CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANHES, César Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PERIÇATO, André Jesus, LOPES, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1552
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive.
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