PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041 |
Resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado objetiva oferecer aos alunos situações escolares reais, dando a possibilidade de correlacionar teoria e prática. Dentre a carga horária prevista para o cumprimento da disciplina, distribuem-se cem horas em forma de realização de projetos, as quais foram empregadas na participação do “Projeto Reforço Escolar”, aplicado em uma escola campo de estágio. Esse projeto visa estimular a realização das atividades extra classe, as quais são viabilizadas pelo professor regente. O aluno convocado foi o que deixou de efetuar mais de duas atividades, solicitadas pelo professor. Esse aluno deveria assistir a uma aula, com duração de duas horas, a qual era ministrada por estagiários, onde se trabalharam atividades de análise textual e aproveitamento do texto. Em relação ao material, foi selecionado previamente pelo estagiário, sob a orientação do supervisor de estágio, atendendo as necessidades dos alunos. O estagiário que participa desse projeto adquire uma visão significante de atuação em sala de aula, pois trabalha com um número reduzido de alunos, os quais a todo instante testam os limites e as regras que lhes foram impostos pela instituição. Apesar de toda resistência, devido ao horário prolongado de permanência em sala de aula, e por serem as aulas realizadas aos sábados, os alunos participaram das aulas, fizeram leituras do texto e realizaram as atividades propostas pelo estagiário. Após a correção das atividades, bem como através da observação diária, pôde-se constatar que são alunos com grande potencial, porém que apresentam algumas dificuldades em determinados assuntos trabalhados, principalmente devido à sua falta de concentração. A atuação em sala de aula traz benefícios e experiência para quem a realiza, pois se convive com situações concretas de ensino, em diferentes aspectos, desenvolvendo atividades diversas. |
id |
UNICESU -1_7e774b4f35f1e2c3f11438d27f0f45b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7041 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORAInteraçãoAlunosProjetoO Estágio Curricular Supervisionado objetiva oferecer aos alunos situações escolares reais, dando a possibilidade de correlacionar teoria e prática. Dentre a carga horária prevista para o cumprimento da disciplina, distribuem-se cem horas em forma de realização de projetos, as quais foram empregadas na participação do “Projeto Reforço Escolar”, aplicado em uma escola campo de estágio. Esse projeto visa estimular a realização das atividades extra classe, as quais são viabilizadas pelo professor regente. O aluno convocado foi o que deixou de efetuar mais de duas atividades, solicitadas pelo professor. Esse aluno deveria assistir a uma aula, com duração de duas horas, a qual era ministrada por estagiários, onde se trabalharam atividades de análise textual e aproveitamento do texto. Em relação ao material, foi selecionado previamente pelo estagiário, sob a orientação do supervisor de estágio, atendendo as necessidades dos alunos. O estagiário que participa desse projeto adquire uma visão significante de atuação em sala de aula, pois trabalha com um número reduzido de alunos, os quais a todo instante testam os limites e as regras que lhes foram impostos pela instituição. Apesar de toda resistência, devido ao horário prolongado de permanência em sala de aula, e por serem as aulas realizadas aos sábados, os alunos participaram das aulas, fizeram leituras do texto e realizaram as atividades propostas pelo estagiário. Após a correção das atividades, bem como através da observação diária, pôde-se constatar que são alunos com grande potencial, porém que apresentam algumas dificuldades em determinados assuntos trabalhados, principalmente devido à sua falta de concentração. A atuação em sala de aula traz benefícios e experiência para quem a realiza, pois se convive com situações concretas de ensino, em diferentes aspectos, desenvolvendo atividades diversas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-02T12:24:19Z2005-10-192021-02-02T12:24:19Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041porSANTOS, Danieli Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-03T06:01:17ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA |
title |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA |
spellingShingle |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA SANTOS, Danieli Rodrigues dos Interação Alunos Projeto |
title_short |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA |
title_full |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA |
title_fullStr |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA |
title_full_unstemmed |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA |
title_sort |
PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA |
author |
SANTOS, Danieli Rodrigues dos |
author_facet |
SANTOS, Danieli Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Danieli Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Alunos Projeto |
topic |
Interação Alunos Projeto |
description |
O Estágio Curricular Supervisionado objetiva oferecer aos alunos situações escolares reais, dando a possibilidade de correlacionar teoria e prática. Dentre a carga horária prevista para o cumprimento da disciplina, distribuem-se cem horas em forma de realização de projetos, as quais foram empregadas na participação do “Projeto Reforço Escolar”, aplicado em uma escola campo de estágio. Esse projeto visa estimular a realização das atividades extra classe, as quais são viabilizadas pelo professor regente. O aluno convocado foi o que deixou de efetuar mais de duas atividades, solicitadas pelo professor. Esse aluno deveria assistir a uma aula, com duração de duas horas, a qual era ministrada por estagiários, onde se trabalharam atividades de análise textual e aproveitamento do texto. Em relação ao material, foi selecionado previamente pelo estagiário, sob a orientação do supervisor de estágio, atendendo as necessidades dos alunos. O estagiário que participa desse projeto adquire uma visão significante de atuação em sala de aula, pois trabalha com um número reduzido de alunos, os quais a todo instante testam os limites e as regras que lhes foram impostos pela instituição. Apesar de toda resistência, devido ao horário prolongado de permanência em sala de aula, e por serem as aulas realizadas aos sábados, os alunos participaram das aulas, fizeram leituras do texto e realizaram as atividades propostas pelo estagiário. Após a correção das atividades, bem como através da observação diária, pôde-se constatar que são alunos com grande potencial, porém que apresentam algumas dificuldades em determinados assuntos trabalhados, principalmente devido à sua falta de concentração. A atuação em sala de aula traz benefícios e experiência para quem a realiza, pois se convive com situações concretas de ensino, em diferentes aspectos, desenvolvendo atividades diversas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-02T12:24:19Z 2021-02-02T12:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771951691071488 |