CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1982 |
Resumo: | O Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço. |
id |
UNICESU -1_7ef7ed09c72112dd49381dc4b5f304b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1982 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁEpidemiologiaatendimento de urgênciaAssistência Pré-Hospitalargestão em saúdeO Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço.Unicesumar2019-08-20T17:34:15Z2019-08-20T17:34:15Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1982otherOliveira, Nathalia Jacob deBergamin, Lícia Kawana TabalipaSilva, Juliana Dalcin Doninireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:05Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:17.265Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ |
title |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ |
spellingShingle |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ Oliveira, Nathalia Jacob de Epidemiologia atendimento de urgência Assistência Pré-Hospitalar gestão em saúde |
title_short |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ |
title_full |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ |
title_fullStr |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ |
title_sort |
CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ |
author |
Oliveira, Nathalia Jacob de |
author_facet |
Oliveira, Nathalia Jacob de Bergamin, Lícia Kawana Tabalipa Silva, Juliana Dalcin Donini |
author_role |
author |
author2 |
Bergamin, Lícia Kawana Tabalipa Silva, Juliana Dalcin Donini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nathalia Jacob de Bergamin, Lícia Kawana Tabalipa Silva, Juliana Dalcin Donini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epidemiologia atendimento de urgência Assistência Pré-Hospitalar gestão em saúde |
topic |
Epidemiologia atendimento de urgência Assistência Pré-Hospitalar gestão em saúde |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço. |
description |
O Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-20T17:34:15Z 2019-08-20T17:34:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1982 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948596809629696 |