CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Nathalia Jacob de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BERGAMIN, Lícia Kawana Tabalipa, SILVA, Juliana Dalcin Donini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1982
Resumo: O Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço.
id UNICESU -1_8e191a8d67462585dfcedd3cdf0d52d5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1982
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁEpidemiologiaatendimento de urgênciaAssistência Pré-Hospitalargestão em saúdeO Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-20T17:34:15Z2019-08-20T17:34:15Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1982porOLIVEIRA, Nathalia Jacob deBERGAMIN, Lícia Kawana TabalipaSILVA, Juliana Dalcin Doniniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:31:16ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
title CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
OLIVEIRA, Nathalia Jacob de
Epidemiologia
atendimento de urgência
Assistência Pré-Hospitalar
gestão em saúde
title_short CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_full CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
title_sort CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
author OLIVEIRA, Nathalia Jacob de
author_facet OLIVEIRA, Nathalia Jacob de
BERGAMIN, Lícia Kawana Tabalipa
SILVA, Juliana Dalcin Donini
author_role author
author2 BERGAMIN, Lícia Kawana Tabalipa
SILVA, Juliana Dalcin Donini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Nathalia Jacob de
BERGAMIN, Lícia Kawana Tabalipa
SILVA, Juliana Dalcin Donini
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemiologia
atendimento de urgência
Assistência Pré-Hospitalar
gestão em saúde
topic Epidemiologia
atendimento de urgência
Assistência Pré-Hospitalar
gestão em saúde
description O Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T17:34:15Z
2019-08-20T17:34:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1982
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771939429023744