GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1413 |
Resumo: | O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maios flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da educação é bastante valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alo grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolve. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às Organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura que visa verificar quais estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações, tratam sobre a utilização da Gestão do Conhecimento relacionada à gestão de organizações de Educação a Distância. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, pois torna possível visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, para que essa relação possa direcionar gestores e pesquisadores para melhoria dos métodos e modelos de negócios nesse setor. |
id |
UNICESU-1_61ac34b94fcfc2228d1df21d7a0ca9dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1413 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016Ensino a DistânciaGestão do ConhecimentoGestão OrganizacionalO desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maios flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da educação é bastante valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alo grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolve. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às Organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura que visa verificar quais estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações, tratam sobre a utilização da Gestão do Conhecimento relacionada à gestão de organizações de Educação a Distância. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, pois torna possível visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, para que essa relação possa direcionar gestores e pesquisadores para melhoria dos métodos e modelos de negócios nesse setor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T19:41:05Z2019-08-12T19:41:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1413porNEPOMUCENO, Oseias RodriguesMENEGASSI, Cláudia HerreroLADEIRA, Francielli Martins Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:22:40Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1413Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:22:40Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 |
title |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 |
spellingShingle |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues Ensino a Distância Gestão do Conhecimento Gestão Organizacional |
title_short |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 |
title_full |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 |
title_fullStr |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 |
title_sort |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016 |
author |
NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues |
author_facet |
NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues MENEGASSI, Cláudia Herrero LADEIRA, Francielli Martins Borges |
author_role |
author |
author2 |
MENEGASSI, Cláudia Herrero LADEIRA, Francielli Martins Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues MENEGASSI, Cláudia Herrero LADEIRA, Francielli Martins Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a Distância Gestão do Conhecimento Gestão Organizacional |
topic |
Ensino a Distância Gestão do Conhecimento Gestão Organizacional |
description |
O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maios flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da educação é bastante valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alo grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolve. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às Organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura que visa verificar quais estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações, tratam sobre a utilização da Gestão do Conhecimento relacionada à gestão de organizações de Educação a Distância. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, pois torna possível visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, para que essa relação possa direcionar gestores e pesquisadores para melhoria dos métodos e modelos de negócios nesse setor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-12T19:41:05Z 2019-08-12T19:41:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1413 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098718776262656 |