover a igualdade de oportunidades entre as diferentes modalidades de ensino, constitui uma maneira de ampliar a já gigantesca „indústria da educação‟.
id UNICESU -1_731349b39c5216f0af9b5aa4f7b193a9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5715
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃOEducação de jovens e adultosIndústria da educaçãoPNLDAlguns estudos desenvolvidos em nosso período de graduação nos permitiram constatar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao contrário do ensino regular, possui um número restrito de obras didáticas produzidas por editoras de grande porte circulando na sala de aula. Diante dessa constatação, decidimos investigar os motivos que levaram à ausência desse tipo de material no espaço escolar de modalidades de ensino aceleradas. Para tanto, traçamos um percurso histórico da EJA no país, destacando seus momentos significativos, buscamos as origens e o desenvolvimento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e, por fim, analisamos os custos anuais da manutenção do PNLD. Concluído o processo reflexivo, pudemos verificar que os livros didáticos produzidos por grandes editoras são raros nas salas de aula de EJA uma vez que, até o ano de 2010, não havia nenhuma política governamental de distribuição de obras didáticas voltadas a esse público que, normalmente, não tem poder aquisitivo para adquirir esse tipo de material, assim, diante da incerteza de um comprador para as obras, as editoras optaram por não produzi-lo. Hoje, com a criação do PNLD EJA, essa realidade está começando a mudar, visto que o Estado assumiu o papel de cliente fixo das editoras. Isto posto, constatamos que as políticas de distribuição de obras didáticas no Brasil assumiram um caráter mercadológico muito forte, e o PNLD EJA, além de uma forma de promover a igualdade de oportunidades entre as diferentes modalidades de ensino, constitui uma maneira de ampliar a já gigantesca „indústria da educação‟.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-28T18:39:24Z2020-04-28T18:39:24Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5715porSANTANA, Simone Cristina deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:03ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
title PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
spellingShingle PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
SANTANA, Simone Cristina de
Educação de jovens e adultos
Indústria da educação
PNLD
title_short PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
title_full PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
title_fullStr PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
title_sort PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO
author SANTANA, Simone Cristina de
author_facet SANTANA, Simone Cristina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Simone Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Indústria da educação
PNLD
topic Educação de jovens e adultos
Indústria da educação
PNLD
description Alguns estudos desenvolvidos em nosso período de graduação nos permitiram constatar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao contrário do ensino regular, possui um número restrito de obras didáticas produzidas por editoras de grande porte circulando na sala de aula. Diante dessa constatação, decidimos investigar os motivos que levaram à ausência desse tipo de material no espaço escolar de modalidades de ensino aceleradas. Para tanto, traçamos um percurso histórico da EJA no país, destacando seus momentos significativos, buscamos as origens e o desenvolvimento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e, por fim, analisamos os custos anuais da manutenção do PNLD. Concluído o processo reflexivo, pudemos verificar que os livros didáticos produzidos por grandes editoras são raros nas salas de aula de EJA uma vez que, até o ano de 2010, não havia nenhuma política governamental de distribuição de obras didáticas voltadas a esse público que, normalmente, não tem poder aquisitivo para adquirir esse tipo de material, assim, diante da incerteza de um comprador para as obras, as editoras optaram por não produzi-lo. Hoje, com a criação do PNLD EJA, essa realidade está começando a mudar, visto que o Estado assumiu o papel de cliente fixo das editoras. Isto posto, constatamos que as políticas de distribuição de obras didáticas no Brasil assumiram um caráter mercadológico muito forte, e o PNLD EJA, além de uma forma de promover a igualdade de oportunidades entre as diferentes modalidades de ensino, constitui uma maneira de ampliar a já gigantesca „indústria da educação‟.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-28T18:39:24Z
2020-04-28T18:39:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5715
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771968388595712