MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIXÃO, Rebecca Manesco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da, RECK, Isabela Maria, JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo, BERGAMASCO, Rosangela, VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3342
Resumo: A modificação da superfície de membranas comerciais é utilizada para melhorar suas propriedades, tais como rugosidade, hidrofilicidade e cargas de superfície. Dentre as técnicas existentes, o método coating, que consiste da deposição de finos filmes de óxidos, como a polietilenoimina (PEI) e o óxido de grafeno (OG) é muito empregado, uma vez que são capazes de minimizar a ocorrência do fouling e ainda aumentar a seletividade de contaminantes, à exemplo dos corantes . Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi modificar a superfície de membranas de micro filtração comerciais de polietersulfona pelo método de coating por filtração , primeiramente sulfonando a superfície da membrana, com ácido sulfúrico, e PEI e na sequência OG funcionalizado com ácido tânico (AT). Foram produzidas três membranas diferentes, alterando a última deposição (MFOG, MFAT e MFOG/AT). A membrana modificada foi empregada na remoção do corante aniônico azul brilhante presente em solução aquosa, por meio de processo de filtração escala de bancada, cujos resultados apontaram 98,37% de remoção do contaminante, bem como baixo fouling associado ao processo, e elevadas taxas de recuperação do fluxo de permeado.
id UNICESU -1_78e9dd5dac6575bb6ad809fbf6e63752
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3342
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTEPolietersulfonaPolietilenoiminaÓxido de grafenoÁcido tânicoAzul brilhanteA modificação da superfície de membranas comerciais é utilizada para melhorar suas propriedades, tais como rugosidade, hidrofilicidade e cargas de superfície. Dentre as técnicas existentes, o método coating, que consiste da deposição de finos filmes de óxidos, como a polietilenoimina (PEI) e o óxido de grafeno (OG) é muito empregado, uma vez que são capazes de minimizar a ocorrência do fouling e ainda aumentar a seletividade de contaminantes, à exemplo dos corantes . Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi modificar a superfície de membranas de micro filtração comerciais de polietersulfona pelo método de coating por filtração , primeiramente sulfonando a superfície da membrana, com ácido sulfúrico, e PEI e na sequência OG funcionalizado com ácido tânico (AT). Foram produzidas três membranas diferentes, alterando a última deposição (MFOG, MFAT e MFOG/AT). A membrana modificada foi empregada na remoção do corante aniônico azul brilhante presente em solução aquosa, por meio de processo de filtração escala de bancada, cujos resultados apontaram 98,37% de remoção do contaminante, bem como baixo fouling associado ao processo, e elevadas taxas de recuperação do fluxo de permeado.UniCesumar2019-12-06T18:03:56Z2019-12-06T18:03:56Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3342otherPAIXÃO, Rebecca ManescoSILVA, Luiz Henrique Biscaia Ribeiro daRECK, Isabela MariaJANUÁRIO, Eduarda Freitas DiogoBERGAMASCO, RosangelaVIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:55.114Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
title MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
spellingShingle MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
PAIXÃO, Rebecca Manesco
Polietersulfona
Polietilenoimina
Óxido de grafeno
Ácido tânico
Azul brilhante
title_short MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
title_full MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
title_fullStr MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
title_full_unstemmed MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
title_sort MEMBRANAS DE MICROFILTRAÇÃO MODIFICADAS SUPERFICIALMENTE PARA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE
author PAIXÃO, Rebecca Manesco
author_facet PAIXÃO, Rebecca Manesco
SILVA, Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da
RECK, Isabela Maria
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BERGAMASCO, Rosangela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
author_role author
author2 SILVA, Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da
RECK, Isabela Maria
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BERGAMASCO, Rosangela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIXÃO, Rebecca Manesco
SILVA, Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da
RECK, Isabela Maria
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BERGAMASCO, Rosangela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
dc.subject.por.fl_str_mv Polietersulfona
Polietilenoimina
Óxido de grafeno
Ácido tânico
Azul brilhante
topic Polietersulfona
Polietilenoimina
Óxido de grafeno
Ácido tânico
Azul brilhante
dc.description.none.fl_txt_mv A modificação da superfície de membranas comerciais é utilizada para melhorar suas propriedades, tais como rugosidade, hidrofilicidade e cargas de superfície. Dentre as técnicas existentes, o método coating, que consiste da deposição de finos filmes de óxidos, como a polietilenoimina (PEI) e o óxido de grafeno (OG) é muito empregado, uma vez que são capazes de minimizar a ocorrência do fouling e ainda aumentar a seletividade de contaminantes, à exemplo dos corantes . Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi modificar a superfície de membranas de micro filtração comerciais de polietersulfona pelo método de coating por filtração , primeiramente sulfonando a superfície da membrana, com ácido sulfúrico, e PEI e na sequência OG funcionalizado com ácido tânico (AT). Foram produzidas três membranas diferentes, alterando a última deposição (MFOG, MFAT e MFOG/AT). A membrana modificada foi empregada na remoção do corante aniônico azul brilhante presente em solução aquosa, por meio de processo de filtração escala de bancada, cujos resultados apontaram 98,37% de remoção do contaminante, bem como baixo fouling associado ao processo, e elevadas taxas de recuperação do fluxo de permeado.
description A modificação da superfície de membranas comerciais é utilizada para melhorar suas propriedades, tais como rugosidade, hidrofilicidade e cargas de superfície. Dentre as técnicas existentes, o método coating, que consiste da deposição de finos filmes de óxidos, como a polietilenoimina (PEI) e o óxido de grafeno (OG) é muito empregado, uma vez que são capazes de minimizar a ocorrência do fouling e ainda aumentar a seletividade de contaminantes, à exemplo dos corantes . Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi modificar a superfície de membranas de micro filtração comerciais de polietersulfona pelo método de coating por filtração , primeiramente sulfonando a superfície da membrana, com ácido sulfúrico, e PEI e na sequência OG funcionalizado com ácido tânico (AT). Foram produzidas três membranas diferentes, alterando a última deposição (MFOG, MFAT e MFOG/AT). A membrana modificada foi empregada na remoção do corante aniônico azul brilhante presente em solução aquosa, por meio de processo de filtração escala de bancada, cujos resultados apontaram 98,37% de remoção do contaminante, bem como baixo fouling associado ao processo, e elevadas taxas de recuperação do fluxo de permeado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T18:03:56Z
2019-12-06T18:03:56Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3342
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3342
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641373061120