GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEPOMUCENO, Oséias Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MENEGASSI, Claúdia Herrero Martins, LADEIRA, Francielli Martins Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2109
Resumo: O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no Brasil e no mundo, permitindo que mais pessoas possam estudar, independentemente localização e com maior flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da própria educação é valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alto grau de complexidade devido a todos os processos que as envolvem. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, foi investigado os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como teses e dissertações, que tratam sobre a Gestão do Conhecimento na gestão de organizações de EaD, durante dezessete anos. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, pela possibilidade de visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD, no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para uma melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, direcionando gestores e pesquisadores para uma melhoria dos métodos e modelos de negócios do setor.
id UNICESU -1_763c1643cfa1131b0036504a066973a2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2109
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016Educação a DistânciaGestão do ConhecimentoRevisão SistemáticaO desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no Brasil e no mundo, permitindo que mais pessoas possam estudar, independentemente localização e com maior flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da própria educação é valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alto grau de complexidade devido a todos os processos que as envolvem. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, foi investigado os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como teses e dissertações, que tratam sobre a Gestão do Conhecimento na gestão de organizações de EaD, durante dezessete anos. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, pela possibilidade de visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD, no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para uma melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, direcionando gestores e pesquisadores para uma melhoria dos métodos e modelos de negócios do setor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-22T18:57:20Z2019-08-22T18:57:20Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2109porNEPOMUCENO, Oséias RodriguesMENEGASSI, Claúdia Herrero MartinsLADEIRA, Francielli Martins Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:07:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
spellingShingle GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
NEPOMUCENO, Oséias Rodrigues
Educação a Distância
Gestão do Conhecimento
Revisão Sistemática
title_short GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_full GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_fullStr GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_full_unstemmed GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_sort GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
author NEPOMUCENO, Oséias Rodrigues
author_facet NEPOMUCENO, Oséias Rodrigues
MENEGASSI, Claúdia Herrero Martins
LADEIRA, Francielli Martins Borges
author_role author
author2 MENEGASSI, Claúdia Herrero Martins
LADEIRA, Francielli Martins Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEPOMUCENO, Oséias Rodrigues
MENEGASSI, Claúdia Herrero Martins
LADEIRA, Francielli Martins Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Gestão do Conhecimento
Revisão Sistemática
topic Educação a Distância
Gestão do Conhecimento
Revisão Sistemática
description O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no Brasil e no mundo, permitindo que mais pessoas possam estudar, independentemente localização e com maior flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da própria educação é valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alto grau de complexidade devido a todos os processos que as envolvem. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, foi investigado os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como teses e dissertações, que tratam sobre a Gestão do Conhecimento na gestão de organizações de EaD, durante dezessete anos. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, pela possibilidade de visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD, no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para uma melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, direcionando gestores e pesquisadores para uma melhoria dos métodos e modelos de negócios do setor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-22T18:57:20Z
2019-08-22T18:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2109
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771954510692352