Manifestações patológicas de pavimento asfáltico: estudo de caso - Rodovia PR-323 – Km 175 a Km 179

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HAIDEN, Amanda Maria Hermann
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/668
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Anderson Rodrigues.
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spelling Manifestações patológicas de pavimento asfáltico: estudo de caso - Rodovia PR-323 – Km 175 a Km 179PatologiasPavimentos flexíveisPavimento rodoviárioArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Anderson Rodrigues.O sistema rodoviário apresenta grande importância no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Mesmo com uma grande extensão de rodovias, poucas são pavimentadas e já apresentam algum problema. Esses problemas são conhecidos como patologias, os quais retiram a função básica de um pavimento, que é proporcionar segurança de tráfego e conforto aos seus usuários. Em vista disso, neste artigo, visou-se analisar as principais patologias de um trecho de 4,0 quilômetros de extensão da rodovia PR-323, localizado entre os quilômetros 175 e 179, nos limites municipais da cidade de Doutor Camargo, e apresentar as possíveis causas de suas ocorrências. Com a análise desse trecho, observou-se que o mesmo encontra-se em estado crítico de conservação, ocasionado pela falta de manutenção e investimentos, não agregando segurança para os usuários da via, e nem estabelecendo conforto de tráfego para os mesmos, ao qual algumas vezes são realizadas operações tapa-buracos, que é um método paliativo de conservação. O melhor método de conservação a ser adotado é a restauração do trecho, acompanhado de conservação preventiva periódicaUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARRODRIGUES, AndersonHAIDEN, Amanda Maria Hermann2019-02-01T17:38:52Z2019-02-01T17:38:52Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:54:12ZRepositório InstitucionalPRI
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