ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CATÂNIO, Tânia de Cássia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: MARTINS JÚNIOR, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7827
Resumo: A grande área de atuação da Educação Física é a escola, e tem como objetivo a aprendizagem do corpo, dos movimentos, limites e desafios. Sua importância se deve ao desenvolvimento do corpo físico, em que o aluno descobrirá seus limites e diferentes modos de executar seus movimentos físicos, desenvolver a sua criatividade, sua produção cultural, dando oportunidades do aluno criar e recriar as atividades corporais produzidas pelos seres humanos ao longo da sua história cultural. Além da escola, ela também se faz presente em estabelecimentos de ensino conhecidos como não convencional, ou seja, clubes, academias, centros esportivos, entre outros. O presente estudo, com características descritivas, teve como objetivo analisar as diferenças entre as metodologias utilizadas pelos professores nas aulas de Educação Física ministradas no ensino regular e no não convencional. A coleta dos dados, que constou da aplicação de um questionário, composto por sete questões abertas, fechadas e mistas, devidamente validado para o estudo, foi realizada com oito docentes que lecionavam nas turmas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município de Maringá, Estado do Paraná e oito docentes que atuavam em turmas de diferentes atividades físicas, do chamado ensino não convencional, além de oitenta e oito alunos escolhidos aleatoriamente em seis escolas e oitenta e oito alunos escolhidos também de forma aleatória em oito estabelecimentos do ensino não convencional. Os resultados obtidos demonstram que as metodologias utilizadas nos respectivos estabelecimentos de ensino se diferenciam nos tipos de aulas, pois, enquanto no ensino convencional o professor trabalha com aulas teóricas e práticas, no ensino não convencional as aulas são somente práticas às vezes acompanhadas por uma breve explicação teórica, além da ênfase no aprendizado, que é mais verificada no ensino não convencional.
id UNICESU -1_7381f8368c607642b4c23b4b975a511c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7827
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONALEducação físicaEnsino convencional e não convencionalA grande área de atuação da Educação Física é a escola, e tem como objetivo a aprendizagem do corpo, dos movimentos, limites e desafios. Sua importância se deve ao desenvolvimento do corpo físico, em que o aluno descobrirá seus limites e diferentes modos de executar seus movimentos físicos, desenvolver a sua criatividade, sua produção cultural, dando oportunidades do aluno criar e recriar as atividades corporais produzidas pelos seres humanos ao longo da sua história cultural. Além da escola, ela também se faz presente em estabelecimentos de ensino conhecidos como não convencional, ou seja, clubes, academias, centros esportivos, entre outros. O presente estudo, com características descritivas, teve como objetivo analisar as diferenças entre as metodologias utilizadas pelos professores nas aulas de Educação Física ministradas no ensino regular e no não convencional. A coleta dos dados, que constou da aplicação de um questionário, composto por sete questões abertas, fechadas e mistas, devidamente validado para o estudo, foi realizada com oito docentes que lecionavam nas turmas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município de Maringá, Estado do Paraná e oito docentes que atuavam em turmas de diferentes atividades físicas, do chamado ensino não convencional, além de oitenta e oito alunos escolhidos aleatoriamente em seis escolas e oitenta e oito alunos escolhidos também de forma aleatória em oito estabelecimentos do ensino não convencional. Os resultados obtidos demonstram que as metodologias utilizadas nos respectivos estabelecimentos de ensino se diferenciam nos tipos de aulas, pois, enquanto no ensino convencional o professor trabalha com aulas teóricas e práticas, no ensino não convencional as aulas são somente práticas às vezes acompanhadas por uma breve explicação teórica, além da ênfase no aprendizado, que é mais verificada no ensino não convencional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T14:16:57Z2021-02-18T14:16:57Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7827porCATÂNIO, Tânia de CássiaMARTINS JÚNIOR, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:11ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
title ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
spellingShingle ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
CATÂNIO, Tânia de Cássia
Educação física
Ensino convencional e não convencional
title_short ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
title_full ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
title_fullStr ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
title_sort ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS, MINISTRADAS NO ENSINO CONVENCIONAL E NO NÃO CONVENCIONAL
author CATÂNIO, Tânia de Cássia
author_facet CATÂNIO, Tânia de Cássia
MARTINS JÚNIOR, Joaquim
author_role author
author2 MARTINS JÚNIOR, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CATÂNIO, Tânia de Cássia
MARTINS JÚNIOR, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino convencional e não convencional
topic Educação física
Ensino convencional e não convencional
description A grande área de atuação da Educação Física é a escola, e tem como objetivo a aprendizagem do corpo, dos movimentos, limites e desafios. Sua importância se deve ao desenvolvimento do corpo físico, em que o aluno descobrirá seus limites e diferentes modos de executar seus movimentos físicos, desenvolver a sua criatividade, sua produção cultural, dando oportunidades do aluno criar e recriar as atividades corporais produzidas pelos seres humanos ao longo da sua história cultural. Além da escola, ela também se faz presente em estabelecimentos de ensino conhecidos como não convencional, ou seja, clubes, academias, centros esportivos, entre outros. O presente estudo, com características descritivas, teve como objetivo analisar as diferenças entre as metodologias utilizadas pelos professores nas aulas de Educação Física ministradas no ensino regular e no não convencional. A coleta dos dados, que constou da aplicação de um questionário, composto por sete questões abertas, fechadas e mistas, devidamente validado para o estudo, foi realizada com oito docentes que lecionavam nas turmas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município de Maringá, Estado do Paraná e oito docentes que atuavam em turmas de diferentes atividades físicas, do chamado ensino não convencional, além de oitenta e oito alunos escolhidos aleatoriamente em seis escolas e oitenta e oito alunos escolhidos também de forma aleatória em oito estabelecimentos do ensino não convencional. Os resultados obtidos demonstram que as metodologias utilizadas nos respectivos estabelecimentos de ensino se diferenciam nos tipos de aulas, pois, enquanto no ensino convencional o professor trabalha com aulas teóricas e práticas, no ensino não convencional as aulas são somente práticas às vezes acompanhadas por uma breve explicação teórica, além da ênfase no aprendizado, que é mais verificada no ensino não convencional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-18T14:16:57Z
2021-02-18T14:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7827
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943755448320