Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hurtado, Maria do Rosário Fabeni
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caldeira-Pires, Armando de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de ministrar a distância uma disciplina em Gerenciamento de Projetos, para cursos presenciais de graduação da Universidade de Brasília. O conteúdo de gestão de projetos é apresentado em forma de exposição dialogada, durante as aulas são discutidos estudos de caso relacionados a diversos temas e realizadas atividades individuais e, como trabalho final, a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto em energias alternativas. A disciplina foi ministrada na modalidade a distância, utilizando a ferramenta GoToMeetingque é um software de videoconferência eOpenProj que é um software de gestão de projetos.Todo o material usado nas aulas era disponibilizado via plataforma Aprender, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. No último mês de aula, para melhor rendimento, foram realizados atendimentos por grupos, tanto nos horários de aula quanto em outros dias e horários. No final do curso os alunos responderam um questionário contendo 15 questões, com objetivo de avaliar a disciplina eletiva em Gerenciamento de Projetos, ministrada a distância. A partir dos resultados, foram levantados pontos de melhorias, como por exemplo, avaliar mais rapidamente as atividades realizadas e dar devolutiva aos alunos, fazendo com que o conteúdo possa ser entendido com clareza e melhor consolidado, melhoria implementada na turma do primeiro semestre de 2018. A disponibilidade do professor, tanto durante as aulas como extra-aula é um ponto a ser mantido e sempre aperfeiçoado, pois foi reconhecido positivamente pelos alunos.
id BASR-0_b2c8bcafa539682ed57c72c64f079aa9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/707
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degreeEnsino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos.O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de ministrar a distância uma disciplina em Gerenciamento de Projetos, para cursos presenciais de graduação da Universidade de Brasília. O conteúdo de gestão de projetos é apresentado em forma de exposição dialogada, durante as aulas são discutidos estudos de caso relacionados a diversos temas e realizadas atividades individuais e, como trabalho final, a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto em energias alternativas. A disciplina foi ministrada na modalidade a distância, utilizando a ferramenta GoToMeetingque é um software de videoconferência eOpenProj que é um software de gestão de projetos.Todo o material usado nas aulas era disponibilizado via plataforma Aprender, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. No último mês de aula, para melhor rendimento, foram realizados atendimentos por grupos, tanto nos horários de aula quanto em outros dias e horários. No final do curso os alunos responderam um questionário contendo 15 questões, com objetivo de avaliar a disciplina eletiva em Gerenciamento de Projetos, ministrada a distância. A partir dos resultados, foram levantados pontos de melhorias, como por exemplo, avaliar mais rapidamente as atividades realizadas e dar devolutiva aos alunos, fazendo com que o conteúdo possa ser entendido com clareza e melhor consolidado, melhoria implementada na turma do primeiro semestre de 2018. A disponibilidade do professor, tanto durante as aulas como extra-aula é um ponto a ser mantido e sempre aperfeiçoado, pois foi reconhecido positivamente pelos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/70710.34115/basr.v3i1.707Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 179-189Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 179-1892595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707/602Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHurtado, Maria do Rosário FabeniCaldeira-Pires, Armando de Azevedo2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/707Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
title Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
spellingShingle Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
Hurtado, Maria do Rosário Fabeni
Ensino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos.
title_short Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
title_full Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
title_fullStr Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
title_full_unstemmed Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
title_sort Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
author Hurtado, Maria do Rosário Fabeni
author_facet Hurtado, Maria do Rosário Fabeni
Caldeira-Pires, Armando de Azevedo
author_role author
author2 Caldeira-Pires, Armando de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hurtado, Maria do Rosário Fabeni
Caldeira-Pires, Armando de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos.
topic Ensino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos.
description O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de ministrar a distância uma disciplina em Gerenciamento de Projetos, para cursos presenciais de graduação da Universidade de Brasília. O conteúdo de gestão de projetos é apresentado em forma de exposição dialogada, durante as aulas são discutidos estudos de caso relacionados a diversos temas e realizadas atividades individuais e, como trabalho final, a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto em energias alternativas. A disciplina foi ministrada na modalidade a distância, utilizando a ferramenta GoToMeetingque é um software de videoconferência eOpenProj que é um software de gestão de projetos.Todo o material usado nas aulas era disponibilizado via plataforma Aprender, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. No último mês de aula, para melhor rendimento, foram realizados atendimentos por grupos, tanto nos horários de aula quanto em outros dias e horários. No final do curso os alunos responderam um questionário contendo 15 questões, com objetivo de avaliar a disciplina eletiva em Gerenciamento de Projetos, ministrada a distância. A partir dos resultados, foram levantados pontos de melhorias, como por exemplo, avaliar mais rapidamente as atividades realizadas e dar devolutiva aos alunos, fazendo com que o conteúdo possa ser entendido com clareza e melhor consolidado, melhoria implementada na turma do primeiro semestre de 2018. A disponibilidade do professor, tanto durante as aulas como extra-aula é um ponto a ser mantido e sempre aperfeiçoado, pois foi reconhecido positivamente pelos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707
10.34115/basr.v3i1.707
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707/602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 179-189
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 179-189
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005086674944