PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Danieli Rodrigues dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado objetiva oferecer aos alunos situações escolares reais, dando a possibilidade de correlacionar teoria e prática. Dentre a carga horária prevista para o cumprimento da disciplina, distribuem-se cem horas em forma de realização de projetos, as quais foram empregadas na participação do “Projeto Reforço Escolar”, aplicado em uma escola campo de estágio. Esse projeto visa estimular a realização das atividades extra classe, as quais são viabilizadas pelo professor regente. O aluno convocado foi o que deixou de efetuar mais de duas atividades, solicitadas pelo professor. Esse aluno deveria assistir a uma aula, com duração de duas horas, a qual era ministrada por estagiários, onde se trabalharam atividades de análise textual e aproveitamento do texto. Em relação ao material, foi selecionado previamente pelo estagiário, sob a orientação do supervisor de estágio, atendendo as necessidades dos alunos. O estagiário que participa desse projeto adquire uma visão significante de atuação em sala de aula, pois trabalha com um número reduzido de alunos, os quais a todo instante testam os limites e as regras que lhes foram impostos pela instituição. Apesar de toda resistência, devido ao horário prolongado de permanência em sala de aula, e por serem as aulas realizadas aos sábados, os alunos participaram das aulas, fizeram leituras do texto e realizaram as atividades propostas pelo estagiário. Após a correção das atividades, bem como através da observação diária, pôde-se constatar que são alunos com grande potencial, porém que apresentam algumas dificuldades em determinados assuntos trabalhados, principalmente devido à sua falta de concentração. A atuação em sala de aula traz benefícios e experiência para quem a realiza, pois se convive com situações concretas de ensino, em diferentes aspectos, desenvolvendo atividades diversas.
id UNICESU -1_7e774b4f35f1e2c3f11438d27f0f45b0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7041
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORAInteraçãoAlunosProjetoO Estágio Curricular Supervisionado objetiva oferecer aos alunos situações escolares reais, dando a possibilidade de correlacionar teoria e prática. Dentre a carga horária prevista para o cumprimento da disciplina, distribuem-se cem horas em forma de realização de projetos, as quais foram empregadas na participação do “Projeto Reforço Escolar”, aplicado em uma escola campo de estágio. Esse projeto visa estimular a realização das atividades extra classe, as quais são viabilizadas pelo professor regente. O aluno convocado foi o que deixou de efetuar mais de duas atividades, solicitadas pelo professor. Esse aluno deveria assistir a uma aula, com duração de duas horas, a qual era ministrada por estagiários, onde se trabalharam atividades de análise textual e aproveitamento do texto. Em relação ao material, foi selecionado previamente pelo estagiário, sob a orientação do supervisor de estágio, atendendo as necessidades dos alunos. O estagiário que participa desse projeto adquire uma visão significante de atuação em sala de aula, pois trabalha com um número reduzido de alunos, os quais a todo instante testam os limites e as regras que lhes foram impostos pela instituição. Apesar de toda resistência, devido ao horário prolongado de permanência em sala de aula, e por serem as aulas realizadas aos sábados, os alunos participaram das aulas, fizeram leituras do texto e realizaram as atividades propostas pelo estagiário. Após a correção das atividades, bem como através da observação diária, pôde-se constatar que são alunos com grande potencial, porém que apresentam algumas dificuldades em determinados assuntos trabalhados, principalmente devido à sua falta de concentração. A atuação em sala de aula traz benefícios e experiência para quem a realiza, pois se convive com situações concretas de ensino, em diferentes aspectos, desenvolvendo atividades diversas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-02T12:24:19Z2005-10-192021-02-02T12:24:19Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041porSANTOS, Danieli Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-03T06:01:17ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
title PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
spellingShingle PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
SANTOS, Danieli Rodrigues dos
Interação
Alunos
Projeto
title_short PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
title_full PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
title_fullStr PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
title_full_unstemmed PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
title_sort PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
author SANTOS, Danieli Rodrigues dos
author_facet SANTOS, Danieli Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Danieli Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Alunos
Projeto
topic Interação
Alunos
Projeto
description O Estágio Curricular Supervisionado objetiva oferecer aos alunos situações escolares reais, dando a possibilidade de correlacionar teoria e prática. Dentre a carga horária prevista para o cumprimento da disciplina, distribuem-se cem horas em forma de realização de projetos, as quais foram empregadas na participação do “Projeto Reforço Escolar”, aplicado em uma escola campo de estágio. Esse projeto visa estimular a realização das atividades extra classe, as quais são viabilizadas pelo professor regente. O aluno convocado foi o que deixou de efetuar mais de duas atividades, solicitadas pelo professor. Esse aluno deveria assistir a uma aula, com duração de duas horas, a qual era ministrada por estagiários, onde se trabalharam atividades de análise textual e aproveitamento do texto. Em relação ao material, foi selecionado previamente pelo estagiário, sob a orientação do supervisor de estágio, atendendo as necessidades dos alunos. O estagiário que participa desse projeto adquire uma visão significante de atuação em sala de aula, pois trabalha com um número reduzido de alunos, os quais a todo instante testam os limites e as regras que lhes foram impostos pela instituição. Apesar de toda resistência, devido ao horário prolongado de permanência em sala de aula, e por serem as aulas realizadas aos sábados, os alunos participaram das aulas, fizeram leituras do texto e realizaram as atividades propostas pelo estagiário. Após a correção das atividades, bem como através da observação diária, pôde-se constatar que são alunos com grande potencial, porém que apresentam algumas dificuldades em determinados assuntos trabalhados, principalmente devido à sua falta de concentração. A atuação em sala de aula traz benefícios e experiência para quem a realiza, pois se convive com situações concretas de ensino, em diferentes aspectos, desenvolvendo atividades diversas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-02T12:24:19Z
2021-02-02T12:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771951691071488